Onde comer na Chapada dos Veadeiros: cinco dicas com cozinha do Cerrado

Enquanto paisagens brilham os olhos, restaurantes com comidas típicas são porta de entrada para entender mais sobre a região e os ingredientes típicos do bioma

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia , Chapada dos Veadeiros, Goiás

Além de toda a abundância natural, a Chapada dos Veadeiros também possui joias gastronômicas que são verdadeiros achados pela região. Enquanto as paisagens brilham os olhos, as comidas típicas são uma porta de entrada saborosa para entender mais sobre a própria Chapada e os ingredientes típicos do Cerrado.

Receitas passadas de geração em geração, uso abundante de frutos locais e técnicas que preconizam o fogo podem ser encontradas por aqui com facilidade.

Para experimentar pratos locais e outras empreitadas que fazem releituras com as matérias-primas da região, vale ressaltar que a maioria dos endereços fica em Alto Paraíso de Goiás, cidade que tem em seus limites o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e com estrutura hoteleira.

A seguir, confira 5 endereços de onde comer na Chapada dos Veadeiros, de restaurante no meio da natureza a casa com cortes variados de carnes:

  • Na Mata

Sob comando da chef brasiliense Mara Alcamim, o Na Mata é um dos melhores achados gastronômicos do Centro-Oeste. A chef traz o fogo como protagonista em técnicas que vão da parrilla à defumação.

Situado às margens do rio na Vila de São Jorge, o ambiente aberto em meio às árvores surpreende com brasas ao ar livre com carnes, legumes e frutas que escaldam na lenha. Para começar, a boa pedida é um refrescante Gin Tônica Na Mata, que leva gengibre, gim gaseificado e infusão com açafrão.

Dos pratos, a cremosa polenta com rabada, finalizada na lenha, é viciante, assim como os pastéis de queijo cremosos e as croquetas de costela e pamonha frita do molho de pequi. A dica é se divertir nos acompanhamentos, como a salada de legumes, arroz de banana com especiarias e a boa e tradicional salada de batata.

Tudo isso para acompanhar uma bela costela cozida à baixa temperatura por horas ou o corte premium de bisteca à fiorentina, que vem no ponto perfeito.

Na Mata – Chapada: Espaço Rio da Lua – Próximo ao Raizama – GO-239 – Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás – GO / Tel.: (61) 98177-0678 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: quarta-feira a domingo, das 12h às 18h. 

  • Moringa Gastronomia

Uma das surpresas mais agradáveis na Chapada é também o Moringa Gastronomia, restaurante no caminho da Cachoeira do Segredo, na Vila de São Jorge.

É definitivamente um lugar simples e acolhedor situado em uma casinha simpática “no meio do nada” que nos recepciona com um atendimento especial com preço bom e pratos bem executados.

Entre as escolhas, a dica é a galinhada com pequi e arroz da roça com linguiça e couve crocante, mas há ainda baião de dois, ancho serenado, filé de pirarucu e nhoque de banana da terra. Para sobremesa, vá de crème brûlée de doce de leite. Para finalizar, um crème brûlée de doce de leite arremata muito bem a experiência.

Moringa Gastronomia: Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás – GO (confira endereço aqui) / Horário de funcionamento: quinta a segunda-feira, das 12h30 às 18h.

  • Lobo Guará Bistrô

Em plena Chapada o Lobo Guará Bistrô se destaca por sua cozinha autoral e inventiva. Na área urbana de Alto Paraíso, o restaurante tem mesas e cadeiras inteiras de madeira e até balcão com direito a balanços, mostrando a pegada mais descontraída da casa.

A começar, a carta apresenta drinques refrescantes e releituras, como o Bloody Guava Mary, feito com ketchup de goiaba e finalizado com salsão ou bacon crocante.

Entre os pratos há desde camarão com catupiry empanado artesanalmente; parmegiana de tilápia; cortes nobres, como prime rib e porterhouse; assim como hambúrgueres suculentos.

Lobo Guará Bistrô: Avenida Ary Valadão, Cidade Baixa – Alto Paraíso de Goiás, GO / Tel.: (62) 99826-6791 / Horário de funcionamento: quarta e quinta-feira, a partir das 18h; sexta a domingo, a partir das 13h30.

  • Restaurante L’Alcofa

Massa do restaurante L'Alcofa, na Chapada dos Veadeiros
Pratos do L’Alcofa utilizam ingredientes locais em receitas de sotaques internacionais / CNN Viagem & Gastronomia

Situado dentro da Pousada Inácia, uma das boas escolhas de onde ficar na Chapada dos Veadeiros, o L’Alcofa é também aberto a não-hóspedes e recebe comensais com suas receitas de toque internacional com uso de ingredientes do Cerrado.

Seguindo a decoração rústica encontrada na pousada, o local  serve uma cozinha diversa pautada sob o fundamento de carnes, aves, peixes e massas. O chef tem base italiana e executa receitas com sabores, aromas e uso de ingredientes da região, como as massas com aroma de pequi. Um dos exemplos é o tagliatelle de pequi com quiabo corante e galinha caipira; ou ainda o risoto al nero com tentáculos de polvo.

A adega também é bem elogiada e uma das mais completas da região, já que disponibiliza uma gama de vinhos, incluindo uma coleção com variados rótulos franceses.

Restaurante L’Alcofa: Pousada Inácia, Rodovia GO-118 KM 159, Fazenda Almecegas, Alto Paraíso de Goiás – Goiás, Brasil / Tel.: 62) 99908-0895 / Horário de funcionamento: todos os dias, do café da manhã ao jantar. 

  • Sintropia

Mais do que um restaurante, o Sintropia é um espaço multicultural que conta com lojas, cafeteria, shows e bar. Situado na avenida principal da cidade, o local serve um cardápio plant based, em que grande parte dos ingredientes são orgânicos e agroflorestais, como as hortaliças de fazenda das redondezas.

Até o pão não escapa: é artesanal e familiar, de fermentação natural prolongada com farinhas orgânicas brasileiras moídas a pedra por empresas de agricultura familiar. Do cardápio, estão entre as opções toasts de abacate, coxinha de jaca, pastel de cajuí e cumbucas com frutas.

Não é difícil encontrar por ali produtinhos de pequenos produtores, como chocolates, e também agito com festas, como uma edição de forró.

Sintropia: Avenida Ary Ribeiro Valadão Filho, Qd. 23 Lt. 01 Setor Central, Alto Paraíso de Goiás – GO / Tel.: (62) 99606-1105 / Horário de funcionamento (do espaço): todos os dias, das 11h às 23h.

Tópicos