Onde os sommeliers bebem? Com Guilherme Giraldi, do Restaurante Cais, em São Paulo

Já se perguntou onde os sommeliers mais badalados do mundo bebem quando estão fora do trabalho? Guilherme Giraldi, sommelier do restaurante Cais, abre o jogo e compartilha seus endereços prediletos na capital paulista

Sommelier Guilherme Giraldi está à frente do serviço do Cais, na Vila Madalena
Sommelier Guilherme Giraldi está à frente do serviço do Cais, na Vila Madalena Bruno Geraldi

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia São Paulo, SP

Músico e sommelier, Guilherme Giraldi já tinha uma conexão com a cozinha (e a arte) desde cedo. Apaixonado por charcutaria, desde os 15 anos testava receitas, o que o levou a se formar em gastronomia.

Hoje, o profissional é responsável pela carta de vinhos do Cais, restaurante superconcorrido na Vila Madalena focado em peixes e frutos do mar.

A carta de vinhos segue a proposta da casa, com atendimento e ambiente despojados e criativos, em que Giraldi garimpa rótulos de pequenos produtores, majoritariamente brasileiros, e privilegia rótulos naturais e com pouca intervenção.

Giraldi também esta à frente do serviço do restaurante, mas fora dele gosta de experimentar os mais variados sabores e experiências pela capital paulista.

A seguir, confira os endereços favoritos do sommelier em São Paulo: 

Huevos de Oro Bar


No Huevos de Oro adoro tomar um vermute para abrir o apetite.

Depois, minha dica é aproveitar a excelente carta de jerez e as deliciosas tapas da casa das sommelières Daniela Bravin e Cássia Campos.

Huevos de Oro Bar: Avenida Pedroso de Morais, 267 – Pinheiros, São Paulo – SP / Tel.: (11) 94507-3118 / Horário de funcionamento: terça a sexta-feira das 18h às 23h; sábado das 12h às 23h e domingo das 12h às 16h30. 

Clos Wine Bar

Bar de vinhos dá às boas-vindas aos comensais do Clos / Tina Bini

O Clos, na Vila Madalena, é um paraíso para quem curte vinhos naturais. A carta tem infinitas opções em taça, inclusive com grandes vinhos da Borgonha e Jura.

Para comer, o moules et frites é imperdível.

Clos Bar à Vin: Rua Girassol 310, Vila Madalena – São Paulo – SP / Tel.: (11) 94188-0199 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: terça a quinta, das 19h às 23h; sexta das 13h às 15h30 e das 19h às 23h; sábado das 13h às 17h e das 19h às 23h; domingo das 13h às 17h. 

Lardo – Bar e Sebo


O Lardo, na Pompeia, é um dos meus lugares favoritos da cidade.

A comida é muito bem feita, com ótimas opções para petiscar, em que destaco o frango frito, que vem com pedaços de sobrecoxa desossada, marinada e empanada em massa de fubá e cachaça e acompanha molho de tomates assados.

Para beber, adoro o daiquiri de caju, que leva rum, shrub de caju feito na casa e limão.

Lardo: Rua Guiara, 376 – Pompeia, São Paulo – SP / Horário de funcionamento: quarta, quinta e sexta-feira das 18h às 22h30; sábado das 12h30 às 15h30 e das 18h30 às 22h30. 

Jiquitaia


Meu drinque favorito da casa na região do Paraíso é o “Si hay coentro, soy contra”. Não há nada mais refrescante! Ele leva gim, coentro e Cerveja Lobozó (uma Witbier com Uvaia).

Além disso, tudo no Jiquitaia é delicioso: os petiscos, que já são clássicos, as entradinhas e a feijoada. Para fechar, minha dica é se deleitar com a baita carta de cachaças.

Jiquitaia: Rua Coronel Oscar Porto, 808 – Paraíso, São Paulo – SP / Tel.: (11) 3051-5638 / Horário de funcionamento: terça a sábado das 12h às 16h e das 19h às 23h; domingo das 12h às 16h30; fechado às segundas.