Nos EUA, é possível ligar para o ChatGPT por telefone; entenda

OpenAI lança serviço de voz para ChatGPT através de ligações telefônicas, permitindo acesso sem necessidade de internet

Ramishah Maruf, da CNN
Compartilhar matéria

Quando um jornalista da CNN ligou para o número 1-800-CHATGPT na quarta-feira, uma voz feminina do outro lado da linha forneceu uma receita de cookies com gotas de chocolate e fez um resumo da Guerra Civil. Porém, a voz não parecia aberta a conversas pessoais.

"Não tenho sentimentos, mas acho meu trabalho bastante interessante", disse o chatbot.

O ChatGPT – apresentado há pouco mais de dois anos como um bot de inteligência artificial capaz de conversar online – agora está chegando aos telefones.

Ao discar 1-800-242-8478 nos EUA, aqueles que são novos no mundo dos chatbots de IA podem dar uma chance à OpenAI sem baixar o aplicativo, anunciou a empresa na quarta-feira, e ter uma conversa por voz através de um telefone comum. A OpenAI disse que isso é útil para pessoas que não têm acesso consistente a dados de alta velocidade.

Qualquer pessoa ao redor do mundo também pode enviar mensagens para o número pelo WhatsApp para se comunicar com o chatbot.

A empresa informou que os usuários terão 15 minutos disponíveis por mês para ligar para o ChatGPT. A ferramenta, anunciada como uma "forma experimental" de conversar com o chatbot, não tem a mesma amplitude de habilidades que o ChatGPT completo. Por exemplo, a chamada não será tão personalizada quanto usar o aplicativo.

O recurso foi construído "há apenas algumas semanas", segundo uma transmissão ao vivo da OpenAI, como parte de uma série rápida de atualizações e ferramentas para a campanha "12 Dias de OpenAI" da empresa.

Foram levantadas questões sobre a tecnologia de voz do chatbot. Em um relatório de agosto, a OpenAI expressou preocupação de que os usuários possam se tornar muito dependentes de seu modo de voz que soa humana. Quando questionada se os usuários concordam que a OpenAI grave ou mantenha suas vozes ao usar o recurso, a empresa direcionou a CNN para sua política de privacidade e Termos de Uso.

Antes que os usuários comecem a falar com o ChatGPT pelo telefone, eles concordam com os Termos de Uso e política de privacidade da OpenAI ao prosseguir (há várias cláusulas sobre os dados pessoais que ela coleta). A empresa também fornece um aviso de que pode revisar os dados por motivos de segurança.

Além das preocupações com IA, a OpenAI também está enfrentando uma forte concorrência e pressões para alcançar a lucratividade. Está competindo diretamente com o Google com seu mecanismo de busca, embora o Google também esteja lançando nova tecnologia impressionante, como uma ferramenta que permite às pessoas fazerem upload de fotos para receber imagens combinadas geradas por IA. E ainda há a xAI de Elon Musk, Meta AI e o Bing da Microsoft (que usa a tecnologia da OpenAI).

Em outubro, a OpenAI anunciou uma rodada de financiamento privado recorde de US$ 6,6 bilhões, elevando a avaliação da empresa para US$ 157 bilhões. Quando perguntado na quarta-feira se o ChatGPT algum dia daria lucro, a voz alegre do bot respondeu a um jornalista da CNN que a OpenAI planeja eventualmente fazê-lo.

Esse conteúdo foi publicado originalmente em
inglêsVer original