Onde os chefs comem? Com Monique Gabiatti, do Polvo Bar, no Rio

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

A chef Monique Gabiatti, nome por trás do Polvo Bar e do Belisco, ambos em Botafogo
A chef Monique Gabiatti, nome por trás do Polvo Bar e do Belisco, ambos em Botafogo Tais Barros

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Rio de Janeiro, RJ

Sergipana de alma carioca, a chef Monique Gabiatti começou a carreira em 2008 à frente do buffet que leva seu nome. Graduada em gastronomia e nutrição, ela tem uma série de influências na cozinha, como a especialização em carnes vermelhas que fez na Argentina e, claro, todo sabor do mar após ter crescido no litoral nordestino.

O reconhecimento veio ao trabalhar com celebridades e pela participação da 2ª edição do MasterChef Profissionais, mas também com a passagem em restaurantes de renome, como os antigos Olympe, de Claude Troisgros, o Bottega del Vino e o hotel boutique Casa Mosquito.

Hoje, Monique é chef e sócia do Belisco Bar de Vinhos e do Polvo Bar, ambos em Botafogo. O Belisco segue uma proposta mais intimista, com pratos para serem compartilhados e mais de 100 rótulos à escolha dos comensais. Já o Polvo, inaugurado no ano passado, oferece atmosfera mais descontraída, onde “comida boa, louça barata e chope gelado” reinam, como diz o slogan.

Fora de suas cozinhas, Monique também experimenta outros sabores e compartilha abaixo seus endereços prediletos na Cidade Maravilhosa, assim como os pratos que mais gosta em suas duas casas:

  • Sushi Vaz

Já conhecido pela qualidade em São Paulo, com unidades em Pinheiros e na Alameda Santos, o Sushi Vaz chegou no Rio no ano passado com um balcão de oito lugares no Leblon.

Ultimamente estou viciada no omakase da casa, em que o chef Wdson Vaz propõe uma jornada pela culinária japonesa em 16 passos com o melhor de peixes e frutos do mar frescos, com uma experiência que dura cerca de duas horas.

Sushi Vaz: Rua Rita Ludolf, 87 A – Leblon, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 99789-4675 (reservas via WhatsApp) / Horário de funcionamento: terça-feira a sábado, às 19h e às 21h; domingo apenas almoço, às 13h e às 15h

  • Clan BBQ

Balcão e ambiente interno do Clan BBQ, no Leblon / Divulgação

O Clan BBQ, no Leblon, também está na minha lista de restaurantes que frequento e sou fã no Rio. É um local para quem ama tudo o que sai e passa pelo fogo.

Do menu eu indico o hambúrguer da casa, em que a simplicidade surpreende o paladar. Ele leva apenas pão, carne (malpassada), queijo cheddar e molho caseiro, mas o cardápio vai além com cortes premium, como bife de ancho e fraldinha, e super premium, como wagyu.

Clan BBQ: Rua Dias Ferreira, 233 – Leblon – Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 96713-6746 (reservas via WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 12h à 0h; domingo, das 12h às 19h. 

  • Padella Trattoria

Botafogo é o meu bairro no Rio e entre minhas escolhas gastronômicas pela área destaco o Padella Trattoria, irmão caçula do restaurante Grado, do chef Nello Garaventa.

Do menu, com várias boas massas, destaco o Marubini Panna, que é como um tortellini fechado e recheado – no restaurante ele leva bochecha de vitela.

Padella Trattoria: Rua Conde de Irajá, 115 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 96826-9998 (reservas via WhatsApp) / Horário de funcionamento: terça a quinta-feira, das 19h às 23h30; sexta e sábado, das 19h30 e às 16h30 e das 19h às 23h30; domingo, das 12h30 às 17h. 

  • Polvo Bar

Polvo à lagareiro do Polvo Bar, no Rio
Polvo à lagareiro do Polvo Bar, no Rio / Divulgação

Como passo boa parte do dia nos restaurantes que chefio, acabo comendo em alguns dos meus próprios endereços.

Do Polvo, bar descontraído com chope e frutos do mar que fica em Botafogo, minha pedida predileta é o Polvo à Lagareiro, uma receita tradicional portuguesa em que o polvo inteiro grelhado vem com batatinhas grelhadas ao murro, brócolis e gremolata de alho frito.

Polvo Bar: Rua General Polidoro, 156 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Sem telefone / Horário de funcionamento: terça a quinta-feira, das 18h à 0h; sexta, das 18h à 1h; sábado, das 12h à 0h; domingo das 12h às 21h. 

  • Belisco Bar de Vinhos

Rabanada de steak tartare do Belisco Bar de Vinhos
Rabanada de steak tartar do Belisco Bar de Vinhos / Monique Gabiatti

Já do Belisco, bar de vinhos também em Botafogo que comando ao lado da sommelier Gabi Teixeira, sou fã confessa da rabanada de steak tartar, um hit da casa.

O prato vem com o filé mignon cortado na ponta da faca, geminha picante, rabanada salgada de brioche, fonduta de grana padano, salsa trufada e massago.

Belisco Bar de Vinhos: Rua Arnaldo Quintela, 93 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 99309-6196 / Horário de funcionamento: segunda-feira a sábado, das 12h à 0h.