Prefeitos pedem liberação de autotestes ao Ministério da Saúde e à Anvisa

Medida é solicitada pela FNP e Consórcio Conectar diante do aumento do número de casos de Covid-19 no país

Prefeitos e consórcio solicitam liberação de autotestes
Prefeitos e consórcio solicitam liberação de autotestes Reprodução

Renata Souzada CNN*

em São Paulo

Ouvir notícia

A Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e o Consórcio Conectar solicitaram, nesta quinta-feira (13), em ofício enviado ao Ministério da Saúde e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a disponibilização de autotestes da Covid-19.

Segundo as entidades, o pedido é decorrente do aumento considerável do número de casos da doença nos primeiros dias deste ano e da redução do período de quarentena instituída pelo Ministério da Saúde.

O documento solicita que a Anvisa autorize o uso dos autotestes no país e que o Ministério promova uma política pública que permita a comercialização desses em farmácias e drogarias.

O texto menciona sucesso de outros países na utilização dessa estratégia de testagem.

 

Ainda de acordo com o ofício, a liberação dos autotestes “é embasada na testagem laboratorial em massa da população, auxiliando, assim, na tomada de decisão para o imediato isolamento social dos pacientes e de seus contactantes diretos, a fim de interromper o ciclo natural de transmissão da doença.”

No começo dessa semana, o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Rodrigo Cruz, repassou à CNN a informação de que a pasta solicitaria à Anvisa autorização para uso dos autotestes.

*Sob supervisão de Rafaela Lara

Mais Recentes da CNN