Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Jovem que rastreia jato de Musk tem novo alvo: oligarcas e bilionários russos

    Jack Sweeney, de 19 anos, agora também monitora indivíduos ricos próximos de Putin sancionados pelo Ocidente

    No total, as contas rastreiam mais de 40 aviões e helicópteros ligados a oligarcas russos
    No total, as contas rastreiam mais de 40 aviões e helicópteros ligados a oligarcas russos Foto: LEONELLO CALVETTI/SCIENCE PHOTO LIBRARY / Getty Images

    Jordan Valinskydo CNN Business* em Nova York

    Jack Sweeney, um adolescente da Flórida que rastreia o jato particular de Elon Musk de forma online, tem um novo alvo com o mesmo tema de aviação: oligarcas e bilionários russos.

    O jovem de 19 anos, que rejeitou a oferta de US$ 5.000 de Musk para excluir sua conta do Twitter, lançou recentemente dois novos identificadores automatizados do Twitter – @RUOligarchJets e @Putinjet – após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

    Os dois perfis acumularam quase 300.000 seguidores combinados e fornecem atualizações quase ao vivo dos movimentos dos jatos particulares, juntamente com fotos de mapas que os localizam.

    Sweeney disse ao Wall Street Journal que as pessoas vêm lhe dizendo há muito tempo para que criasse contas no Twitter como essas, e os pedidos aumentaram depois que as sanções visaram os mais ricos da Rússia.

     

    Os oligarcas da Rússia enfrentam o caos econômico em casa e a punição do Ocidente depois que o presidente Vladimir Putin ordenou que suas tropas entrassem na Ucrânia. Estados Unidos e aliados responderam sancionando indivíduos ricos próximos do Kremlin.

    Alguns dos jatos rastreados pelas contas incluem o proprietário do Chelsea Football Club, Roman Abramovich, o empresário Alisher Usmanov e Leonid Mikhelson, o bilionário presidente da produtora de gás russa Novatek.

    Em entrevista à Bloomberg, Sweeney disse que ficou surpreso com o tamanho dos aviões usados ​​pelos oligarcas russos.

    “As aeronaves que esses oligarcas têm são absolutamente loucas”, disse Sweeney. Os mais ricos do país estão viajando em aeronaves de porte comercial como um Airbus A319 e um Boeing 737. “Seus aviões são enormes em comparação com outros jatos.”

    No total, as contas rastreiam mais de 40 aviões e helicópteros ligados a oligarcas russos. Ele convidou outras pessoas para ajudar a aumentar a quantidade de aviões que podem ser rastreados.

    A conta de Sweeney no Twitter que rastreia Musk ainda está ativa. Ele disse ao Journal que o excluiria apenas em troca de um novo Tesla Model 3.

    Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

    versão original