Onde os chefs comem? Com Rafa Gomes, do Tiara, no Rio de Janeiro

Já se perguntou onde os chefs dos restaurantes mais badalados do mundo comem quando não estão atrás das panelas? Na nossa coluna eles abrem o jogo e contam quais seus restaurantes prediletos

Chef Rafa Gomes é nome à frente do Tiara, restaurante de cozinha autoral contemporânea no Leblon
Chef Rafa Gomes é nome à frente do Tiara, restaurante de cozinha autoral contemporânea no Leblon Alexandre Araujo

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Rio de Janeiro, RJ

Formado em gastronomia pelo Institute of Culinary Education, em Nova York, Rafa Gomes passou grande parte de sua carreira no mundo das panelas no exterior, com trajetória que abrange os melhores restaurantes do mundo, como os três estrelas Michelin Mirazur, na França, e o Eleven Madison Park, também na Big Apple.

Entra na conta ainda o cargo de chef-executivo do Grand Coeur, em Paris, ao lado do celebrado chef argentino Mauro Colagreco.

Além de ficar à frente dos fogões, Rafa também aparece em frente às câmeras: o chef participou de reality shows gastronômicos no Brasil, a exemplo do MasterChef Profissionais (Band), do qual saiu vencedor em 2018, e de um episódio do Iron Chef Brasil, da Netflix, do qual também saiu como vitorioso.

Hoje, o chef comanda o Tiara, restaurante de gastronomia autoral contemporânea no Leblon que serve receitas criativas com pato, cordeiro, galinha d’angola e frutos do mar. Além da novidade, Gomes ainda é nome à frente do Itacoa, com unidades em Paris e Rio.

Longe das panelas e de seus negócios, o chef experimenta outros sabores pela Cidade Maravilhosa e compartilha a seguir seus endereços prediletos para comer bem no Rio:

Pura Brasa


O Pura Brasa é uma casa de carnes, galetos e comida brasileira, com torneiras de chopes e boa coquetelaria. O coração de galinha com pão de alho é surreal de bom e o chope está sempre na temperatura certa!

Pura Brasa Ipanema: Rua Barão da Torre, 248 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3738-3749 / Horário de funcionamento: segunda a domingo a partir de 11h30 / Outras unidades em Copacabana e Botafogo.

Ocyá

Ambiente do Ocyá, na Ilha Primeira, na Barra da Tijuca / Rodrigo Azevedo

O Ocyá é a casa do chef Gerônimo Athuel que se destaca pelo trabalho de maturação e aproveitamento integral de peixes e frutos do mar. Vou sempre que posso, o ambiente é uma graça, num arquipélago na Barra da Tijuca, mais precisamente na Ilha Primeira.

Destaco os peixes locais, a parrilla e o melhor pôr do sol do Rio de Janeiro. É um lugar para desconectar da realidade e aproveitar o dia.

Ocyá: Ilha Primeira – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ (acesso via barcos que saem de pontos como Shopping Barra Point e Estação de Metrô Jardim Oceânico) / Tel.: (21) 97286-1250 / Horário de funcionamento: quarta e quinta-feira das 12h às 18h; sexta e sábado das 12h às 22h; e domingo das 12h às 18h. 

Olivo Cucina e Pizzeria


O Olivo nos oferece uma pizza excelente no forno a lenha e frutos do mar de primeiríssima qualidade.

Também destaco a carta de vinhos surpreendente da Grand Cru.

Olivo Cucina e Pizzeria: Avenida Érico Veríssimo, 690 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 3083-5822 / Horário de funcionamento: segunda a quinta-feira das 18h30 à 0h; sexta e sábado das 12h à 0h e domingo e feriados das 12h às 23h. 

NOSSO Ipanema

O NOSSO serve coquetéis espetaculares que casam muito bem com a gastronomia contemporânea do jovem chef Bruno Katz. É daqueles restaurantes que sempre vou quando quero sair para me divertir. Um must go do Rio.

NOSSO: Rua Maria Quitéria, 91 – Ipanema, Rio de Janeiro – RJ / Tel.: (21) 99619-0099 / Horário de funcionamento: terça a sábado das 18h30 à 00h30 e domingo das 18h30 às 23h (exceto último domingo do mês).