Dia da Pizza: São Paulo continua como a capital nacional das redondas

Capital paulista tem pizzarias entre as melhores do mundo e viu a abertura de 444 novos negócios relacionados à pizza no ano passado, mais do que qualquer outra cidade no país

Pizza Caprese da Bráz, eleita a 4ª melhor pizzaria do mundo em prêmio internacional
Pizza Caprese da Bráz, eleita a 4ª melhor pizzaria do mundo em prêmio internacional Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Prato típico da zona portuária de Nápoles, a pizza, até então um simples disco de massa com molho de tomate, saiu do sul da Itália em direção a São Paulo junto com a segunda leva de imigrantes no país, no início do século 20. Difundida por ambulantes nas portas das fábricas, ela caiu no gosto popular e, desde a década de 1980, tem até uma data para chamar de sua, o Dia da Pizza, celebrado em 10 de julho.

Hoje é praticamente impossível falar da gastronomia da capital paulista sem as suas redondas, tanto que, ano após ano, São Paulo reforça o título de “Capital Nacional da Pizza”. Somente no ano passado, foram abertos 444 novos estabelecimentos relacionados à produção de pizzas na cidade, número que representa cerca de 12,6% de todas as pizzarias abertas no país em 2023, que corresponde a mais de 3.500 negócios.

Ao todo, a cidade soma 4.407 pizzarias, enquanto o número nacional fica na casa das 34.097 pizzarias ativas – um salto de 11,55% quando comparado a 2022 . Os dados são do “Mercado de Pizzarias 2023”, levantamento da Associação Pizzarias Unidas do Brasil (Apubra).

As informações representam, em média, 75% do setor de pizzarias no país e foram extraídas de fontes oficiais do governo, que compreende empresas cadastradas na Receita Federal, em situação ativa, até dezembro de 2023. O estudo não levou em consideração os Microempreendedores Individuais (MEI).

Importante ressaltar que, do número total de pizzarias do estudo, 87,2% são microempresas; 10,9% são empresas de pequeno porte e apenas 1% são sociedade limitada.

Top 10 cidades com mais pizzarias

Além de São Paulo, que sai na frente no número de pizzarias no Brasil, outras capitais aparecem entre as 10 cidades com mais negócios do tipo no país, como Rio de Janeiro e Brasília.

No top 10 elencado pela Apubra aparece ainda Guarulhos, cidade na Região Metropolitana de São Paulo. Confira abaixo o top 10 de cidades brasileiras com mais pizzarias, segunda a Apubra:

  • São Paulo (SP) – 4.407 pizzarias
  • Rio de Janeiro (RJ) – 1.222 pizzarias
  • Brasília (DF) – 777 pizzarias
  • Curitiba (PR) – 679 pizzarias
  • Fortaleza (CE) – 547 pizzarias
  • Belo Horizonte (MG) – 538 pizzarias
  • Salvador (BA) – 427 pizzarias
  • Guarulhos (SP) – 363 pizzarias
  • Porto Alegre (RS) – 325 pizzarias
  • Goiânia (GO) – 319 pizzarias

Pizzarias paulistanas entre as melhores do mundo

Pizzas da QT Pizza Bar
QT Pizza Bar é pizzaria brasileira mais bem colocada entre as 100 melhores do mundo em 2023; negócio apareceu no 51º lugar / Divulgação

Entre as 100 melhores pizzarias do mundo, três delas são brasileiras, todas pertencentes à capital paulista. No ano passado, o guia italiano 50 Top Pizza elegeu a QT Pizza Bar como a mais bem colocada do país, em que a casa na região de Cerqueira César liderada por Matheus Ramos apareceu no 51º lugar.

Em seguida, em 85º lugar, veio A Pizza da Mooca, com duas unidades em São Paulo, que tem à frente o chef Fellipe Zanuto. Por fim, a Leggera Pizza Napoletana, também com duas unidades na capital, figurou na 100ª posição.

São Paulo ainda se sai bem no cenário das 50 melhores pizzarias da América Latina. A edição 2024 do 50 Top Pizza Latin America elegeu 25 pizzarias do Brasil entre as melhores da região, sendo que oito delas ficam na capital paulista. São elas: Leggera Pizza Napoletana (1º lugar); QT Pizza Bar (2º); A Pizza da Mooca (4º); Unica Pizzeria (7º); Veridiana (12º); Carlos Pizza (34º); Di Bari Pizza (41º) e Wilma’s Pizza (48º).

Pizza Caprese da Pizzaria Bráz
Pizza Caprese da Bráz, eleita a 4ª melhor pizzaria artesanal do mundo em prêmio internacional / Divulgação

Em novembro do último ano, o prêmio 50 Top World Artisan Pizza Chains 2023, ranking italiano com curadoria do 50 Top Pizza, também contemplou casas da cidade, com a Bráz, com unidades em São Paulo e também no Rio de Janeiro, sendo a única brasileira entre os 10 primeiros colocados.1900 Pizzeria, com unidades espalhadas por São Paulo, apareceu no 26º lugar.

Por falar nas redondas, você sabe as principais diferenças das pizzas “abrasileiradas” em comparação à versão italiana? Ou ainda as preferências de cada região brasileira na hora de montar os discos? Confira aqui as principais curiosidades da receita tão amada pelos paulistanos e brasileiros.