Sony promove evento sobre o PlayStation 5 nesta quinta; saiba o que esperar

Empresa mostrará às 17 horas (horário de Brasília) os primeiros jogos que estarão disponíveis no lançamento do novo console – previsto para o fim de 2020

Sony mostrará os primeiros jogos do PS5 nesta quinta-feira (11), às 17 horas
Sony mostrará os primeiros jogos do PS5 nesta quinta-feira (11), às 17 horas Foto: Divulgação/ PlayStation

Shannon Liao, CNN Business

Ouvir notícia

Em evento marcado para esta quinta-feira (11), às 17 horas (horário de Brasília), a Sony finalmente revelará alguns dos jogos que estarão disponíveis no lançamento do PlayStation 5, seu próximo e já aguardado console de videogame.

No passado, a Sony procurou se diferenciar de seus principais concorrentes, Microsoft e Nintendo, garantindo jogos exclusivos para sua plataforma. O evento de quinta-feira dará aos jogadores uma noção dos títulos exclusivos e não exclusivos que poderão jogar no novo sistema.

O console está programado para ser lançado ainda neste ano, mas ainda existem vários mistérios: seu custo, sua aparência e quais jogos ele suporta.

A Sony disse que responderá à última pergunta nesta quinta. Como o CEO e presidente da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, escreveu em um blog: “O que é um lançamento [de videogame] sem jogos?”

Assista e leia também:

Sony revela o DualSense, novo controle do PlayStation 5

Sony revela especificações do novo PlayStation

Os games serão transmitidos no evento na resolução 1080p, mas terão um visual melhor no PS5 já que rodarão em 4K, observou Sid Shuman, diretor sênior de comunicação de conteúdo da Sony Interactive Entertainment, em um blog.

A Sony planejou o evento inicialmente para a semana passada, mas o adiou em meio a protestos internacionais em resposta à morte de George Floyd. A empresa disse em comunicado divulgado no Twitter em 1º de junho que “não sente que agora é um momento de comemoração”.

“Embora entendamos que os jogadores de todo o mundo estão empolgados em ver os jogos do PS5”, disse a Sony, “queremos recuar e permitir que vozes mais importantes sejam ouvidas”.

Analistas e jogadores não esperam que o anúncio de quinta-feira revele quanto custa o console PlayStation 5, e eles duvidam que a Sony revele a aparência do aparelho. A empresa se recusou a compartilhar mais detalhes do evento.

“Acho que teremos a confirmação do que já foi amplamente divulgado”, disse David Cole, fundador e CEO da empresa de pesquisa DFC Intelligence. Ele disse esperar que na quinta-feira sejam divulgados novos jogos nas franquias “The Last of Us” e “God of War“, ambos exclusivos da PlayStation.

Estande da Sony PlayStation na GDC Game Developers Conference 2019
Estande da Sony PlayStation na GDC Game Developers Conference 2019 em 20 de março de 2019 em San Francisco, Califórnia
Foto: Justin Sullivan/Getty Images

É provável que sejam apresentados conteúdos relacionados a jogos já anunciados para PS5 e Xbox Series X, o console de próxima geração da Microsoft, como “Cyberpunk 2077” e “Watch Dogs: Legion“.

Fadel Ragheb, jogador de 23 anos, streamer e podcaster de Montreal, prevê títulos como “Horizon Zero Dawn 2” e “Resident Evil 8“, com expectativa de atualização para as franquias “Call of Duty” e “Metal Gear” e algumas outras surpresas.

“Eles estão calados há tanto tempo, e se o PS5 está lançando neste ano, eles precisam começar a comercializar!” Ragheb disse à CNN.

Os pedidos para que a população permaneça em casa devido à pandemia em curso também podem estimular o apetite por jogos, dizem os especialistas.

“Nos últimos dois meses, as pessoas que permaneceram em casa certamente aumentaram o desejo de descobrir novos jogos”, disse Carolina Milanesi, analista de tecnologia da empresa de pesquisa Creative Strategies.

Assista e leia também:

Jogo The Last of Us virará série produzida pela HBO

Sony confirma PlayStation 5 para 2020: o que se sabe sobre o novo console

“Os títulos também têm sido um forte diferenciador entre eles e o Xbox, portanto pode ser um bom momento para nos aprofundarmos nesse ponto”.

A Sony precisa provar aos jogadores que seu console de próxima geração vale a pena – mesmo que o preço não seja anunciado. A empresa já anunciou as especificações técnicas do PS5, que incluirão melhores gráficos e áudio do que o console da geração atual, mas resta saber o que os desenvolvedores de jogos farão com os novos recursos.

“Com a próxima geração de jogos de console no horizonte, a Sony procurará exibir títulos que tiram proveito dos recursos do PS5. A Sony precisará provar que o traçado de raios, o áudio 3D e o novo SSD fornecerão uma verdadeira experiência de próxima geração para os consumidores”, disse Daniel Ahmad, analista sênior da Niko Partners que cobre o mercado asiático de videogames.

Ao mesmo tempo, o evento sempre pode conter surpresas. “Este é o primeiro lançamento de jogos somente on-line [para a empresa], então tenho certeza de que há um território desconhecido para a Sony”, disse Milanesi.

Texto traduzido. Clique aqui para ler o original.

Mais Recentes da CNN