Onde os chefs comem? Com Francisco Pinheiro, do Pé de Fava, em São Paulo

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Francisco Pinheiro compartilha seus locais prediletos em São Paulo
Chef Francisco Pinheiro compartilha seus locais prediletos em São Paulo Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo

O chef Francisco Pinheiro tem mais de 20 anos de experiência e ficou conhecido por ter sido finalista no programa Masterchef Profissionais e ex-participante do Mestre do Sabor.

Além dos programas televisivos, a vivência em cozinhas nacionais e internacionais é grande: já passou pelo Attimo, onde conquistou uma estrela Michelin, Bar Número, Ilha das Flores e Mez.

Hoje, ele está no comando da cozinha do Pé de Fava, que valoriza ingredientes nacionais frescos e apresenta um cardápio de comida brasileira com sotaque nordestino.

Confira a seguir os locais mais frequentados pelo chef quando está longe da cozinha, em que dá preferência para casas na Zona Leste da capital paulista:

Santo Colomba

Chef Alencar está à frente do tradicional Santo Colomba / Divulgação

O restaurante de comida italiana é comandado pelo chef José Alencar de Souza, que tenho anos de amizade. Apesar da especialidade, só vou lá para comer o arroz de bacalhau feito na hora dentro de uma panela de barro, modelo feito no Espírito Santo.

O chef Alencar também sempre frita um ovo com a gema mole como um gesto de carinho – mas o acompanhamento não está presente no cardápio. Frequento o restaurante há mais de 10 anos, mas sempre peço o mesmo prato.

Alameda Lorena, 1157 – Jardim Paulista, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3061-3588 / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado das 12h às 15h e das 19h às 23h; domingos das 12h às 16h. 

Bar Zero Grau

Aos sábados, das 12h às 17h, o Zero Grau serve seu tradicional buffet de feijoada completa, que é fantástica!

Digo que é minha feijoada preferida na cidade. Vale lembrar que, além do Tatuapé, o bar também conta com unidade na Mooca.

Unidade Tatuapé: Rua Azevedo Soares, 614 – Tatuapé, São Paulo – SP / Tel.: (11) 4305-9790 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira das 12h às 23h; sexta e sábado das 12h à 1h e domingo das 12h às 22h. 

Daiki Sushi

Dupla de ikura do Daiki, restaurante japonês na Vila Mariana / Luis Vinhão

O restaurante de comida da japonesa tem uma entrada com o mesmo nome da casa que adoro e, geralmente, já peço duas ou três porções para começar a degustação.

A entrada é um tempurá de shissô com um tartar de atum em cima – parece uma “bolachinha grande” e é maravilhoso. Também sou fã de outras iguarias, como os sushis de ikura, toro, entre outros.

Largo Senador Raul Cardoso, 40 – Vila Mariana, São Paulo – SP / Tel.: (11) 5082-4068 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira das 12h às 15h e das 19h às 23h; sexta e sábado das 12h às 15h e das 19h às 23h30; domingo das 12h às 16h.  

Almanara

Arroz com lentilha do Almanara
Arroz com lentilha do Almanara/ Reprodução/Instagram

É o restaurante de comida árabe que sempre vou para comemorações quando termino ou fecho um negócio.

O padrão de qualidade do Almanara é fantástico! Há uma série de restaurantes da marca na capital paulista, mas gosto de frequentar a unidade dentro do Shopping Anália Franco, na Zona Leste.

Shopping Anália Franco – Avenida Regente Feijó, 1739 – Vila Regente Feijó, São Paulo – SP / Tel.: (11) 2076-0939 / Horário de funcionamento: todos os dias das 11h às 23h.

Bar Quintal da Mooca

O Quintal da Mooca é comandado pelos cearenses Didi e Chiquinho, que são muito legais e solícitos. Além de terem um atendimento excelente, eles servem um steak tartare preparado na mesa que é muito elegante.

É um ótimo local para ir à noite com os amigos para relaxar.

Rua Lituânia, 454 – Alto da Mooca, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3807-6371 / Horário de funcionamento: terça a sexta das 17h à 1h; sábado das 13h à 1h; domingos e feriados das 12h às 20h.