Solstício de verão, eclipse solar e mais: confira o calendário espacial de junho

Lua cheia de morango e três caminhadas espaciais também ocorrerão esse mês

Lua cheia de morango ocorrerá em junho
Lua cheia de morango ocorrerá em junho Foto: Nicolas Economou/NurPhoto via Getty Images

CNN Espanhol

Ouvir notícia

Durante o mês de junho, vários eventos poderão ser observados no espaço, como o eclipse solar anular caracterizado por seu impressionante “anel de fogo”, seguido pelo solstício de verão, o dia mais longo do ano, a chegada da lua cheia de morango e três caminhadas espaciais fora da Estação Espacial Internacional.

Confira os eventos mais impressionantes deste mês e quando eles ocorrerão:

Eclipse solar “Anel de Fogo”

Neste ano, o eclipse solar anualar ocorrerá em 10 de junho e poderá ser visto no norte do Canadá, Groenlândia e Rússia, podendo ser observado parcialmente em cidades como Nova York, Montreal, Londres e Washington. Este tipo de eclipse é caracterizado por seu impressionante “anel de fogo”, já que não é um eclipse total e as bordas do Sol podem ser vistas ao redor da lua.

“Os eclipses anulares são semelhantes aos eclipses totais em que a Lua, a Terra e o Sol estão alinhados para que a Lua se mova diretamente na frente do Sol visto da Terra”, disse Alex Young, Diretor Associado de Ciência da Divisão de Ciências Heliofísicas no Centro de Voos Espaciais Goddard da NASA.

“Mas não ocorre um eclipse total, ou seja, a Lua não bloqueia completamente o disco visível do Sol porque a Lua está mais longe e seu tamanho aparente no céu é [ligeiramente] menor do que o Sol. Isso significa que um pequeno anel do disco solar é visível ao redor da Lua”.

De acordo com Young, os eclipses solares ocorrem duas semanas antes ou depois de um eclipse lunar. Em 26 de maio a lua superlua de flores adornou o céu e em 24 de junho a lua de morango será vista. 

Solstício de verão

O dia mais longo do ano costuma iniciar o verão e, com ele, a colheita. Portanto, não deve ser surpresa que o solstício esteja ligado à fertilidade, tanto da variedade vegetal quanto humana, em vários destinos ao redor do mundo.

O solstício de verão chegará em 20 de junho às 23h16 (horário de Miami), iniciando o verão no hemisfério norte e o inverno no hemisfério sul.

Lua cheia de morango

Após a incrível superlua em maio, no dia 24 de junho poderemos ver a Lua Cheia de Morango, que estará mais brilhante por volta das 3h40 no horário de Brasília, mas será visível até mais tarde. 

A lua morango tem o nome das tribos algonquinas de nativos americanos, pois esta lua cheia era o sinal para a colheita de morangos silvestres, de acordo com o Almanaque do Velho Fazendeiro. No entanto, esta lua tem outros nomes em outras partes do mundo. Na Europa, é chamada de lua de mel, lua do hidromel ou lua cheia de rosa. No hemisfério sul, é conhecida como lua de carvalho, lua fria ou lua de noite longa, de acordo com EarthSky.org.

Caminhadas espaciais

Três caminhadas espaciais acontecerão fora da Estação Espacial Internacional (ISS) em junho, começando em 2 de junho, o dia em que os astronautas russos Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov caminharão por 6,5 horas. A caminhada terá início às 01h20, horário de Miami.

Em 16 de junho, a segunda caminhada espacial do mês será realizada pelo astronauta da NASA Shane Kimbrough e pelo astronauta da Agência Espacial Europeia Thomas Pesquet. A ação terá início às 9h (horário de Brasília), duração de 6,5 horas e será realizada fora da Estação Espacial Internacional para a instalação de um novo painel solar. 

Quatro dias depois, em 20 de junho, Kimbrough e Pesquet conduzirão uma segunda caminhada espacial de 6,5 horas para instalar outro painel solar fora da Estação Espacial Internacional. A caminhada terá início às 8h00.

Lançamentos no espaço

A SpaceX será lançada em 3 de junho às 13h29, horário de Miami. A espaçonave de carga entregará “mais de 3.311 quilos de ciência, pesquisa, suprimentos para a tripulação e hardware do veículo, incluindo novos painéis solares, para o laboratório orbital e sua tripulação”, segundo comunicado de imprensa da NASA. 

O lançamento será transmitido no dia 3 de junho às 13h, horário de Miami, pela NASA e estará disponível na NASA Television, no aplicativo da agência e em seu site.

Em 27 de junho, a espaçonave com o nome da famosa matemática da NASA Katherine Johnson que chegou à Estação Espacial Internacional em fevereiro com aproximadamente 3.600 quilos de carga deixará o laboratório espacial e iniciará sua descida à Terra. Os astronautas lançarão a espaçonave às 10h50, horário de Miami.

(Texto traduzido. Leia o original aqui).

Mais Recentes da CNN