Veja seis maneiras de despertar sem beber café

Alimentação, ioga, higiene do sono, especialistas ouvidos pela CNN apontam o que é preciso para acordar sem que haja necessidade de cafeína

Atividades físicas e práticas saudáveis ajudam a aliviar a tensão da rotina
Atividades físicas e práticas saudáveis ajudam a aliviar a tensão da rotina Getty Images (Buena Vista Images)

Kristen Rogersda CNN*

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Uma hora depois de sair da cama, você ainda se sente sonolento ou, possivelmente, ainda não começou a lidar com suas grandes tarefas do dia.

Você quer um pouco de ânimo no seu acordar, mas beber café pode deixá-lo tão ansioso que você sente que pode escalar as paredes e por isso, talvez, você esteja tentando largar o hábito da cafeína.

Muitas pessoas estão estressadas hoje em dia e às vezes querem se sentir energizadas, mas não nervosas ou sobrecarregadas, disse Nancy Z. Farrell Allen, nutricionista e porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos EUA.

Para algumas pessoas, o café pode causar dor de estômago ou diarreia, acrescentou Farrell Allen. Algumas pessoas com problemas cardíacos podem não beber café se aumentar a frequência cardíaca ou a pressão arterial.

Praticar uma boa higiene do sono ainda é a melhor maneira de garantir que você descanse bem durante a noite e sinta uma energia mais estável durante o dia. Mas se você está trabalhando para melhorar seu regime de sono ou ainda precisa de uma ajudinha, aqui estão seis maneiras rápidas de acordar sem depender daquela bebida matinal.

1. Faça uma rotina de ioga de 5 minutos

Fazer uma breve sessão de ioga pela manhã pode melhorar significativamente os níveis de energia, de acordo com Stephanie Mansour, colaboradora de bem-estar e fitness da CNN e treinadora de perda de peso feminina.

Você acordará seu corpo melhorando a circulação e relaxando a rigidez ou a dor, e impulsionará seu cérebro “criando endorfinas de bem-estar a partir de seus movimentos de ioga”, disse Mansour.

Quaisquer movimentos que levem os braços acima da cabeça, que estiquem a parte de trás das pernas ou que acelerem a frequência cardíaca, ajudarão a aumentar a energia, acrescentou Mansour. “Eu me concentro em alongar o peito e depois as costas e a parte inferior do corpo para melhorar a circulação e a energia.”

Isso é o que Farrell Allen faz também.

“Acordando de manhã na minha juventude, minha mãe às vezes notava minha lentidão e dizia: ‘OK, 10 polichinelos para acordá-lo'”, disse Farrell Allen. Ela ainda começa o dia com exercícios depois de se hidratar.

2. Esteja em contato com o ar livre

Acordar seu corpo e mente através do movimento é “muito mais natural e duradouro do que um aumento de energia do café”, disse Mansour, e fazer isso ao ar livre pode dobrar os benefícios potenciais.

“Cardio e aumentar sua frequência cardíaca servem como um impulso de energia”, disse Mansour por e-mail. “Uma caminhada matinal também pode ser tranquila e dar-lhe uma mudança de perspectiva, porque você está vendo coisas diferentes — o céu, as árvores, a natureza, o frio, tudo isso acorda o corpo.”

3. Toque uma música animada

Ouvir música animada pela manhã pode dar um pouco de ânimo, e especialmente se você fizer isso durante o exercício.

A música com um ritmo alto equivalente a cerca de 170 batimentos cardíacos por minuto (BPM) pode melhorar o humor antes do exercício, diminuir a percepção de dor e fadiga durante um treino e melhorar o desempenho e a resistência, de acordo com um estudo de 2020.

Não tem certeza de quão rápido isso é? “Lose Yourself” de Eminem é 171 batidas por minuto, enquanto “Empire State of Mind” de Jay Z é 173 BPM e “Naughty Girl” de Beyoncé é 199 BPM. Sinta-se mais como um Swiftie? “Untouchable” de Taylor Swift é 200 BPM.

4. Hidrate-se

Depois de uma noite de sono, seu corpo tende a não ter hidratação, o que é “importante para muitas funções cerebrais e corporais”, disse Farrell Allen. Quando seus órgãos — como os rins — precisam funcionar em um ambiente insuficientemente hidratado, há um custo maior em energia, de acordo com uma revisão de 2011 sobre água, hidratação e saúde.

“Acordo todas as manhãs e a primeira coisa que faço é tomar um copo de 300 ml água da torneira ou levemente aquecido com uma rodela de limão”, disse Farrell Allen. “É o que ajuda dar um ‘UP’ para começar o dia.” (Acrescente a isso seu exercício matinal e ela está pronta.)

5. Experimente a aromaterapia

Aromaterapia – o uso de extratos de plantas aromáticas e óleos essenciais para inalação terapêutica, massagem ou banhos – pode funcionar para algumas pessoas, disse Farrell Allen. Ou apenas mude o seu sabonete. “Tome um banho com uma lavagem corporal energizante, como frutas cítricas”, disse ela.

Você também pode trazer um pouco de café para sua vida por meio de outros produtos, disse ela. “Há um sabonete líquido com aroma de café no mercado que eu gosto de usar apenas de manhã. Você pode (também) acender uma vela com aroma de café durante o café da manhã.”

6. Lanche inteligente

Uma alimentação feita de proteínas, gorduras saudáveis ​​e fontes de carboidratos complexas e ricas em fibras libera açúcar no sangue em um ritmo mais lento, sustentando uma energia mais duradoura.

Este tipo de café da manhã é o que Farrell Allen sugeriu para seus pacientes que procuram um aumento de energia matinal.

“Normalmente, o meu inclui queijo cottage ou iogurte com baixo teor de gordura, coberto com frutas vermelhas, granola e nozes”, disse ela.

“Minha família adora minhas receitas de pão de abóbora e pão de abobrinha. Eu as faço com antecedência para comer rápido pela manhã.” Para um aumento de proteína, Farrell Allen também inclui um ovo, fatias de queijo ou queijo cottage.

Outras ideias de café da manhã ricas em proteínas e fibras de Farrell Allen incluem:

  • Abacate sobre torradas de trigo integral (com um ovo, se desejar), polvilhado com tudo o tempero do bagel;
  • Pudim de arroz integral de canela com nozes, que pode ser feito com antecedência e reaquecido rapidamente;
  • Tigelas de café da manhã Farro, que podem ser feitas doces e recheadas adicionando canela em pó, maçãs ou frutas vermelhas, ou nozes ou nozes. Ou siga a rota saborosa com uma tigela de estilo mediterrâneo, incluindo tomates, azeitonas, pepino e queijo feta; ou uma tigela com ovos, abacate e espinafre.

Com informações de Sandee LaMotte, da CNN

 

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

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