Pela primeira vez, todas regiões do estado do Rio registram baixo risco para Covid

No período analisado, houve redução de 40% no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 39% das mortes

População caminha no centro de Duque de Caxias, primeiro município do Rio de Janeiro a flexibilizar o uso de máscara
População caminha no centro de Duque de Caxias, primeiro município do Rio de Janeiro a flexibilizar o uso de máscara Tomaz Silva/Agência Brasil

Mylena Guedesda CNN*

no Rio de Janeiro

Ouvir notícia

O estado do Rio registrou baixo risco para Covid-19 em todas as nove regiões, pela primeira vez, desde o início do Mapa de Risco, em julho de 2020. Dessa forma, todo o território fluminense está em bandeira amarela, de acordo com divulgação feita pela Secretaria de Estado de Saúde nesta sexta-feira (15).

A análise atual compara a semana dos dias 26 de setembro a 2 de outubro com a dos dias 12 a 18 de setembro. No período analisado, houve uma queda de 40% no número de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e de 39% nas mortes.

O secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, destaca que uma melhora gradativa vem sendo observada pelo levantamento ao longo das semanas. Ele também afirma que o estado vive o melhor momento da pandemia graças à vacinação contra a doença.

“Essa é a primeira vez que todas as regiões foram classificadas na bandeira amarela. É, também, a sétima semana consecutiva com a classificação geral do estado nessa bandeira. Importante explicar que o estudo não avalia apenas internações e óbitos, mas também os indicadores precoces, como a capacidade da rede SUS, o número de atendimentos nas unidades de emergência e a taxa de ocupação”, afirma Chieppe.

No momento, de acordo com o painel do governo, a taxa de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19 está em 38,6%. Em relação aos leitos de enfermaria, 18.7% vagas estão ocupadas. A secretaria de Saúde destaca que, com o cenário positivo, alguns leitos estão sendo revertidos para o tratamento de outras enfermidades.

O Mapa de Risco estabelece uma cor de bandeira para cada nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento. Os níveis variam da cor roxa, risco muito alto, vermelha, risco alto, laranja, risco moderado, amarela, risco baixo e verde, risco muito baixo. Até o momento, o estado ainda não esteve classificado na bandeira verde.

As nove regiões estão divididas em Norte, Noroeste, Serrana, Baixada Litorânea, Centro-Sul, Metropolitana, Médio Paraíba e Baia da Ilha Grande.

Atualmente, 12.297.720 pessoas tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19, no território fluminense, e outras 7.373.974 estão com esquema vacinal completo, já que receberam a segunda dose ou dose única. Enquanto isso, outras 427.478 pessoas tomaram a dose de reforço.

*Sob supervisão de Helena Vieira

Mais Recentes da CNN