Primeiros pacientes com Covid-19 são transferidos de Manaus para outras capitais

Aeronaves deixaram Manaus com 9 pacientes e 5 médicos com destino a Teresina, no Piauí; ao todo, 235 pessoas devem ser levadas para outros cinco estados

Giovanna Bronze e Murillo Ferrari, da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

A transferência de pacientes com Covid-19 de Manaus para hospitais em outros estados começou nesta sexta-feira (15).

De acordo com informações da Força Aérea Brasileira (FAB), o primeiro embarque ocorreu logo pela manhã. As aeronaves deixaram Manaus com 9 pacientes e 5 médicos com destino a Teresina, no Piauí. 

Em nota enviada à CNN, o Ministério da Saúde informou que os pacientes serão transferidos para sete capitais brasileiras e para o Distrito Federal.

“Já estão garantidos – de imediato – 149 leitos: 40 em São Luís (MA); 30 em Teresina (PI); 15 em João Pessoa (PB); 10 em Natal (RN); 20 em Goiânia (GO); 4 em Fortaleza (CE); 10 em Recife (PE) e 20 no Distrito Federal”, informou a pasta.

 

Paciente com Covid-19 é transferido do Amazonas pela Força Aérea Brasileira
Nove pacientes que estavam em unidades de saúde de Manaus, no Amazonas, foram transferidos nesta sexta-feira para Teresina, no Piauí
Foto: Lucas Silva – 15.jan.2021/Secom Amazonas

“Vários governadores já se colocaram à disposição para recepcionar pacientes com Covid-19 em seus estados e prontamente reservaram suas estruturas hospitalares para dar o apoio necessário para atender aos pacientes do Amazonas”, declarou, na nota, o Secretário-Executivo do ministério, Elcio Franco.

Na mesma nota, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou aue a pasta trabalha em parceria com o Ministério da Defesa para regularizar o fornecimento de oxigênio para os hospitais do Amazonas.

“Estamos trabalhando intensivamente na logística e parcerias para, em menor tempo possível, e com mais efetividade, sanar a crise sanitária pela qual passa o estado do Amazonas. Não estamos medindo esforços”, afirmou Pazuello.  

Ambulâncias com pacientes com novo coronavírus chegam ao aeroporto de Manaus
Ambulâncias com pacientes infectados pelo novo coronavírus chegam ao aeroporto de Manaus para transferência a outros estados
Foto: Lucas Silva – 15.jan.2021/Secom Amazonas 

Na tarde de quinta-feira (14), o governo do Amazonas informou o lançamento do Plano de Cooperação, em parceria com o Governo Federal, para a transferência de 235 pacientes com Covid-19.

De acordo com o governador, Wilson Lima (PSC), a medida é para lidar com o desabastecimento de oxigênio causado pelo aumento das hospitalizações.

(Com informações de Rudá Moreira, da CNN, em Brasília)

Mais Recentes da CNN