Suplementos podem ajudar na saúde do coração? Especialistas respondem

Algumas vitaminas e minerais são comprovadamente benéficos para a saúde cardiovascular, mas suplementação deve ser feita com orientação e indicação médica

Gabriela Maraccini, da CNN
Suplementos de vitaminas e minerais estão amplamente disponíveis; saiba quais são essenciais e quando é o momento certo de tomá-los  • Kseniya Ovchinnikova/Getty Images
Compartilhar matéria

Todos os anos, cerca de 400 mil brasileiros morrem devido a doenças cardiovasculares, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC). No entanto, 80% desses casos poderiam ser evitados com a adoção de hábitos alimentares e estilo de vida mais saudável. É para fazer esse alerta que, nesta segunda-feira (29), é reconhecido o Dia Mundial do Coração.

Entre os dez pontos fundamentais para a saúde cardiovascular, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), está a adoção de uma alimentação saudável e menos processada. Recentemente, a suplementação alimentar está ganhando popularidade entre quem busca um estilo de vida com mais equilíbrio, mas será que ela pode ajudar a manter a saúde do coração em dia?

Segundo Patrícia Oliveira, cardiologista do Hospital Sírio-Libanês, algumas vitaminas e minerais são comprovadamente benéficos para a saúde cardiovascular, mas nem sempre são obtidos em doses adequadas apenas pela alimentação.

"É o caso dos óleos de peixe (ômega 3, 6 e 9), que podem ajudar a reduzir a inflamação nas artérias do coração, melhorar a pressão arterial e contribuir para a melhora do colesterol HDL (colesterol 'bom')", afirma Oliveira à CNN. "A suplementação com fibras também pode beneficiar a saúde do coração, auxiliando no controle dos triglicerídeos, que são fator de risco para doenças das artérias, do coração e do fígado", completa.

Outro suplemento interessante para a saúde cardiovascular é o magnésio, de acordo com Andrea Ávila, naturopata e especialista em nutrição clínica.

"Esse nutriente é fundamental para a contração muscular, regulação da pressão arterial e manutenção do ritmo cardíaco", explica. "Vitaminas do complexo B, como B6, B9 e B12, também ajudam a reduzir a homocisteína, um aminoácio que, em excesso, pode prejudicar as artérias, diminuindo o risco de AVC [acidente vascular cerebral] e infarto", completa.

A seguir, veja as principais indicações de suplementos alimentares para o coração, segundo as especialistas:

  • Ômega-3: equilibra o colesterol e contribui para a pressão arterial saudável. Pode ser encontrado também em peixes de água fria, linhaça e canola;
  • Coenzima Q10: atua como antioxidante, protegendo as células cardíacas e auxiliando na função do coração. Pode ser encontrada também no fígado e sardinha;
  • Magnésio: ajuda a regular a pressão arterial e a manter o ritmo cardíaco. Também pode ser encontrado em vegetais verde-escuros e sementes;
  • Vitaminas do complexo B: reduzem o risco de AVC e infarto. Também pode ser encontrado em cereais integrais, vegetais e carnes magras;
  • Vitamina D: contribui para a função muscular, incluindo o coração. Também pode ser encontrada na gema de ovo e produzida através da exposição solar.

Quem deve fazer a suplementação?

Apesar de terem seus benefícios comprovados, nem sempre o uso de suplementos alimentares é recomendado para a manutenção da saúde cardiovascular.

"O ideal é que os nutrientes sejam obtidos prioritariamente por meio de uma alimentação equilibrada e variada", afirma Oliveira. "Suplementar sem acompanhamento pode trazer riscos e não garantir o benefício esperado."

Ávila acrescenta, ainda, que cada pessoas tem necessidades diferentes, o que deve influenciar na indicação de suplementos ou não. "Profissionais de saúde analisam histórico médico, dieta e fatores de risco antes de indicar qualquer suplemento", afirma.

"É importante priorizar alimentos ricos em nutrientes antes de recorrer a cápsulas, além de manter hábitos saudáveis diariamente, incluindo exercícios, sono adequado e controle do estresse", completa.

Outros cuidados com a saúde do coração

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), existem 10 pontos fundamentais para a saúde cardiovascular:

  1. Redução da circunferência abdominal e aumento da massa muscular
  2. Aderência a uma alimentação menos processada
  3. Restrição de tempo e quantidade da alimentação
  4. Ser ativo todos os dias
  5. Evitar consumo de álcool
  6. Não fumar
  7. Priorizar qualidade do sono
  8. Reduzir estresse
  9. Cultivar amizades e relações familiares
  10. Minimizar exposição à poluição