Onde os chefs comem? Com Lênin Palhano, do B Hotel, em Brasília

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Chef Lênin Palhano abre o jogo e compartilha seus locais prediletos para comer em Brasília
Chef Lênin Palhano abre o jogo e compartilha seus locais prediletos para comer em Brasília Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Nascido no interior do Paraná, o chef Lênin Palhano é conhecido por sua criatividade e inquietude. Com 37 anos e há 17 no mercado, começou sua trajetória em uma rede de fast food.

Passou por casas do Grupo Vino!, como o Terra Madre e o francês C’ la Vie, até se tornar chef executivo de todo o grupo; assumiu a gestão gastronômica do primeiro hotel boutique de Curitiba, o Nomaa Hotel; criou o Grupo Obst., dando origem aos restaurantes Obst.Lugar, Ninna Cozinha, Olivia Mercearia Artesanal, Ottro Sanduba e Ottra Pizza.

Após sua saída do Grupo Obst., criou o Lênin Palhano Hospitalidade e Gastronomia, tendo como projeto a repaginação de toda a gastronomia do B Hotel Brasília, e no qual também assume a chefia executiva da cozinha do empreendimento.

Em reconhecimento ao seu trabalho, conquistou o prêmio de “Chef revelação – Talento Jovem do Prêmio Bom Gourmet” (2010) e a chancela na seleção de chefs mais promissores do país pela GQ em 2017, sendo o único fora do eixo Rio – São Paulo.

Confira a seguir as dicas do chef de onde comer em Brasília:  

  • Bitaca da Norte

Torresmo do Bitaca da Norte, restaurante que oferece os sabores de Minas em Brasília
Torresmo do Bitaca da Norte, restaurante que oferece os sabores de Minas em Brasília / Reprodução Instagram

A Bitaca da Norte é um pedacinho de Belo Horizonte em Brasília, sendo assim, nem preciso dizer que o Torresmo de barriga de porco é muito bem-feito, ainda mais acompanhado de uma caipirinha da casa. Uma ótima memória de Minas em BSB.

Bitaca da Norte: SCLRN 716 F, loja 29 – Asa Norte, Brasília – DF / Funcionamento: terça-feira a sábado, das 12h às 22h, e domingo e feriados, das 12h às 17h. Não abre às segundas-feiras. 

  • Pauliceia Bar

Desde 1966 esse bar raiz, que nos fundos tem uma churrasqueira, faz sucesso na cidade com suas mesas e cadeiras de plástico e ambiente superdescontraído. Como eles mesmo dizem, por lá, é servida comida de verdade! Com ótimas opções de linguiças e carnes, além da cerveja sempre gelada para acompanhar.

Pauliceia Bar: CLS 113 Bl A s/n lj 20, SHCS, Brasília – DF / Funcionamento: segunda a quinta-feira, a partir das 16h; sexta-feira, das 11h30 à 0h; sábado, das 11h30 às 16h. Não abre aos domingos. 

  • Feira da Torre de TV

    Tacaca na Feira da Torre de TV - Brasília
    Tacaca da Dona Varlene, servido na Feira da Torre de TV / Reprodução Instagram

Ótimo programa para o fim de semana, com muitas opções de artesanato e comidinhas, principalmente do Norte e Nordeste. Destaque para os sorvetes de frutas do cerrado e o Tacaca da Dona Varlene, no box Recanto do Pará.

Feira da Torre de TV: atrás da Torre de TV; Setor de Divulgação Cultural – SDC, Eixo Monumental, Brasília – DF / Funcionamento: sábado, domingo e feriados, das 9h às 18h. 

  • IVV Swinebar

Com um amplo menu que vai de itens de salumeria, hambúrgueres, sanduíches, bruschettas e pratos preparados no forno, como a deliciosa costelinha suína marinada ao molho barbecue, tamarindo, pimenta de macaco e acetomel de maxixe, a casa, como o próprio nome deixa claro, é especializada em vinhos. A carta é excelente, com rótulos de diversos países e boas opções em taça.

IVV Swinebar: Asa Norte CLN 314 BL B – Loja 21 – Asa Norte, Brasília – DF / Funcionamento: terça e quarta-feira, das 18h às 23h; quinta a sábado, das 18h às 00h. Não abre às segundas-feiras e domingos. 

  • Saborella

A Saborella tem sido um ponto de interesse de Brasília desde meados dos anos 90, quando começou a produzir o mais autêntico gelato italiano – meu sabor predileto é o de tapioca. Depois de um tempo, incorporou em seu mix de produtos opções que vão além do sorvete, como sopas, sanduíches, bolos e outras delícias como o caranguejo.

Saborella: SHCN CL 112, Bloco C – Loja 36 Asa Norte e Casa Park Shopping SGCV Sul Lote 22, Quiosque 04, Brasília – DF / Funcionamento: todos os dias, das 11h às 21h.