Nasa divulga panorama em 360º da rover Perseverance em Marte; veja as imagens

Imagens panorâmicas mostram região de Van Zyl Overlook; registros foram feitos entre 15 e 26 de abril de 2021

Amanda Alves, da CNN, em São Paulo
10 de junho de 2021 às 18:21 | Atualizado 10 de junho de 2021 às 18:32
Jipe-robô rover Perseverance explora a cratera Jezero em Marte
Sonda Perseverance pousou em Marte em 18 de fevereiro
Foto: NASA/JPL-Caltech/ASU/MSSS

A Nasa divulgou nesta quarta-feira (9) um vídeo interativo do rover Perseverance em Marte. As imagens panorâmicas mostram a região de Van Zyl Overlook, onde o jipe-robô estava estacionado enquanto o helicóptero Ingenuity realizava seus primeiros voos. Os registros foram feitos entre 15 e 26 de abril de 2021 - ou seja, os 53º e 64º dias da missão no planeta.

O rover Perseverance usou o sistema de imagem Mastcam-Z para capturar as fotos em 360º. O panorama tem resolução de 2,4 bilhões de pixels e é composto de 992 imagens individuais.

Confira no vídeo abaixo:

A imagem do rover neste panorama foi tirada em uma data anterior, 20 de março de 2021, o 31º dia da missão. Ele foi adicionado para dar uma melhor perspectiva do ponto de vista do rover. A cobertura da imagem do céu também foi suavizada e expandida digitalmente com base na cor real do céu observada enquanto o panorama estava sendo registrado em Marte.

 A sonda Perseverance pousou em Marte em 18 de fevereiro, sete meses depois de partir da Terra. O objetivo da missão é encontrar vestígios de vida de microrganismos e coletar material para outros estudos.

O jipe-robô, que é autônomo, está explorando a cratera de Jezero, local onde já houve um lago há 3,9 bilhões de anos.

A expectativa em torno do projeto é grande, uma vez que a Perseverance é a primeira missão astrobiológica da Nasa.