As tendências em restaurantes que marcaram 2023

Salas de jantar maximalistas, tiktokers por todos os lados, robôs na cozinha e plantas no prato!

Raquel Cintra Pryzantda CNN

Nesta deliciosa retrospectiva gastronômica de 2023, desvendamos as tendências que agitaram restaurantes ao redor do mundo. Desde salas maximalistas até críticas virais no TikTok, cada garfada deixou uma lembrança.

Os robôs invadiram a cozinha e a inteligência artificial conseguiu antecipar desejos gastronômicos antes mesmo da fome.

Com pedidos por comando de voz e cardápios em realidade aumentada, a tecnologia foi protagonista. No campo do design, novas propostas coloridas estimularam nossos sentidos e, também, nossa imaginação.

Em meio a tamanha revolução, a sustentabilidade se manteve presente no menu, com mais estabelecimentos abraçando receitas à base de plantas e produtos de proximidade. 2023 não foi apenas sobre comer bem, foi uma jornada por sabores inovadores, estilos ousados e uma pitada de provocação.

Designs Maximalistas

Salas de jantar maximalistas tomaram conta do cenário gastronômico em 2023, transformando refeições em verdadeiras experiências sensoriais. O maximalismo não se limitou apenas à gastronomia, mas também à estética, com restaurantes como Shuggie’s, em San Francisco e o Café Mars, em Nova Iorque, adotando decorações exageradas. O renascimento dos restaurantes temáticos com designs extravagantes trouxe um contraponto ao minimalismo que dominou 2022.

A ascensão de restaurantes maximalistas pode fazer parte de um ciclo pós recessão, causada pela pandemia. Essa é leitura que a professora de história da arte Alison Pearlman compartilhou no portal “Eater”, que descreve a onda de maximalismo nos Estados Unidos após a recessão do início dos anos 1990. Restaurantes grandiosos foram inaugurados, como Balthazar (1997), Le Cirque (2000) e a primeira versão de Tao em Nova York (2000), para um público interessado em experiências inovadoras, mas não excessivamente intelectuais.

Provando que a gastronomia não precisa ser tão séria, Elazar Sontag, da revista americana Bon Appétit, conclui que “Após uma pandemia que sugou a alma, os restaurantes estão aqui para nós de novas maneiras. Em conjunto com o recente renascimento de restaurantes temáticos, essas ‘funhouses’ de sobrecarga sensorial não lidam com toalhas de mesa brancas e decoração enfadonha”.

Reviews gastronômicos no TikTok

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♬ City Boys – Burna Boy

Uma revolução na crítica gastronômica aconteceu em 2023. São eles, os influenciadores de comida do TikTok, que muitas vezes ditam se um restaurante vale a pena ou se é “pura enganação”. Criadores de conteúdo como Keith Lee e as meninas do VIP List transformam experiências culinárias em vídeos curtos, compartilhando opiniões que podem alterar a clientela de um restaurante em questão de segundos. Apesar de serem muitas vezes subestimados, esses influenciadores exercem uma influência significativa sobre os consumidores, levando os restaurantes a se adaptarem a essa nova era de análises rápidas e bem-humoradas.

“Amem ou odeiem, é do interesse de todos levar a sério as avaliações do TikTok: se os frequentadores de restaurantes da próxima geração são nativos digitais, não há dúvida de que continuarão a se inclinar para análises faladas em sua linguagem.” analisou Li Goldstein, da revista Bon Appétit

IA e mais tecnologia nas mesas

Restaurante Sweetgreen que automatizou ainda mais seu serviço em 2023
Restaurante Sweetgreen que automatizou ainda mais seu serviço em 2023 / Divulgação

Totens de autoatendimento e os polêmicos QR Codes? A tecnologia foi muito além em 2023. Estamos falando de realidade aumentada, pedidos por comando de voz e, é claro, robôs na cozinha

O restaurante americano Sweetgreen inaugurou em maio deste ano a “Sweetgreen Infinite Kitchen”, uma cozinha inteligente que monta, de forma automática, as saladas e bowls desejados pelos clientes. Segundo a revista Time, são preparados até 500 pedidos por hora, o que significa um tempo 50% menor do que os humanos conseguem atingir. Os consumidores, que fazem seus pedidos em um tablet, podem acompanhar a linha de produção robótica depositando os ingredientes selecionados nas tigelas.

Segundo a Tripleseat, plataforma de gestão de eventos em restaurantes, os cardápios digitais com realidade aumentada (RA), também marcaram o ano. Restaurantes estão usando esta tecnologia para oferecer cardápios digitais nos quais os clientes podem visualizar suas escolhas de pratos em 3D antes de fazer o pedido. Além de aprimorar a experiência gastronômica, esta solução também ajuda a reduzir arrependimentos e devoluções de pedidos.

Outra tecnologia que ganhou força em 2023 foram os pedidos por comando de voz com a ajuda da Alexa, da Amazon e do Assistente do Google. Os clientes podem usar esses dispositivos para fazer pedidos, reservas ou até mesmo perguntar sobre os especiais do dia, tornando a interação sem as mãos e intuitiva.

“Baseados em plantas” e produtos de proximidade

Com um crescente desejo por experiências mais ligadas à natureza e vida rural, restaurantes em 2023 estão apostando em receitas baseadas em plantas e ingredientes frescos. A busca por alimentos mais saudáveis e sustentáveis trouxe à tona também alimentos sem glúten, sem lactose e sem açúcar refinado. A ênfase em adicionar produtos locais nos menus dos principais restaurantes vem acompanhada de uma pressão para mais transparência e apoio às comunidades locais dentro da gastronomia.

Um dos primeiros restaurantes a oferecer um menu 100% vegano foi o Eleven Madison Park, em NY. Era 2021 e, com uma forte vontade de “redefinir o luxo”, o chef Daniel Humm decidiu servir um menu à base de plantas, inspirado no desafio de conhecer mais profundamente os ingredientes. Possivelmente, Humm já previa que esta seria uma tendência – e uma realidade – em 2023.

Para Kim Hock Su, chef do estrelado Au Jardin, na Malásia, as opções à base de plantas, que se enraizaram entre as redes de fast-food e muitos outros setores da indústria alimentícia, finalmente estão ganhando aceitação entre os chefs de restaurantes sofisticados que precisam se adaptar às demandas dos clientes por opções mais saudáveis e éticas. E complementa sobre o tema, para o Guia Michelin, que seus clientes vegetarianos e veganos agora representam de 10 a 20 por cento do público diário do restaurante.

 

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