Google Fotos lança IA que edita imagens com comandos de voz e texto

Com os recursos avançados do Gemini, o editor, que já é muito fácil de usar, ganha nova dimensão; entenda os motivos

André Nicolau, colaboração para a CNN
A edição conversacional permite que os usuários digam o que desejam e vejam a "mágica" acontecer  • Divulgação/Google
Compartilhar matéria

O Google está tornando a edição de fotos mais simples do que nunca no Google Fotos. A partir de agora, basta usar a voz ou texto para descrever as mudanças que desejam, e o aplicativo se encarrega do resto.

Com os recursos avançados do Gemini, o editor, que já é muito fácil de usar, ganha uma nova dimensão. A edição conversacional permite que os usuários digam o que desejam e vejam a "mágica" acontecer em segundos. Isso porque não é preciso procurar ferramentas ou mexer em controles deslizantes.

Por exemplo, com as novas ferramentas, os usuários podem pedir para “remover os carros do fundo” ou “restaurar essa foto antiga”. Também é possível combinar pedidos, como “remover os reflexos e corrigir as cores desbotadas”. E, se a inspiração não vier, basta pedir para “melhorar” a foto, e o aplicativo sugerirá edições.

Além de ajustes básicos como iluminação e remoção de distrações, os usuários podem soltar a criatividade. O que acham de mudar o fundo da imagem ou adicionar um chapéu de festa ao amigo? As possibilidades são infinitas e tudo o que precisam fazer é dizer o que querem.

Mais transparência com credenciais de conteúdo C2PA

A empresa também adicionou Credenciais de Conteúdo C2PA no Google Fotos. Este padrão da indústria permite que os usuários vejam informações sobre como uma imagem foi capturada ou editada.

Os primeiros a receber essa novidade serão os dispositivos Pixel 10, que já saem de fábrica com o padrão C2PA integrado à câmera. Nas próximas semanas, o recurso será lançado gradualmente para todos os dispositivos Android e iOS.