Meteoro ‘bola de fogo’ é visto nos céus do Reino Unido

Fenômeno durou apenas sete segundos, mas foi registrado por centenas de britânicos

Meteoro ‘bola de fogo’ cruza os céus do Reino Unido
Meteoro ‘bola de fogo’ cruza os céus do Reino Unido Foto: Reprodução/UK Meteor Network

Washington Luiz, colaboração para a CNN

Ouvir notícia

Um meteoro cruzou os céus do Reino Unido na noite desse domingo (28). Centenas de britânicos relataram ter visto uma luz muito brilhante e ouvido um barulho estridente por volta das 21h45. O evento durou cerca de sete segundos.

De acordo com a Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido (UKMON, na sigla em inglês), o fenômeno é uma bola de fogo meteórica e ocorreu devido a um resíduo espacial que se movia em alta velocidade próximo à Terra. Ao encontrar a resistência da atmosfera, ele foi forçado a diminuir a velocidade, o que resultou no calor e na luz que foi vista no céu durante a noite.

A UKMON afirma ter recebido quase 800 vídeos e relatos de testemunhas em todo o Reino Unido. No Twitter, a rede publicou uma imagem do meteoro flagrada por suas câmeras. Veja aqui.

O Dr. Ashley King, do Museu de História Natural, que também é responsável por recuperar meteoritos recém caídos no Reino Unido, disse à UKMON que as gravações de vídeo mostram que a velocidade do corpo celeste era aproximadamente 50 mil quilômetros por hora, “o que é muito rápido para ser ‘lixo espacial’ feito pelo homem, portanto não é um velho foguete ou satélite”.

Ainda de acordo com King, é provável que a bola de fogo fosse parte de um asteroide caindo no solo. 
Meteoros são quaisquer objetos que, ao entrar na atmosfera da Terra, geram um rasto luminoso no céu.

A UKMON explicou que as bolas de fogo são frequentemente mais brilhantes que os meteoros normais e intensidade luminosa semelhante à do planeta Vênus.

Mais Recentes da CNN