Onde os chefs comem? Com Matheus Ramos, da QT Pizza Bar, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais são seus restaurantes prediletos

Matheus Ramos é o nome por trás da QT Pizza Bar, pizzaria paulistana entre as melhores do mundo
Matheus Ramos é o nome por trás da QT Pizza Bar, pizzaria paulistana entre as melhores do mundo Carol Demper

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia

Publicitário de formação, o carioca Matheus Ramos começou a cozinhar por acaso depois de queimar algumas lasanhas de micro-ondas e ficar sem o jantar. Após se mudar para São Paulo, a vontade de abrir um negócio próprio cresceu ao mesmo tempo que sentia falta de uma pizzaria com jeitinho de bar na capital paulista.

Estava plantada então a semente da QT Pizza Bar. Em 2019, Matheus deixou de lado a carreira no mercado financeiro para abrir o restaurante nos Jardins, o qual, com apenas quatro anos de trajetória, conquistou a melhor posição para uma pizzaria brasileira no 50 Top Pizza World 2023, premiação italiana que ranqueia as melhores pizzarias artesanais do mundo.

Já na edição de 2024 do prêmio na América Latina, a QT ficou na vice-liderança, enquanto Matheus foi honrado com o título de Pizzaiolo do Ano.

Além de tocar a pizzaria e de preparar novidades para alçar novos voos, Matheus sai pela capital paulista em busca de outras mordidas e compartilha a seguir os seus endereços prediletos para comer bem em São Paulo:

  • Bar da Praça


O Bar da Praça é o lugar onde vou para relaxar. A cerveja é sempre gelada, a caipirinha é gostosa e vale a pena comer tudo o que está no cardápio, desde as entradinhas para beliscar até os pratos principais.

Das entradas, os meus pedidos favoritos são a porção de pastel de queijo e a coxinha. Entre os pratos principais, aposto no filé à parmegiana ou no filé do chef, um mignon à milanesa recheado com catupiry, presunto e muçarela com cobertura de presunto e batata palha. Aos finais de semana, a feijoada no almoço nunca decepciona.

Bar da Praça: Praça Vilaboim, 65 – Higienópolis, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3826-2748 / Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 17h à 0h; sábado e feriados, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 23h. 

  • Adega Santiago

Arroz de Polvo e Churros com Doce de Leite da Adega Santiago
Arroz de Polvo e Churros com Doce de Leite da Adega Santiago / Divulgação

A Adega Santiago é um gastrobar de tapas que serve deliciosas vieiras canadenses e um peixe fresco muito bem-preparado. Já nos dias de frio, os camarões ao alho e a tostada de cabra e jamón serrano fazem as vezes de “comida conforto”.

Como prato principal, o arroz de pato é obrigatório e, para completar a refeição, a dica é o clássico churros de doce de leite.

Adega Santiago: Rua Dr. Melo Alves, 728 – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3061-3323 / Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 23h; sexta e sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 22h.   

  • Restaurante Murakami

Nigiri do Murakami Restaurante, em São Paulo
Criações frescas e minuciosas são assinatura do Murakami, liderado pelo chef Tsuyoshi Murakami / CNN Viagem & Gastronomia

Para mim, não existe restaurante japonês igual ao Murakami. A excelência dos produtos sempre frescos junto da explicação de cada item que chega à mesa tornam a experiência única.

Os pratos autorais e o bom humor da equipe liderada pelo chef Tsuyoshi Murakami completam o combo de qualidade do restaurante, que funciona à la carte no almoço e com diferentes tempos e experiências no jantar.

Vale dizer que a casa nos Jardins acabou de ganhar a primeira estrela Michelin e funciona apenas mediante reserva.

Restaurante Murakami: Alameda Lorena, 1186 – Jardins, São Paulo – SP / Tel.: (11) 97103-1186 (WhatsApp) / Funcionamento: almoço de terça a sábado, das 12h às 15h; jantar de segunda a sábado em dois turnos, às 19h e às 21h30. 

  • Barbacoa

belly rib pururuca barbacoa
Belly rib pururuca do Barbacoa / Henrique Peron

Quando eu morava com meus pais, íamos em churrascarias pelo menos duas vezes por semana. Agora em São Paulo, quando estou com saudade de casa, tento me reconectar fazendo algo que era parte da minha rotina.

Por isso, vou ao Barbacoa do Itaim Bibi, onde os cortes são extremamente bem feitos e o ponto sempre do jeito que o cliente pede. Geralmente acabo não comendo o bufê de frios justamente para deixar protagonismo para a carne, mas o de lá é imperdível.

Barbacoa: Rua Dr. Renato Paes de Barros, 65 – Itaim Bibi, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3078-1126 / Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 12h às 15h e das 18h às 22h30 ; sexta, das 11h30 às 15h e das 18h às 22h30 ; sábado, das 11h30 às 17h e das 19h às 22h30; domingo e feriados, das 11h30 às 17h e das 19h às 22h. Confira outras unidades aqui.   

  • PÃO – Padaria Artesanal Orgânica

Buffet de brunch da PÃO - Padaria Artesanal
PÃO – Padaria Artesanal possui seis unidades na capital paulista e bufê de brunch / Reprodução/Instagram

Visito muito a unidade da PÃO dos Jardins, onde nos fins de semana vou com o meu cachorro para tomarmos um belo café da manhã. Seja o pão de queijo ou o sanduíche de parma, sempre acompanhados de um delicioso suco de laranja, nunca me decepciono.

O atendimento atencioso e a delícia de sentar na varanda e ver a manhã passar lentamente é algo que me inspira, relaxa e dá energia para seguir o dia.

PÃO – Padaria Artesanal Orgânica: Rua Bela Cintra, 1618 – Consolação, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2193-2116 / Funcionamento: segunda a domingo, das 8h às 18h.