Vírus faz "tentáculos" crescerem na cabeça de coelhos selvagens; entenda

Fotos dos animais viralizaram nas redes sociais e internautas apontam semelhança com monstros de "The Last of Us"

Fernanda Pinotti, da CNN
Coelhos selvagens com "tentáculos" na cabeça são fotografados nos EUA  • Education Images/Universal Images Group via Getty Images
Compartilhar matéria

Fotos de coelhos com "tentáculos" pretos crescendo em suas cabeças, saindo de suas bocas e até bloqueando seus olhos viralizaram nas redes sociais nesta semana.

Os animais selvagens foram avistados no Colorado, nos Estados Unidos, e causaram uma movimentação na internet, com algumas pessoas os chamando de "coelhos mutantes" ou apontando a similaridade entre a aparência dos bichos e os monstros de "The Last of Us".

Embora as imagens possam gerar estranheza, a situação já é bem conhecida entre os veterinários: os coelhos selvagens em questão estão infectados com o vírus do papiloma de Shope, uma infecção comum que geralmente não é grave e nem pode ser transmitida para outras espécies.

Ou seja, os humanos podem ficar tranquilos já que estes coelhos não apresentam risco nenhum à nossa saúde. Devem se preocupar apenas aqueles que possuem coelhos domésticos.

Em entrevista ao New York Times, a porta-voz do departamento de parques e vida selvagem do estado do Colorado, Kara Van Hoose, esclareceu que os coelhos conseguem superar a doença por conta própria na maior parte das vezes. Esses "tentáculos" são, na verdade, protuberâncias que se assemelham a verrugas e que não causam nenhum mal ao coelho – a não ser que comecem a atrapalhar sua alimentação ou visão.