Onde comer pizza em Roma? Daniela Filomeno indica 5 pizzarias
Cidade Eterna tem endereços para diferentes ocasiões e perfis - o que não falta são boas opções tanto no centro quanto fora do eixo turístico
Uma das primeiras coisas que surgem na ponta da língua quando nos referimos à Itália é uma receita amada no mundo inteiro: a pizza. Sabemos que Nápoles é o berço da pizza moderna, mas Roma também tem a sua fatia de prestígio.
No início de setembro, Nápoles foi mais uma vez palco para o "Oscar" da redonda, o 50 Top Pizza World, que elege as melhores pizzarias do mundo. Entre os mais de 100 endereços da seleção, tivemos a alegria de festejar a Leggera Pizzeria Napoletana, de São Paulo, no terceiro lugar. A Ferro e Farinha (RJ), QT Pizza Bar, A Pizza da Mooca, Unica Pizzeria e a Veridiana (SP) também entraram para a venerada lista.
Além das brasileiras e napolitanas, pizzarias romanas constam no ranking. Como Roma é uma das portas de entrada para o turismo internacional no país da bota, vale sanar a dúvida: onde comer pizzas em Roma?
Seja para um almoço entre um ponto turístico e outro ou para um jantar com os amigos, destaco abaixo cinco restaurantes em Roma, de diferentes perfis, que servem pizzas caprichadas. Eles nos lembram que, além da história bem preservada, a cidade conquista pela gastronomia inigualável.
Quer mais opções de onde comer? Confira meus restaurantes prediletos e assista ao CNN Viagem & Gastronomia dedicado à Cidade Eterna e arredores.
5 lugares para comer pizza em Roma:
180Grammi Pizzeria Romana
Apesar de afastada do núcleo turístico, a 180Grammi vale a viagem. Próxima do sítio arqueológico de Villa Gordiani, no bairro de Centocelle, a pizzaria é uma das mais celebradas da capital italiana desde a abertura, em 2018. Aqui, a pizza romana clássica chega à nossa mesa fina e crocante, com menu dividido entre sabores à base de molho de tomate ou branco.
Além das pedidas clássicas, como pomodoro, marinara, margherita e capricciosa, o cardápio aposta em criações mais autorais. É o caso da "Tomatero", uma ode ao tomate: leva molho de tomate assado, tomate confitado, tomate datterino marinado, emulsão de manjericão e molho aioli. Outro exemplo é a "Grosso guaio a China Town", com tomate com anis e cardamomo, camarão, carne de porco desfiada marinada em bisque, especiarias chinesas, tofu cremoso, yuzu e coentro.
Com ingredientes de produtores locais e execuções simples - mas não menos elevadas - a ideia do pizzaiolo Jacopo Mercuro era "desencadear um renascimento da pizza romana". Tem dado certo, já que a casa aparece no 13º lugar entre as melhores pizzarias da Itália e na 33ª colocação no ranking mundial.
180Grammi Pizzeria Romana: Via Genazzano, 32 - 00177 Roma, Itália / Horário de funcionamento: todos os dias, das 19h à 0h; exceto às terças-feiras / Reservas via site.
Brucio - La Romana
Bem no coração de Roma, a pouquíssimos passos do Panteão, a Brucio nos serve uma autêntica pizza romana, daquelas de massa superfina e crocante, como manda a tradição, além de bordas bem baixas e um pouco queimadinhas. As pizzas podem ser vermelhas ou brancas e partem de 10 euros (R$ 62).
Entre as opções, há desde as tradicionais infalíveis, como margherita, marinara, napoli, amatriciana e carbonara, como a Crostino, que leva prosciutto, fior di latte e orégano; e a Guanciale e Pomodoro, com guanciale, provolone defumado, queijo de cabra e tomates secos.
Outras escolhas são a Tonara, que tem base de fior di latte com cubos de atum, queijo stracchino, maionese de frutas vermelhas, raspas de limão e cebolinha; e a Vegana a Colori, que tem uma base cremosa de batata roxa e leva caponata de legumes, tomates-cereja e batatas roxas crocantes. Mas nem só de pizzas vive a Brucio: pratos tradicionais e romanos, incluindo tonnarello cacio e pepe, rigatoni alla amatriciana e carbonara e fettuccine al ragù, estão no cardápio.
Brucio - La Romana: Piazza delle Coppelle, 8 - 00186 Roma, Itália / Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 19h às 23h30; sábado, das 19h às 2h; domingo, das 19h às 23h30 / Reservas via site.
Da Francesco

Na Piazza del Fico, descendo a Piazza Navona, a Osteria Da Francesco é um dos meus restaurantes prediletos na Cidade Eterna. Aberto na década de 1950, o local honra a cidade - e o país - com pratos clássicos, que incluem saltimboca alla romana e o delicioso fettuccine alla gricia com trufa negra.
Se o "primi" e o "secondi piatti" já valem a parada para um almoço caprichado, as pizzas também não ficam para trás. As redondas saem do forno a lenha e chegam à mesa crocantes, das vermelhas às brancas e da margherita até a de quatro queijos.
Entre os itens, aparecem ainda a que leva muçarela de búfala DOP da Campânia e trufa negra da Úmbria; a que combina muçarela e jamón ibérico; ou a que mistura bresaola, rúcula e lascas de parmesão.
Da Francesco: Piazza del Fico, 29 - 00186 Roma, Itália / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h30 às 23h30 / Reservas via site.
PummaRe

Quem visita o Vaticano tem uma boa opção de pizzaria a apenas algumas ruas atrás da cidade-estado. No bairro de Prati fica a PummaRe, que se dedica às pizzas napolitanas. A casa tem um terraço ao ar livre que cai bem nas noites de calor.
Todas as pizzas estão disponíveis com massa clássica, integral, moída em pedra, multigrãos e sem glúten. Uma das opções é a DOP, que leva tomates San Marzano, muçarela de búfala DOP da Campânia, manjericão e azeite extravirgem. A Casertana está entre as especiais, com salame picante, provola defumada, abobrinha, ricota de búfala e flocos de ricota de ovelha.
PummaRe: Via Andrea Doria, 41 - 00192, Roma, Itália / Horário de funcionamento: almoço de segunda a sexta, das 12h30 às 15h30; jantar todos os dias, das 19h30 às 23h, com exceção das sextas e dos sábados, com abertura até 23h30.
Rossopomodoro
Quando em Roma, experimente as pizzas romanas, mas não se esqueça das napolitanas, que são populares no mundo todo. Para isso, a Rossopomodoro pode ajudar. Trata-se de uma rede com duas unidades no centro, ou seja, estrategicamente posicionadas para aquela paradinha rápida e saborosa que tanto precisamos.
As clássicas estão garantidas no menu junto de outras criações, como a Linguiça e Friarelli, com provola defumada, linguiça napolitana e brócolis da Campânia; e a Mortadela e Trufa, que leva provola defumada, creme trufado, Mortadela Bologna IGP, pesto e pedacinhos de pistache. Uma das novidades é a Burrata e Fiori di Zucca, com creme de abobrinha, burrata da Puglia, anchovas e chips de beterraba.
As unidades do centro ficam na Piazza Colonna (do ladinho da Via del Corso) e no Largo di Torre Argentina, mas se você estender a viagem, saiba que há lojas também em Milão, Palermo e em Nápoles.
Rossopomodoro (Largo di Argentina): Largo di Torre Argentina, 1 - 00186 Roma, Itália / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h.
Rossopomodoro (Galleria Alberto Sordi): Galleria Alberto Sordi, Piazza Colonna - Roma, Itália / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h.


