Quase 18 milhões de brasileiros já foram testados para a Covid-19, diz IBGE

Do total, 3,9 milhões de pessoas foram diagnosticadas com o novo coronavírus

Giulia Alecrim*

Da CNN, em São Paulo

Ouvir notícia

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou, nesta quarta-feira (23) que 8,5% da população brasileira já foi testada para a Covid-19. Os dados foram coletados até o mês de agosto, e representam 17,9 milhões de indivíduos. 

Do número total de testados, 21,6% foram diagnosticados com o novo coronavírus, o que corresponde a 3,9 milhões de pessoas. A maioria dos indivíduos realizou o exame através da coleta com cotonete (SWAB). O Distrito Federal foi o estado brasilero com o maior percentual de testagens realizadas (19,4%), seguido por Piauí (14,4%) e Roraima (12%). 

O último balanço do IBGE divulgado em julho havia contabilizado 13,3 milhões de pessoas testadas. Além disso, o número de indivíduos que relataram sentir sintomas gripais diminuiu de 24 milhões de pessoas para 12,1 milhões, o que representa 5,7% da população.

Leia e assista também

Entenda quais são os diferentes tipos de teste para a Covid-19

Tudo o que você precisa saber sobre os testes de Covid-19

Covid-19: Quem pode fazer o teste sorológico pelo plano de saúde?

Polícia Civil investiga venda de testes falsos de Covid-19 em São Paulo

Os dados da edição mensal da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) também informam que pessoas com rendimento domiciliar per capita cima de 4 salários mínimos respondem por 21% daqueles que realizaram os testes diagnósticos da doença.

“Quem tem condições de fazer o exame para descartar a possibilidade [de estar com a doença] já faz nos laboratórios. Não existem indícios que há mais contaminação entre os que têm mais renda, mas a gente tem mais pessoas fazendo o teste entre aqueles que possuem mais renda”, disse a coordenadora da pesquisa, Maria Lucia Vieira, em nota.

O Brasil registra, até o momento, 4.591.604 casos confirmados e 138.108 mortos pela Covid-19.

Auxílio emergencial

O levantamento também mostra que, no mês de agosto, 43,9% dos domicílios brasileiros receberam algum tipo de auxílio emergencial. O Amapá (71,4%) foi o estado com maior proporção de domicílios onde um dos moradores é beneficiário de programa de auxílio emergencial, seguido de Maranhão (65,5%) e Pará (64,5%).

*sob supervisão de Giovanna Bronze

Mais Recentes da CNN