Onde comer no centro de Mendoza: 5 restaurantes na capital do vinho argentino

Não são apenas os restaurantes em vinícolas que fazem sucesso em Mendoza: casas no centro da cidade também trabalham muito bem com insumos típicos argentinos

Comensais podem se acomodar no jardim da antiga vinícola do Restaurante 1884, de assinatura de Francis Mallmann
Comensais podem se acomodar no jardim da antiga vinícola do Restaurante 1884, de assinatura de Francis Mallmann Reprodução/Instagram

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Mendoza, Argentina

Além de ser a capital do vinho na Argentina, Mendoza é sinônimo de boa gastronomia. Mas não são apenas os restaurantes em vinícolas que merecem estar no seu roteiro: o centro da cidade também oferece opções que entregam experiências autênticas, tendo as carnes argentinas e os vinhos das principais regiões produtoras como protagonistas dos menus.

As casas listadas a seguir trabalham com o ritmo da sazonalidade, em que ingredientes das redondezas são transformados em pratos saborosos e, claro, ficam ainda melhores acompanhados de rótulos da província.

Confira a seguir 5 sugestões de onde comer bem no centro da cidade de Mendoza:

  • 1884 Restaurante

Francis Mallmann é um ícone da gastronomia argentina e nome de peso quando o assunto é a brasa. E é nos arredores da cidade de Mendoza que ele assina uma “cozinha de fogos” no 1884, restaurante em que serve desde as clássicas empanadas até suculentos cortes de carne.

De cardápio enxuto, a casa trabalha com menu em etapas, em que as carnes chegam em peças altas e os assados se estendem a peixes, cordeiro e legumes. Como é de se esperar, a carta de vinhos é uma das melhores da cidade.

O restaurante fica em uma antiga vinícola, cenário ideal para um jantar romântico. Há ainda mesas ao ar livre no jardim, em que os comensais aproveitam a refeição com vista para as tradicionais grelhas e chapas.

1884 Restaurante: Av. Belgrano 1188, M5501 Godoy Cruz, Mendoza, Argentina / Tel.: +54 9 2617 59-0022 / Horários de funcionamento: terça a domingo, reservas das 19h às 21h / Reservas via site.

  • Abrasado

A Los Toneles é uma vinícola urbana próxima ao centro de Mendoza, no departamento de Guaymallén. O Abrasado é o restaurante do local, em que o foco são as carnes argentinas. A especialidade, porém, vai além: o coração do menu são as carnes maturadas a seco – tome como exemplo ojo de bife e o T-bone.

Assim, com o processo de maturação, é possível apreciar uma carne com mais sabor, maciez, textura e suculência. As entradas não ficam atrás e há desde embutidos caseiros até tartare de angus, ceviche de peixe e provolone grelhado.

Trabalha com menu à la carte ou degustações em três e cinco tempos.

Abrasado (Bodega Los Toneles): Av. de Acceso Este, Lateral Norte 1360, Nueva Ciudad 5519, Guaymallén, Mendoza, Argentina / Horário de funcionamento: terça a domingo, das 12h às 14h30, e terça a sábado, das 19h às 22h30 / Reservas via site.

  • Centauro Restaurante


Novidade em Mendoza, o Centauro tem o chef Diego Tapia por trás da empreitada situada no coração da cidade, a qual nasceu como um projeto gastronômico que se propõe a reinterpretar a comida de Mendoza.

Para tanto, a identidade do território é trabalhada a partir de sabores e texturas de ingredientes que provêm do norte, sul e do centro da província. Os menus são sazonais e funcionam como um mapa de produtores e produtos. À mesa, os comensais podem ser servidos com pão caseiro, patês, hummus, carne picada, truta curada, tartare, kreplach, pastrami de cabra e ojo de bife.

A carta de vinhos não fica de fora do conceito e entrega ao cliente uma experiência que mescla rótulos clássicos de Mendoza com outros nomes não tão conhecidos, mas que valem a prova.

Centauro Restaurante: Perú 1156, Mendoza, Argentina / Tel.: +54 261 667-4103 / Horário de funcionamento: segunda-feira a domingo, das 19h à 1h / Reserva via site.

  • Anna Bistró

Salão do Anna Bistró, em Mendoza
Salão do Anna Bistró, em Mendoza; restaurante também conta com jardim ao ar livre / Reprodução/Instagram

O Anna Bistró tem empreendedores franceses por trás do negócio, o que adiciona uma pitada de técnicas e influências do país europeu em plena capital do vinho argentino. Com mesas no jardim arborizado, no terraço e no salão, o restaurante serve pratos principais que vão de criações com vitela a tartare, mousaka de cordeiro, peixes e, claro, cortes como entraña e ojo de bife.

Comandado pelo chef Alejandro Galliski, o local ainda apresenta uma extensa carta de drinques e destilados. A casa fica aberta o dia inteiro, com serviço de café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.

Anna Bistró: Av. Juan B. Justo 161, M5500 Mendoza, Argentina / Tel.: +54 9 261 579-0000 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h à 1h.

  • Azafrán

O Azafrán se propõe a fazer o que chama de “nova cozinha”, em que busca transformar ingredientes locais em sabores e texturas que desafiam o convencional.

Liderado pelo chef Sebastian Weigandt, o local começou como uma delicatéssen e passou a atender comensais em um ambiente rústico sofisticado.

Cordeiro, cabrito, peixes, frutos do mar e legumes são algumas das opções que chegam à mesa, em que a casa trabalha com cardápio de temporada e também experiência de três ou quatro tempos, com serviço opcional de harmonização, em que os rótulos compreendem diferentes terroirs da Argentina, indo de Salta até as melhores vinícolas de Mendoza.

Azafrán Restó: Sarmiento 765, Mendoza, Argentina / Tel.: +54 261 429-4200 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 19h às 22h30 / Reservas via site.