Quatro em cada dez brasileiros não sabem andar de bicicleta, revela Ipsos

Brasileiros também estão entre os que menos possuem bicicletas entre 30 países avaliados

Parque Ibirapuera, em São Paulo
Parque Ibirapuera, em São Paulo Rovena Rosa/Agência Brasil

Lucas RochaCarolina Figueiredoda CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Cerca de quatro em cada dez brasileiros (42%) não sabem andar de bicicleta. Os brasileiros também estão entre os que menos possuem bicicletas entre 30 países avaliados. Os dados são de uma nova pesquisa “Ciclismo ao Redor do Mundo”, realizada pela Ipsos.

Segundo o levantamento, a média geral de pessoas que responderam “eu sei andar de bicicleta” ficou em 63% entre os países pesquisados, puxada pela Polônia que apresentou um índice de 83% de pessoas com a habilidade. A Arábia Saudita apresentou o pior número, com apenas 36% de respostas positivas.

A Ipsos também perguntou se os entrevistados tinham bicicletas. Os brasileiros apresentaram um dos menores índices do estudo, com apenas 26% de pessoas que responderam afirmativamente. No ranking dos países presentes na pesquisa, o Brasil só está à frente de Arábia Saudita (23%) e África do Sul (20%).

Exercício físico

Em relação ao uso de bicicletas para exercícios físicos, o Brasil está na última colocação entre as nações pesquisadas. Enquanto a média geral de pessoas que usam a bicicleta para se exercitar ficou em 28%, no Brasil o índice é de 17%. Novamente, a Polônia lidera, com 61% de respondentes que afirmaram praticar a modalidade.

Para distâncias curtas, de até dois quilômetros, 39% dos brasileiros responderam que preferem ir caminhando, 20% usam o próprio automóvel, 14% vão de transporte público e apenas 10% responderam que usam bicicleta.

Sobre o levantamento

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 de março e 8 de abril de 2022. Foram entrevistadas 20.057 pessoas on-line, sendo aproximadamente 1.000 no Brasil, com idades entre 16 e 74 anos. No Brasil, a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Além do Brasil, integram a pesquisa: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Bélgica, Canadá, Chile, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Índia, Itália, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Rússia, Singapura, Suécia e Turquia.

Mais Recentes da CNN