Levantamento indica que 97% dos idosos brasileiros acessam a internet

Busca por notícias, contato com a família e procurar informações sobre produtos e serviços estão entre os motivos do aumento de idosos no mundo digital

Tiago Américo, da CNN, em Cotia (SP)

Ouvir notícia

Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) em parceria com o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) revela que houve um crescimento entre os brasileiros com mais de 60 anos que acessam a internet. O aumento foi de 68% em 2018 para 97% em 2021. 

Entre os principais motivos que fazem a terceira idade se manter conectada estão a busca por notícias (64%), manter contato com a família (61%) e procurar informações sobre produtos e serviços (54%). 

A pandemia de Covid-19 acelerou o acesso ao mundo digital. Segundo a pesquisadora da PUC Beltrina Côrte, o isolamento forçou os idosos a procurarem ajuda para navegarem pelo meio virtual, trazendo autonomia no dia a dia.

“Conhecer essa tecnologia permite uma maior independência para a pessoa, uma maior autonomia e ao mesmo tempo uma maior relação com o outro”, diz Côrte.

O aposentado José Antônio Martinez, de 88 anos, faz parte desse grupo, que mudou a rotina com o distanciamento causado pela doença. “Devido às circunstâncias de que hoje se precisa do celular para tudo, sobretudo com a pandemia em que fiquei um ano em casa, percebi que precisava aprender a usar o aparelho”, afirma. 

Número de idosos que acessa a internet aumentou no Brasil
Número de idosos que acessa a internet aumentou no Brasil (21.mai.2021)
Foto: Reprodução / CNN

Mais Recentes da CNN