3 receitas clássicas de Festa Junina: chefs ensinam como arrasar na festança

Se você não quer encarar as filas nas quermesses de sua cidade ou de grandes eventos uma boa ideia é produzir a sua própria festa em casa

Quentão, bebida típica das festas juninas feita com cachaça
Quentão, bebida típica das festas juninas feita com cachaça Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Mês de junho é sinônimo de Festa Junina e se tem algo difícil de resistir são as delícias típicas dessa uma boa festança. O clima frio nesta época do ano ainda é mais convidativo para saborear bebidas e guloseimas da festa, que acontece em todas as regiões do Brasil.

Alguns ingredientes – como milho ou amendoim – não podem faltar nas receitas das comidas típicas dessa comemoração. Há também as bebidas clássicas, como o quentão, por exemplo, que acompanha as comidinhas e ainda ajuda a aquecer.

Se você não quer encarar as filas nas quermesses de sua cidade ou de grandes eventos uma boa ideia é produzir a sua própria festa em casa. O CNN Viagem & Gastronomia trouxe três receitas que unem sofisticação de sabores e elementos clássicos das Festas Juninas.

Mãos à obra?!

Confira a seguir 3 receitas típicas de festa junina:

Quentão com pêssego – Chef Ludmila Nogueira da Douceur Ateliê

Ingredientes:

1 ½ xícara (chá) de açúcar refinado ou cristal
1 pedaço pequeno de gengibre (equivalente a uma colher de sopa )em fatias finas
4 unidades de cravos-da-Índia
3 unidades de paus de canela
Cascas e suco de 1 laranja Bahia
Cascas e suco de 1 limão siciliano
1 ½ xícara (chá) de cachaça de boa qualidade
3 xícaras (chá) de água
1 pêssego maduro picado
1 maçã pequena picada
1 xícara de morangos picados (opcional)

Modo de preparo:
Em uma panela média, em fogo médio, derreta o açúcar. Enquanto ele derrete, adicione o gengibre, os cravos-da–Índia, a canela em pau, as cascas de laranja e limão e mexa sempre obtendo um caramelo cor de guaraná.

Abaixe o fogo e despeje a cachaça e a água e os sucos da laranja e do limão, espere o caramelo do fundo da panela derreter completamente e, em seguida, adicione as frutas picadas, leve ao fogo bem baixo por mais 15 minutos. Sirva quente ou morno. Rende três copos americanos.

Brigadeiro de Quentão – Chef Adriana Lira da Dona Doceira

Brigadeiro de quentão / Divulgação

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
1 colher de sopa de manteiga sem sal
2 colheres de chocolate branco de boa qualidade raspado
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de café de cravo em pó
2 colheres de chá de gengibre em pó
4 colheres de sopa de concentrado de cachaça e limão**

Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes na panela, menos o concentrado. Mexa bem até soltar da panela. Desligue o fogo e acrescente o concentrado, mexendo bem até incorporar (ele ficará um pouco mais mole, mas não se preocupe). Espere 2 minutos e em seguida volte com o brigadeiro ao fogo baixo, mexendo sem parar, tendo muito cuidado para não queimar, por mais 2 minutos ou até dar o ponto que você quer.

**Concentrado e cachaça e limão: Casca de um limão siciliano dentro de 1/2 litro de cachaça branca, em local escuro. Deixe curtir horas ou dias. Quanto mais tempo ficar armazenado, mais saboroso será o resultado.

Pão de Milho Chef Helena Mil-Homens da Padaria St. Chico

Ingredientes:

700g de farinha de trigo
250g de fubá
600g de água
100g de açúcar
50g de manteiga
20g de sal
15g de fermento biológico fresco

Modo de preparo:
Bater tudo na batedeira com o gancho, entre 10 a 15 minutos. Deixar dormir de um dia para o outro na geladeira. Modelar em bolinhas ou bisnaguinhas de mais ou menos 100g. Passar no fubá e deixar fermentar por uma hora em temperatura ambiente. Assar em forno médio – 170 graus – por 15 minutos ou até dourar. Rende 15 pães.