Onde levar turistas em São Paulo? Gastrodeias indica 10 endereços

Um guia com restaurantes, bares e vida noturna para mostrar o melhor da capital paulista

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Onde levar um turista em São Paulo? Confira dicas de restaurantes, bares e baladas
Onde levar um turista em São Paulo? Confira dicas de restaurantes, bares e baladas  • Foto de Vanessa Bumbeers na Unsplash
Compartilhar matéria

Quando o assunto é mostrar São Paulo a um turista, uma pergunta inevitável surge: por onde começar em uma cidade tão grande, diversa e em constante movimento? Entre clássicos indispensáveis, novidades que aparecem toda semana e endereços que só quem vive a capital conhece, escolher bem é parte da experiência e define qual São Paulo o visitante vai levar na memória.

Para ajudar nessa missão, convidamos Andrea Schwarz, criadora do perfil @gastrodeias, que vive São Paulo de perto e traduz seu olhar apurado e antenado nas redes sociais, onde compartilha o que há de mais bacana na cidade e também pelo mundo. A seguir, ela indica 10 endereços que levaria um turista para apresentar São Paulo.

A seleção passa por restaurantes que traduzem a diversidade gastronômica paulistana, bares que revelam a cidade no balcão, do boteco à alta coquetelaria, e também pela noite, quando música, pessoas de diferentes tribos e atmosferas se encontram. Um roteiro que mostra São Paulo como ela é: intensa, criativa e impossível de resumir em um só lugar.

Restaurantes para levar um turista em São Paulo:

Para começar, escolhi quatro restaurantes que, juntos, ajudam a traduzir a diversidade gastronômica de São Paulo. Cada um representa uma culinária diferente e revela como a cidade se construiu, e segue se reinventando, a partir do encontro entre culturas, técnicas e histórias à mesa.

  • Omakase de Carnes do Varanda Dinner

Flat Iron com molho oriental é uma das etapas do omakase do Varanda D.inner • Henrique Peron
Flat Iron com molho oriental é uma das etapas do omakase do Varanda D.inner • Henrique Peron

Neste omakase, quem brilha são as carnes, e não apenas as bovinas. Sem dúvida, é uma das experiências gastronômicas mais diferentes e deliciosas de São Paulo. O chef Fabio Lazzarini conduz o jantar apresentando diferentes cortes, enquanto combina técnicas, ingredientes e sabores orientais de forma precisa e surpreendente.

Varanda D.inner: Rua Prudente Correia, 432 - Jardim Europa - São Paulo/SP / Tel.: (11) 3039-6500 | Horário de funcionamento: terça a sábado, das 19h às 22h / Mais informações no Instagram.

  • Aiô

Aiô Restaurante, na Vila Mariana, oferece pratos criativos e lotados de temperos, técnicas e insumos trazidos diretamente de Taiwan • Nani Rodrigues
Aiô Restaurante, na Vila Mariana, oferece pratos criativos e lotados de temperos, técnicas e insumos trazidos diretamente de Taiwan • Nani Rodrigues

Nunca deixaria de levar alguém ao Aiô, um dos meus restaurantes preferidos em São Paulo. Com foco na cozinha taiwanesa, o endereço apresenta sabores pouco óbvios para o público brasileiro, equilibrando técnica, textura, delicadeza e muita criatividade. É o tipo de restaurante ideal para surpreender qualquer paladar.

Aiô Restaurante: R. Áurea, 307, Vila Mariana - São Paulo - SP / Tel.: (11) 5083-4778 / Funcionamento: terça a sábado, das 19h às 23h / Reservas: pelo aplicativo Get In / Mais informações no Instagram.

  • Yorimichi Izakaya

Yorimichi Izakaya • Acervo pessoal Andrea
Yorimichi Izakaya • Acervo pessoal Andrea

Inspirado nos bares japoneses, o Yorimichi traduz o espírito do izakaya tradicional: comida para compartilhar e clima informal. Espetinhos, frituras, caldos e receitas reconfortantes revelam um Japão cotidiano, menos turístico e mais autêntico, daqueles que só quem conhece a cidade costuma frequentar.

Yorimichi Izakaya: R. Otávio Nébias, 203 - Paraíso - São Paulo - SP / Tel.: (11) 3052-0029 / Funcionamento: segunda a domingo, das 17h30 às 22h30. Não abre aos domingos / Reservas pelo aplicativo Get In / Mais informações no Instagram.

  • Cozinha dos Ferrari

Cozinha dos Ferrari • Acervo pessoal Andrea
Cozinha dos Ferrari • Acervo pessoal Andrea

Comida italiana não poderia faltar nesse roteiro, e poucos bairros representam tão bem essa herança em São Paulo quanto a Mooca. A Cozinha dos Ferrari aposta em receitas de família, massas bem executadas e um ambiente informal que valoriza a tradição. Um daqueles lugares em que a gente entra e se sente imediatamente na casa da nonna.

Cozinha dos Ferrari: R. Tobias Barreto, 1467 - Mooca - São Paulo - SP / Tel.: (11) 98724-8384 / Funcionamento: quinta e sexta, das 12h às 16h30, e sábado e domingo, das 12h às 18h. Não abre de segunda a quarta / Mais informações no Instagram.

Bares para levar um turista em São Paulo

Se São Paulo se expressa à mesa, ela também se revela no balcão. Para esta etapa da lista, escolhi quatro bares que traduzem diferentes estilos, linguagens e momentos da cidade. Do boteco clássico à alta coquetelaria, passando por endereços onde arte e coquetéis autorais caminham juntos, são lugares que ajudam a entender como São Paulo bebe, cria e se diverte.

  • Coda

Alê D`Agostinho, nome à frente do Coda • Divulgação
Alê D`Agostinho, nome à frente do Coda • Divulgação

Para uma noite elegante e precisa, o Coda é um dos grandes representantes da alta coquetelaria em São Paulo. Alê D’Agostino é um dos nomes mais importantes da cena de bares da cidade e, neste seu trabalho autoral, coquetéis, cozinha, música e ambiente conversam no mesmo tom, com equilíbrio e personalidade.

Coda: Rua Barão de Tatuí, 223, Vila Buarque - São Paulo - SP / Funcionamento: terça a quinta, das 18h às 0h, sexta e sábado, das 17h à 1h. A cozinha encerra 1h antes do fechamento da casa / Mais informações no Instagram.

  • Bar do Luiz Fernandes

Bar do Luiz Fernandes • Acervo pessoal Andrea
Bar do Luiz Fernandes • Acervo pessoal Andrea

O templo da botecagem paulistana não poderia ficar de fora. Petiscos bem feitos, cerveja sempre gelada, batidinhas clássicas e um belo balcão de acepipes se espalham por um ambiente amplo e extremamente descontraído. Um bar raiz, daqueles que representam São Paulo com orgulho.

Bar do Luiz Fernandes: R. Augusto Tolle, 610 - Mandaqui - São Paulo - SP / Tel.: (11) 2976-3556 / Funcionamento: quarta a sexta, das 16h às 00h; sábado, das 12h às 21h; domingo, das 12h às 19h. Não abre às segundas e terças / Mais informações no site.

  • Água e Biscoito

Bar Água e Biscoito, na Barra Funda • Andrea Schwarz
Bar Água e Biscoito, na Barra Funda • Andrea Schwarz

Esse é para uma noite animada no coração da Barra Funda. Poucos lugares para sentar, muita gente estilosa em pé na calçada e em volta das mesinhas, além de DJs tocando músicas animadas. Para beber, uma ótima seleção de vinhos e coquetéis bem executados, sem firulas.

Água e Biscoito: R. Dr. Sérgio Meira, 120 - Barra Funda - São Paulo - SP / WhatsApp.: (11) 91717-5545 / Funcionamento: segunda, quinta e sexta, das 18h às 00h; sábado, das 14h às 00h; e domingo, das 14h às 22h. Não abre de terça e quarta / Mais informações no Instagram.

  • Espaço Zebra

Espaço Zebra comandado por Neli Pereira • Acervo pessoal Andrea
Espaço Zebra comandado por Neli Pereira • Acervo pessoal Andrea

Aqui a ideia é fugir do óbvio. Na minha opinião, um dos bares mais interessantes de São Paulo. No andar de cima, funciona a galeria de arte de Renato Larini, com exposições que mudam periodicamente. No andar de baixo, o bar comandado por Neli Pereira, uma das maiores mixologistas do país, chama atenção pelo herbário com infusões de ervas e plantas brasileiras usadas na criação dos coquetéis.

Espaço Zebra: Rua Major Diogo, 237 - Centro - São Paulo - SP / WhatsApp.: (11) 91653-3120 /  Funcionamento: sexta e sábado, das 19h às 00h / Mais informações no Instagram.

Onde levar um turista para ouvir boa música e dançar

Não dá para falar de São Paulo sem mencionar a noite. Ignorar esse capítulo seria deixar a cidade incompleta. Por isso, cito dois endereços onde música, energia e pessoas se encontram em cenários que fazem a gente se apaixonar ainda mais pela capital.

  • Balsa

Balsa, rooftop no centro de SP • Acervo pessoal Andrea
Balsa, rooftop no centro de SP • Acervo pessoal Andrea

Um rooftop charmoso no centro histórico de São Paulo. Não fica nas alturas, mas oferece uma vista bonita, cercada por prédios históricos e grafites. A música é sempre boa, a pista costuma ser animada e o bar tem uma decoração cheia de detalhes e estilo.

Balsa: Capitão Salomão, 26 - Centro Histórico de São Paulo - São Paulo - SP / Funcionamento: quarta a sexta, das 18h às 00h; sábado, das 15h às 23h; e domingo, das 15h às 21h / Ingressos no site.

  • Formosa Hi-Fi

Andrea no Formosa Hi-Fi, no centro de São Paulo  • Acervo pessoal Andrea
Andrea no Formosa Hi-Fi, no centro de São Paulo  • Acervo pessoal Andrea

Também no centro histórico, o Formosa Hi-Fi é um bar de audição com sistema acústico impecável. DJs e curadores musicais apresentam suas coleções de vinil em um projeto visual impressionante, no qual as luzes do teto acompanham o ritmo da música. Difícil sair sem se impressionar.

Formosa Hi-Fi: Viaduto do Chá - Centro Histórico de São Paulo - São Paulo - SP / Reservas: via aplicativo Get In / Funcionamento: terça e quarta, das 19h às 00h; quinta, das 19h à 1h; e sexta e sábado, das 19h às 2h / Mais informações no Instagram.

Quem é Andrea Schwarz?

Andrea Schwarz, nome à frente do perfil GastroDeias • Acervo pessoal
Andrea Schwarz, nome à frente do perfil GastroDeias • Acervo pessoal

Andrea Schwarz, 42 anos, é apaixonada por São Paulo, confeiteira e responsável pelo perfil @gastrodeias, onde faz uma curadoria cuidadosa de conteúdos de gastronomia. Sempre em busca de novas descobertas pela cidade, compartilha as melhores dicas de lugares e sabores para quem quer fugir do óbvio.

 

Acompanhe Gastronomia nas Redes Sociais