Onde os chefs comem? Com Diego Carrilho, do Empório Pata Negra, em SP

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna, eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Diego Carrilho lidera a cozinha e o marketing do Empório Pata Negra, no Ipiranga, em São Paulo
Diego Carrilho lidera a cozinha e o marketing do Empório Pata Negra, no Ipiranga, em São Paulo Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo

O interesse de Diego Carrilho pela charcutaria começou com um emprego de atendente na seção de frios de um supermercado. A função abriu portas na Ceratti, tradicional fabricante de frios, onde trabalhou por 12 anos.

Foi neste período que entrou em contato com presuntos curados, como pata negra e parma, que logo viraram sua paixão. Em 2014, partiu para a Espanha e aprendeu mais sobre a produção e a cultura dos jamones.

Após formação em marketing e em gastronomia, hoje o profissional é chef na cozinha do Empório Pata Negra, no Ipiranga, que funciona também como um bar de tapas. Na casa, ele faz uma curadoria dos presuntos curados e de outros alimentos gourmet para os clientes.

Mas, além de garantir os melhores cortes e produtos, Diego também experimenta outros sabores pela cidade e compartilha abaixo seus endereços favoritos para comer bem em São Paulo:

  • Sushi Vaz

O Sushi Vaz oferece uma experiência autêntica da culinária japonesa, enfatizando a tradição do sushi com um toque contemporâneo. Os ingredientes de alta qualidade são apenas o início de uma gastronomia memorável. O serviço é atencioso e detalhista, garantindo que cada visita seja mais do que uma refeição, mas sim uma celebração de sabores e técnicas.

No balcão, onde é servido o omakase, podemos observar de perto a destreza e o cuidado do chef Wdson Duarte Vaz na preparação do sushi. Esse contato visual agrega valor à experiência, permitindo uma apreciação mais profunda da arte. A simpatia e a abertura do chef para compartilhar pensamentos sobre cada prato deixa tudo mais enriquecedor e acolhedor.

Sushi Vaz: unidades na Alameda Santos e em Pinheiros. Confira endereços, telefones e horários no Instagram

  • Cozinha dos Ferrari


O restaurante na Mooca é um verdadeiro refúgio de conforto e sabor, que evoca aquela sensação calorosa de almoços de domingo. A atmosfera é vibrante e acolhedora, com uma “bagunça” charmosa e convidativa.

A informalidade é um dos charmes, criando um espaço onde nos sentimos em casa. A comida, meticulosamente preparada, reflete essa mesma qualidade, com pratos de sabores autênticos e únicos da cozinha italiana e brasileira.

A Cozinha dos Ferrari serve mais que comida ao criar experiências: digo que o restaurante consegue transformar uma refeição simples em um momento de celebração e alegria.

Cozinha dos Ferrari: Rua Tobias Barreto, 1467 – Mooca, São Paulo – SP / Tel.: (11) 98724-8384 / Horário de funcionamento: quinta e sexta-feira, das 12h às 16h; sábado e domingo, das 12h às 18h. 

  • Borgo Mooca


O Borgo é uma verdadeira joia gastronômica para quem busca renovação e inspiração culinária. Ele se destaca pela habilidade em surpreender os clientes com sabores marcantes e combinações criativas, sendo um destino ideal para os amantes da boa cozinha.

Com menu sazonal, a cada visita o restaurante apresenta um leque de sabores inovadores, perfeitamente harmonizados, refletindo uma culinária sofisticada e acessível.

Um destaque especial vai para o bar localizado no subsolo. O espaço, com atmosfera envolvente e seleção impressionante de bebidas, é perfeito para um esquenta antes do jantar.

Borgo Mooca: Rua Barão de Tatuí, 302 – Santa Cecilia, São Paulo – SP / Tel.: (11) 97574-3213 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 12h às 15h30 e das 19h às 22h30. 

  • Di Bari Pizza

A pizzaria me conquista não só pela proximidade, mas também pela qualidade de suas redondas. A margherita é aclamada por um bom motivo: a combinação da massa de longa fermentação com ingredientes de produtores artesanais cria uma experiência de sabor incomparável.

Cada ingrediente é escolhido com cuidado, o que reflete um respeito pela arte da pizza. O ambiente da casa no Ipiranga é outro forte: descontraído e animado, é perfeito para desfrutar de uma refeição relaxante e prazerosa.

Além disso, o segundo andar abriga um bar que serve drinques bem preparados e que, junto das deliciosas entradas, complementa a experiência gastronômica da pizzaria.

Di Bari Pizza: Rua Bom Pastor, 1496 – Ipiranga. São Paulo – SP / Tel.: (11) 2591-0208 / Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 18h às 23h. 

  • Bar do Luiz Nozoie

O Bar do Luiz Nozoie é um verdadeiro achado na Zona Sul, um boteco essencial na rotina de quem aprecia um ambiente autêntico e acolhedor. Tornou-se ponto de encontro para iniciar a semana com a energia renovada, reunindo amigos todas as segundas.

À primeira vista, o bar pode parecer despretensioso, sem os requintes de estabelecimentos modernos, mas essa simplicidade é exatamente o que dá charme ao local. O verdadeiro valor do bar se revela em qualquer um dos petiscos: cada item reflete o cuidado e a tradição que a família Nozoie dedica à gastronomia de boteco. Aqui, o que brilha é a comida honesta, saborosa e cheia de caráter.

É mais do que um simples boteco; é uma instituição na comunidade e onde memórias são criadas e compartilhadas.

Bar do Luiz Nozoie: Avenida do Cursino, 1210 – Bosque da Saúde, São Paulo – SP / Tel.: (11) 5061-4554 / Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 17h30 às 22h; sábado, das 12h às 17h; fechado aos domingos e feriados.