Levantamento indica que 97% dos idosos brasileiros acessam a internet

Busca por notícias, contato com a família e procurar informações sobre produtos e serviços estão entre os motivos do aumento de idosos no mundo digital

Tiago Américo, da CNN, em Cotia (SP)
21 de maio de 2021 às 22:31 | Atualizado 21 de maio de 2021 às 22:32

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que houve um crescimento entre os brasileiros com mais de 60 anos que acessam a internet. O aumento foi de 68% em 2018 para 97% em 2021. 

Entre os principais motivos que fazem a terceira idade se manter conectada estão a busca por notícias (64%), manter contato com a família (61%) e procurar informações sobre produtos e serviços (54%). 

A pandemia de Covid-19 acelerou o acesso ao mundo digital. Segundo a pesquisadora da PUC Beltrina Côrte, o isolamento forçou os idosos a procurarem ajuda para navegarem pelo meio virtual, trazendo autonomia no dia a dia.

"Conhecer essa tecnologia permite uma maior independência para a pessoa, uma maior autonomia e ao mesmo tempo uma maior relação com o outro", diz Côrte.

O aposentado José Antônio Martinez, de 88 anos, faz parte desse grupo, que mudou a rotina com o distanciamento causado pela doença. "Devido às circunstâncias de que hoje se precisa do celular para tudo, sobretudo com a pandemia em que fiquei um ano em casa, percebi que precisava aprender a usar o aparelho", afirma. 

Número de idosos que acessa a internet aumentou no Brasil (21.mai.2021)
Foto: Reprodução / CNN