Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Praticar exercícios antes de cirurgia ajuda em recuperação, aponta estudo

    De acordo com a análise, houve queda de 56% nas complicações pós-operatórias para aqueles que praticaram alguma atividade física

    Gabriel Fernedada CNN , em São Paulo

    Fazer exercícios físicos antes de cirurgias ajuda no processo de recuperação, indica um estudo publicado na última quarta-feira (12).

    Houve queda de 56% nas complicações pós-operatórias para aqueles que praticaram alguma atividade física, segundo a análise, publicada na revista científica Surgery. Estadias em hospital também foram mais curtas.

    Foram analisados os casos de 832 pacientes que realizaram treinos de alta intensidade no pré-operatório, seguidos de um processo de recuperação pós-operatório.

    O investigador Kari Clifford, da University of Otago, na Nova Zelândia, afirmou que o estudo incluiu vários tipos de cirurgia de grande porte (fígado, pulmão, abdominais, entre outras), e que a idade média dos participantes da pesquisa estava entre 66 e 67 anos.

    “Descobrimos que o treinamento intervalado de alta intensidade é seguro e eficaz para pacientes cirúrgicos. Um programa de treinamento pode melhorar significativamente a condição física de um paciente dentro de quatro a seis semanas, e isso reduz as complicações pós-operatórias e o tempo de internação”, deisse Clifford.

    Tópicos