Pesquisa identifica variante da Covid-19 do Reino Unido em 8 estados do Brasil
A Rede Vírus, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, identificou 25 casos da variante do novo coronavírus do Reino Unido no Brasil
A Rede Vírus, vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, identificou 25 casos da variante do novo coronavírus do Reino Unido em oito estados do Brasil.
Segundo a análise, foram registrados casos da nova cepa em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Mato Grosso, São Paulo, Espírito Santo, Bahia e Sergipe. De acordo com o ministério, estudos científicos já sugerem que a linhagem britânica (B.1.1.7) é mais transmissível.
A pesquisa foi feita em parceria com o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), o Laboratório de Virologia Molecular da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e o Instituto Hermes Pardini.
As amostras foram obtidas a partir de exames RT-PCR realizados pelo Instituto Hermes Pardini entre o último trimestre de 2020 e as três primeiras semanas de 2021.
O laboratório fez mais de 740 mil exames de Covid-19 nos últimos três meses do ano passado, em todos os estados do Brasil, e, dentre estes, foram pré-selecionadas 25 amostras que apresentaram falha na amplificação do gene S, característica da cepa do Reino Unido.
Em contato com a CNN, o Ministério da Saúde afirmou que realiza o monitoramento epidemiológico das novas cepas no Brasil, divulgando um relatório semanal sobre o assunto.
Variantes se espalham
Até o dia 20 de fevereiro, o Ministério da Saúde confirmava 20 casos da cepa britânica em quatro estados: São Paulo (11), Bahia (6), Goiás (2) e Rio de Janeiro (1). Ainda segundo a pasta, 20 estados brasileiros registraram alguma variante do novo coronavírus, sendo a cepa de Manaus a mais presente.
Veja as cidades onde a variante do Reino Unido foi identificada pela pesquisa da Rede Vírus:
- Belo Horizonte (MG) – 10 casos
- Betim (MG) – 01 caso
- Araxá (MG) – 01 caso
- Barbacena (MG) – 01 caso
- Rio de Janeiro (RJ) – 02 casos
- Campos dos Goytacazes (RJ) – 01 caso
- Curitiba (PR) – 01 caso
- Cuiabá (MT) – 01 caso
- Primavera do Leste (MT) – 01 caso
- Americana (SP) – 01 caso
- Santos (SP) – 01 caso
- Valinhos (SP) – 01 caso
- São Sebastião do Passe (BA) – 01 caso
- Barra do São Francisco (ES) – 01 caso
- Aracaju (SE) – 01 caso
*Sob supervisão de Evelyne Lorenzetti