10 restaurantes do Brasil já estão entre os 100 melhores da América Latina

Casas em Salvador, São Paulo, Rio e Curitiba estão contempladas entre o 51º e o 100º lugar do Latin America's 50 Best Restaurants

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Fotografia para Restaurante Origem, em Salvador/Ba
Ambiente do Restaurante Origem, em Salvador, na 52ª colocação do Latin America's 50 Best Restaurants  • Leonardo Freire
Compartilhar matéria

A lista ampliada do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025 foi revelada nesta terça-feira (18) e, entre os endereços do ranking, 10 restaurantes brasileiros se destacam entre o 51º e o 100º lugar. A seleção com os 50 primeiros colocados será revelada no dia 2 de dezembro em cerimônia na cidade de Antígua, na Guatemala.

Da lista divulgada, a casa brasileira mais bem colocada é o Origem, em Salvador, na 52ª colocação. O endereço é liderado pelos chefs Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que fazem releituras de pratos típicos da Bahia e que foram pioneiros em colocar a capital baiana no radar dos principais prêmios internacionais.

Destaques nacionais

O Kotori, do chef Thiago Bañares, aparece em seguida, na 55ª posição. O restaurante paulistano, situado no bairro de Pinheiros, foca na cultura japonesa e se inspira na cozinha yōshoku, que reinterpreta pratos ocidentais adaptados ao paladar asiático.

O mexicano Metzi angariou a 56ª posição. A casa em Pinheiros, na capital paulista, é liderada pela dupla Luana Sabino e Eduardo Ortiz, que serve à mesa os sabores e as tradições do México ao mesmo tempo que exalta ingredientes brasileiros por meio de menu degustação ou à la carte.

Da capital paulista aparecem ainda os restaurantes Maní, Cepa, D.O.M. e Notiê. O Cepa, inclusive, é novidade na lista, aparecendo na 73ª posição. Liderado pelo chef Lucas Dante e pela sommelière Gabrielli Fleming, o empreendimento fez sucesso na Zona Leste da capital paulista até se mudar para Pinheiros no ano passado.

No Rio, o Oseille, do chef Thomas Troisgros, aparece na 65ª posição e também corresponde a uma nova entrada na seleção.

Além de São Paulo, do Rio e de Salvador, a lista também contempla Curitiba, com o restaurante Manu em 80º lugar. Capitaneado pela chef Manu Buffara, o endereço ajudou a colocar a capital paranaense no mapa gastronômico do país e serve um menu degustação com base em insumos vegetais e com foco na sustentabilidade. Buffara já foi eleita Melhor Chef da América Latina em 2022.

Confira os restaurantes brasileiros e suas respectivas posições na lista ampliada do Latin America’s 50 Best Restaurants 2025: 

  • 52º lugar: Origem (Salvador)
  • 55º: Kotori (São Paulo)
  • 56º: Metzi (São Paulo)
  • 65º: Oseille (Rio de Janeiro)
  • 67º: Maní (São Paulo)
  • 73º: Cepa (São Paulo)
  • 74º: D.O.M. (São Paulo)
  • 80º: Manu (Curitiba)
  • 93º: Notiê (São Paulo)
  • 99º: Restaurante Manga (Salvador)

A lista ampliada com todos os destaques da América Latina está disponível no site.

Prêmios já revelados

Kjolle, em Lima, está entre os melhores da América Latina e do mundo, conquistando prêmio de hospitalidade • Gustavo Vivanco
Kjolle, em Lima, está entre os melhores da América Latina e do mundo, conquistando prêmio de hospitalidade • Gustavo Vivanco

Neste ano, a cerimônia do Latin America's 50 Best Restaurants ocorrerá em Antígua, na Guatemala, na noite do dia 2 de dezembro. A ocasião revelará a lista de 2025 com os 50 melhores restaurantes da América Latina e entregará todos os prêmios especiais, além de recapitular a lista ampliada com os endereços que constam entre o 51º e o 100º lugar.

Ao longo deste ano, alguns ganhadores de prêmios especiais já foram revelados ao público. É o caso do Kjolle, da chef Pía León em Lima, no Peru, que ganhou o Art of Hospitality Award, distinção que destaca a excelência do restaurante em relação à experiência do cliente e ao atendimento.

O prêmio Champions of Change Award também já possui um ganhador. Quem receberá o troféu é Inés Páez Nin, conhecida como Chef Tita, que comanda o restaurante Aguají, na República Dominicana. O prêmio reconhece e celebra indivíduos do setor de hospitalidade que promovem ações positivas em suas comunidades.

Por fim, um terceiro prêmio já foi revelado. Trata-se do American Express One To Watch Award, atribuído a negócios em ascensão, que possuem potencial excepcional e uma trajetória promissora. Neste ano, o ganhador é o restaurante Ana, na Cidade da Guatemala, comandado pelo chef Nicolas Solanilla.

 

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais