Novas imagens de Marte mostram o planeta vermelho em alta definição

Fotos e vídeos foram capturados e transmitidos pelo rover Perseverance após o pouso na quinta-feira (18)

Ashley Strickland, da CNN
25 de fevereiro de 2021 às 12:51 | Atualizado 26 de fevereiro de 2021 às 19:19

O rover Perseverance se estabeleceu em Marte desde o seu pouso na última quinta-feira (18). Agora, está fazendo o que todo novo morador faz atualmente: enviando fotos da nova casa.

Neste caso, é um monte de imagens incríveis de outro planeta.

O instrumento chamado de Mastcam-Z, um par de câmeras coloridas com zoom, mandou 142 imagens do local onde pousou em 21 de fevereiro. As equipes da NASA as juntaram para criar o primeiro panorama de 360º graus do instrumento.

Essa é a primeira vista em alta definição da cratera de Jezero, um leito de lago seco de 3,9 bilhões de anos, onde o rover vai procurar por sinais de vida antiga nos próximos dois anos.

Marte
Primeira panorâmica de alta definição capturado pelo Mastcam-Z do Perseverance rover.
Foto: Nasa

Na imagem, a borda da cratera e a face do penhasco de um antigo delta de rio podem ser vistas à distância. Não é diferente de imagens compartilhadas anteriormente pelo rover Curiosity da Nasa, que mandou fotos do seu local de exploração, a cratera Gale.

"Estamos localizados em um ponto ideal, onde você pode ver diferentes características, semelhantes de muitas maneiras às características encontrados pelo Spirit, Opportunity e Curiosity em seus locais de pouso", disse, em comunicado, Jim Bell, pesquisador do Mastcam-Z na Escola de Exploração Terrestre e Espacial da Universidade do Estado do Arizona.

Marte
Foto: Nasa

 

O Perseverance também enviou uma foto panorâmica usando suas Navcams – câmeras de navegação – no fim de semana.

O Mastcam-Z é um novo recurso do Perseverance que se baseia nas lições aprendidas com o instrumento Mastcam do rover Curiosity. A Mastcam do Curiosity tem duas câmeras com distância focal fixa, enquanto a Mastcam-Z tem capacidade de zoom.

Essas duas câmeras são como olhos em alta definição para Perseverance, enquanto ela compartilha sua visão com uma equipe de cientistas e engenheiros, aqui, na Terra.

Marte
A borda da cratera de Jezero pode ser vista à distância
Foto: Nasa

Elas se assentam sobre o mastro do veículo espacial, alcançando o nível dos olhos de uma pessoa com pouco mais de 1,80 m de altura. As câmeras estão separadas por 9,5 polegadas para permitir a visão estéreo. 

As imagens coloridas produzidas pela Mastcam-Z têm qualidade muito parecida à que você esperaria de sua câmera digital HD, disseram funcionários da NASA. Além do zoom, essas câmeras podem focar para capturar vídeos, fazer imagens panorâmicas e 3D.

Isso permitirá que os cientistas da equipe da missão examinem objetos que estão próximos e distantes do rover.

Na panorâmica, detalhes pequenos como 0,1 a 0,2 polegada de diâmetro podem ser vistos se um objeto estiver perto do rover, enquanto os maiores podem ser vistos a uma distância entre 3 e 6,5 metros.

Marte
Esta rocha, esculpida pelo vento, pode ser vista na primeira panorâmica de 360º
Foto: Nasa

Esses recursos ajudarão a alcançar os objetivos gerais da missão, tanto no entendimento da história geológica da cratera quanto na identificação dos tipos de rocha que os outros instrumentos do rover devem estudar.

As visões fornecidas pelo Mastcam-Z também ajudarão os cientistas a determinar de quais rochas eles devem coletar amostras que serão devolvidas à Terra em missões futuras.

A equipe que trabalha no instrumento Mastcam-Z compartilhará mais detalhes sobre a panorâmica na quinta-feira, 25 de fevereiro, às 16h ET – horário da costa leste americana – (18h no horário de Brasília), no site da NASA e em suas contas nas redes sociais.

(Texto traduzido. Clique aqui para ler o original em inglês)