Nasa define data para o teste final da missão lunar Artemis I

Ensaio molhado deve ocorrer na segunda-feira (20); processo simula todas as etapas do lançamento sem que a espaçonave saia da plataforma

Sistemas de Exploração Terrestre da Nasa via Twitter

Ashley Stricklandda CNN

Ouvir notícia

O megafoguete da missão lunar Artemis I está pronto para sua quarta tentativa em um teste final de pré-lançamento, de acordo com uma atualização de funcionários da Nasa na quarta-feira (15).

O teste crucial, conhecido como ensaio de roupa molhada, simula todas as etapas do lançamento sem que o foguete saia da plataforma, no Kennedy Space Center, na Flórida.

Este processo inclui o carregamento de propelente superfrio, passando por uma contagem regressiva completa simulando o lançamento, zerando o relógio de contagem regressiva e drenando os tanques do foguetes.

Os resultados do ensaio molhado determinarão quando o Artemis I, sem tripulação, será lançado em uma missão que vai além da Lua e retorna à Terra. Esta missão dará início ao programa Artemis da Nasa, que deve levar humanos à Lua novamente e pousar a primeira mulher e a primeira pessoa negra na superfície lunar até 2025.

Três tentativas anteriores no ensaio molhado em abril foram malsucedidas, concluindo antes que o foguete pudesse ser totalmente carregado com propelente devido a vários vazamentos, que de acordo com a Nasa já foram corrigidos.

A equipe da Nasa rolou a pilha de foguetes Artemis I de 98 metros de altura, incluindo o Sistema de Lançamento Espacial e a espaçonave Orion, de volta à plataforma de lançamento no Kennedy Space Center, na Flórida, em 6 de junho.

Ensaio molhado: o que esperar

O foguete Artemis começará sua próxima tentativa no ensaio molhado no sábado às 18h (horário de Brasília) com uma “chamada para as estações”, quando todas as equipes associadas à missão relatam que estão prontas para o início do teste.

Os preparativos para o fim de semana deixará a equipe da Artemis pronta para começar a carregar o propulsor no estágio central e no estágio superior do foguete na segunda-feira (20).

O teste será transmitido ao vivo no site da Nasa, com comentários, a partir das 8h de segunda-feira.

Uma janela de teste de duas horas começará à tarde, com a equipe Artemis visando a primeira contagem regressiva às 15h40 (horário de Brasília).

Primeiro, eles passarão por uma contagem regressiva até 33 segundos antes do lançamento e, em seguida, interromperão o ciclo. O relógio será reiniciado, então a contagem regressiva será retomada novamente e funcionará até cerca de 10 segundos antes de ocorrer o lançamento.

As tentativas anteriores de ensaio molhado já completaram muitos objetivos da lista para preparar o foguete para o lançamento, disse Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento da Artemis para o Programa de Sistemas Terrestres de Exploração da Nasa, durante uma entrevista coletiva na quarta-feira.

“Esperamos acabar com elas [tentativas] desta vez e passar pelas operações de carregamento criogênico junto com a contagem de terminais”, disse ela. “Nossa equipe está pronta para ir e estamos ansiosos para voltar este teste.”

A pilha de foguetes Artemis I pode ser vista ao nascer do sol em 23 de março no Kennedy Space Center, na Flórida. / NASA/Ben Smegelsky

A equipe da missão está agora analisando várias janelas de lançamento possíveis para enviar Artemis I em sua jornada à Lua de 23 de agosto a 29 de agosto, 2 de setembro a 6 de setembro.

Uma vez que a pilha de foguetes Artemis complete seu ensaio molhado, ela voltará para o Edifício de Montagem de Veículos do centro espacial para aguardar o dia do lançamento.

Há uma longa história por trás do árduo processo de testar novos sistemas antes de lançar um foguete, e o que a equipe Artemis está enfrentando é semelhante ao que as equipes da era Apollo e do ônibus espacial experimentaram, incluindo várias tentativas de teste e atrasos antes do lançamento.

“Não há uma única pessoa na equipe que se esquive da responsabilidade que temos de gerenciar a nós mesmos e nossos contratados e entregar, e entregar significa atender aos objetivos de teste de voo para (Artemis I) e atender aos objetivos do programa Artemis”, disse Jim Free, administrador associado da Diretoria de Missão de Desenvolvimento de Sistemas de Exploração da Nasa, durante a entrevista coletiva.

 

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

versão original

Mais Recentes da CNN