Onde os chefs comem? Com Thiago Castanho, em Nova York

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Chef Thiago Castanho em Nova York
Chef Thiago Castanho em Nova York Laís Teixeiras/@laisteixeiras

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Um dos responsáveis por difundir a culinária paraense Brasil afora, Thiago Castanho tem em seu DNA os ensinamentos da Floresta Amazônica e soma trabalhos nos restaurantes Remanso do Peixe, já uma instituição em Belém, e no Sororoca Bar, em São Paulo.

Além de percorrer o país, Thiago também faz viagens internacionais em busca de inspirações para seus negócios. A mais recente foi para Nova York. “Fui com amigos e sócios em busca de olhar novos formatos”, diz o chef.

A viagem gastronômica focou em restaurantes que trabalham com pescados e que têm uma pegada mais casual. “Acho que a cidade conseguiu ‘driblar’ custos altos da restauração com esse formato mais descomplicado”, enfatiza.

A seguir, confira as dicas do chef Thiago Castanho de onde comer bem em Nova York:

  • Estela

Prato do Estela, restaurante em Nova York
Estela tem uma estrela Michelin e serve uma cozinha americana contemporânea / Thiago Castanho

O Estela foi um dos melhores lugares que comi na viagem. A comida chega com muito sabor e possui uma simplicidade incrível. Tudo isso em um ambiente em que todos se sentem à vontade.

O restaurante tem uma estrela Michelin e o chef Ignacio Mattos serve uma cozinha contemporânea americana.

Estela: 47 East Houston Street, Nova York, NY 10012, Estados Unidos / Horário de funcionamento: jantar de segunda-feira a domingo, das 17h às 22h30; almoço de sexta-feira a domingo, das 11h30 às 14h30 / Reservas pelo link.

  • Russ & Daughters

Loja Russ and Daughters em Nova York
Russ & Daughters é tradicional marca na cidade com uma variedade de bagels e salmão curado / Thiago Castanho

O Russ & Daughters tem mais de um século de história em Nova York, já que tudo começou em 1914 com um imigrante judeu da Polônia.

Hoje há alguns endereços espalhados pela cidade, mas o que escolhi foi a unidade da rua 34, não muito longe do edifício The Vessel. A casa serve lanches e comidinhas da cozinha judaica, assim como todos os acompanhamentos para serem apreciado junto de bagels. O cardápio tem também os noshes, que são lanches, a exemplo do nosh de salmão defumado.

Russ & Daughters: 502 W 34th St., Nova York, NY 10001, Estados Unidos / Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 16h / Sem reservas / Outros endereços e horários no site

  • Luke’s Lobster

Com quase uma dezena de lojas espalhadas por Nova York, a Luke’s Lobster é uma rede focada em frutos do mar. É um bom lugar para sanduíches diversos, como os de lagosta (lobster roll), de caranguejo e de camarão, assim como sopa de mariscos e bisque de lagosta.

Vale dizer que a rede possui ainda unidades em Miami, Chicago, Las Vegas e São Francisco.

Luke’s Lobster: confira endereços e horários no site

  • Momofuku

Pratos do Momofuku , em Nova York
Momofuku tem pratos asiáticos em ambiente descontraído / Thiago Castanho

O Momofuku foi um dos primeiros restaurantes a fazer parte de uma mudança na gastronomia contemporânea em geral, com a simplificação do modelo de restauração com uma pegada de bar, em um ambiente mais descontraído. Tudo isso sem deixar de ser um restaurante com muita técnica na cozinha.

O Momofuku Noodle Bar fica no East Village, com uma unidade também em Uptown, e serve rolinhos, buns e diferentes ramens.

Momofuku Noodle Bar: 171 1st Avenue, entre a 10th e a 11th Street, Nova York, NY 10003, Estados Unidos / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 12h às 15h e das 17h às 22h; sexta-feira e sábado, das 12h às 16h e das 17h às 23h; domingo, das 12h às 16h e das 17h às 22h / Reservas pelo link / Outra unidade também no shopping The Shops at Columbus Circle. 

  • Le French Diner

No Lower East Side, o Le French Diner é um pequeno bistrô com poucas mesas e alguns assentos no balcão. A casa serve uma cozinha francesa moderna com a ajuda de um menu enxuto, mas cheio de bons clássicos dos bistrôs franceses, como steak tartare, escargots, peito de pato e tábua de queijos.

Le French Diner: 188 Orchard St, Nova York, NY 10002, Estados Unidos / Horário de funcionamento: todos os dias, das 17h30 às 23h, com exceção dos domingos, em que aberto até as 22h / Sem reservas. 

  • Saraghina Restaurant

Pizza do restaurante Saraghina, em Nova York
No Brooklyn, Saraghina serve pizzas e massas / Thiago Castanho

Do outro lado da ponte, o Saraghina, no Brooklyn, serve pizzas napoletanas e massas caseiras no jantar, tudo isso com opções de coquetéis e vinhos. Há ainda um menu de brunch que, além das redondas, tem clássicos como ovos beneditinos, omeletes, saladas e hambúrguer.

Saraghina Restaurant: 350 Lewis Ave., Brooklyn, Nova York, NY 11233, Estados Unidos / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 17h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h / Sem reservas. 

  • Wildair

Os donos desta casa no Lower East Side são os mesmos que comandavam o estrelado Contra, restaurante nova-iorquino que já apontava para um trabalho de cozinha contemporânea. No Wildair a pegada moderninha segue e o cardápio enxuto tem crudo, tartare, azeitonas recheadas e wagyu.

O ambiente é descontraído e a carta de vinhos é focada em rótulos naturais, orgânicos e biodinâmicos.

Wildair: 142 Orchard St, Nova York, NY 10002, Estados Unidos / Horário de funcionamento: todos os dias, das 17h às 23h / Reservas pelo site

  • Le Bernardin

Prato de peixe do Le Bernardin, em Nova York
Prato do Le Bernardin, restaurante três estrelas Michelin focado em peixes / Thiago Castanho

O Le Bernardin já é uma instituição de peixes e frutos do mar em Nova York, com ambientação e serviço super sofisticados.

O chef francês Eric Ripert comanda a casa, que fica próxima da Sétima Avenida, e sustenta suas três estrelas Michelin e seu posto como melhor restaurante do mundo com menus-degustação de variados tempos que seguem diferentes estágios de cocção, como peixes e frutos do mar “quase crus” até os “levemente cozidos”. Há ainda menu vegetariano e as harmonizações estão entre as melhores da cidade.

Le Bernardin: 155 W 51st St, Nova York, NY 10019, Estados Unidos / Horário de funcionamento: almoço de segunda a sexta-feira, das 12h às 14h30; jantar de segunda a quinta-feira, das 17h às 22h30, e sexta-feira e sábado, das 17h às 23h; fechado aos domingos / Reservas pelo telefone (212) 212 554 1515 e pelo link

  • Chelsea Market

Para os apaixonados por um mercadão gastronômico, o Chelsea Market cumpre bem a missão. Ele fica no Meatpacking District em uma construção fabril e abriga lojas e restaurantes diversos, com corredores cheios de embutidos, queijos, cortes de carne, peixes e frutos do mar.

Um dos locais mais conhecidos daqui é o Lobster Place, focado em lagosta.

Chelsea Market: 75 9th Ave, entre a 15th e a 16th Street, Nova York, NY 10011, Estados Unidos / Horário de funcionamento: todos os dias, das 7h às 22h (os horários das lojas e dos restaurantes podem variar). 

  • Katz’s Deli

Sanduíche de pastrami do Katz's Deli, em Nova York
Sanduíche de pastrami do Katz’s Deli, a mais antiga delicatéssen em funcionamento em Nova York / Thiago Castanho

Quando o assunto é sanduíche de pastrami, o Katz’s Deli é a resposta certa em Nova York. Aberta em 1888, ela é simplesmente a mais antiga delicatéssen em operação na cidade e fica localizada no Lower East Side.

Bem tradicional e tipicamente americana, tanto no atendimento quanto na decoração, a casa funciona 24h aos finais de semana. Além do pastrami, há ainda sanduíches de brisket, de peru, batatas fritas e cheesecake.

Katz’s Deli: 205 E Houston St, Nova York, NY 10002, Estados Unidos / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira, das 8h às 23h; sexta-feira a partir das 8h com funcionamento 24h até às 23h de domingo. 

  • Death & Co

Aberto em 2007 no East Village, o bar no estilo speakeasy logo virou um dos mais comentados da cidade e hoje possui até livros publicados e unidades em Denver, Los Angeles e em Washington.

A carta muda periodicamente durante o ano e o menu é dividido entre coquetéis autorais que seguem algumas sensações, como os leves, confiantes, elegantes e confortáveis, por exemplo.

Death & Co: 433 East 6th Street, Nova York, NY 10009, Estados Unidos / Horário de funcionamento: domingo a quarta-feira, das 18h à 1h; quinta-feira a sábado, das 18h às 2h / Reservas pelo link

  • Amor y Amargo

Copo com bebida do bar Amor y Amargo, em Nova York
Amor y Amargo é o primeiro endereço dos Estados Unidos dedicado aos bitters / Thiago Castanho

Na região de East Village, a Amor y Amargo é tida como a primeira casa dos Estados Unidos totalmente voltada para a apreciação de bitters e amaros. Aberto em 2011 pelo restaurateur Ravi DeRossi, o local é pequeno, mas possui uma lista de coquetéis inventivos e uma das coleções de bitters mais respeitadas do continente.

O bacana é que o empreendimento abrange uma loja de bitters, que também vende os produtos online.

Amor y Amargo: 95 Avenue A, Nova York, NY 10009, Estados Unidos / Horário de funcionamento: domingo a quinta-feira, das 17h à 0h; sexta-feira e sábado, das 17h à 1h / Sem reservas.