Prime Time

seg - sex

Apresentação

Ao vivo

A seguir

    Mobile World Congress: evento traz as novidades de dispositivos móveis

    Feira em Barcelona discute o futuro da tecnologia e reúne as maiores empresas de tecnologia móvel para apresentar seus lançamentos

    Fachada da feira MWC 2024, em Barcelona
    Fachada da feira MWC 2024, em Barcelona Divulgação

    Giovana Christda CNN

    A Mobile World Congress (MWC) é a maior feira de conectividade e tecnologia móvel do mundo. O evento acontece entre 26 e 29 de fevereiro em Barcelona, na Espanha, e nele são discutidos tópicos do futuro da tecnologia, além de contar com a divulgação de lançamentos das grandes marcas do setor.

    O evento de 2024 tem mais de dois mil expositores e em sua programação estão palestras e exposições que abordam assuntos como o futuro do 6G, da Inteligência Artificial, ecossistemas digitais, entre outros. Espera-se que 90 mil pessoas passem pela MWC ao longo dos próximos dias.

    O evento é realizado anualmente pela GSM Association (GSMA), associação que representa os principais operadores e fabricantes de telefonia móvel, e teve sua primeira edição há 37 anos. Desde então, só não aconteceu em 2020, por conta da pandemia.

    Entre as empresas presentes este ano destacam-se as gigantes das telecomunicações Samsung, Xiaomi, Huawei, Orange e Vodafone, além de pesos pesados da tecnologia e indústria como Airbus, Google e Accenture.

    Os destaques da Mobile World Congress (MWC) 2024

    O MWC 2024 terá como temas centrais a realidade aumentada e o metaverso, com foco em experiências imersivas para consumidores e empresas.

    Também serão abordados assuntos como a aceleração do 5G, incluindo suas aplicações em áreas como saúde, educação, indústria e cidades inteligentes.

    O impacto das fintechs no setor financeiro será analisado, com foco em soluções inovadoras para pagamentos, transferências e investimentos.

    Além disso, para debater a transformação digital de diversas indústrias, serão apresentados cases de sucesso com soluções para empresas de todos os portes.

    Programação

    Além da programação principal, a feira apresenta espaços expositivos e pavilhões temáticos. Na exposição “Journey to the future” é explorado como a tecnologia móvel está alterando os setores da sociedade, exibindo o carro voador totalmente elétrico da Alef Aeronautics, o drone com inteligência artificial da Mossos d’Esquadra, os robôs voadores da Hovering Solutions, entre outras novidades.

    O Brasil é representado no pavilhão Brasil IT+, uma parceria da SOFTEX com a APEX Brasil, focando em ajudar as empresas brasileiras de TI em suas jornadas internacionais.

    Entre os participantes brasileiros estão empresas como: Positivo, CI&T, Agile inc, Instituto Iracema, entre outros.

    Os maiores lançamentos

    Grandes nomes da tecnologia móvel, como Lenovo, Samsung e Xiaomi, usam os dias anteriores ao evento para prepararem o terreno, chegando com grandes promessas para 2024. Lá, algumas das principais marcas de tecnologia aproveitam para antecipar o que devem trazer para os consumidores ao longo do ano.

    A Lenovo apresentou seu notebook com tela transparente, aparelho completamente sem bordas e conta com uma área de teclado transparente, além de uma nova linha de notebooks e tablets.

    A Samsung apresentou seu anel inteligente, com lançamento prometido ainda em 2024, equipado com a tecnologia de Galaxy AI. Também foram lançados os aparelhos Xiaomi 14, que apostam na inteligência artificial e na capacidade profissional das câmeras para se diferenciar do mercado.