Onde os chefs comem? Com Leonardo Gonçalves, em Fortaleza
O chef de O Mar Menino abre o jogo e conta quais seus locais e pratos prediletos quando não está comandando o restaurante.
Leo Gonçalves é chef do restaurante O MAR MENINO. Em 2017 foi eleito chef do Ano pela Revista Veja Fortaleza e a casa levou os prêmios de Melhor da Cidade e de Melhor Brasileiro/Regional. Recentemente, inaugurou seu segundo empreendimento, o Restaurante URU, em Icaraizinho de Amontada, a 210 km de Fortaleza. Confira seus queridinhos na capital do Ceará.
El Chancho
O El Chancho é uma hamburgueria com personalidade, sem afetações. Comida boa e ambiente jovem, quase underground, com comida deliciosa, como tem que ser. Sempre peço uma porção de porco à passarinho e um dos hambúrgueres incríveis que a equipe do chef Hugo Righi prepara com muito carinho. Mas tem que chegar cedo porque sempre lota.
R. Leonardo Mota, 1477 / Tel: (85) 99781-4902
Le Marche
A chef Marie Ane é famosíssima pela qualidade da sua cozinha francesa. No Le Marche ela prepara pratos clássicos e outras reinvenções com ingredientes locais. Sentar na calçada a céu aberto e pedir um polvo confitado, mexilhões gratinados ou uma bochecha de sirigado é um dos meus programas preferidos junto com a minha esposa, às quintas-feiras, depois do serviço no O Mar Menino.
Praça Pelotas, 41 / Tel: (85) 3181-6059
Zena
A Zena tem um restaurante no Centro desde antes de eu nascer. É uma autoridade em comida afetiva. Ir lá e ver que ela continua atendendo com um sorriso no rosto, depois de 50 anos trabalhando com cozinha, é um privilégio. Eu sempre peço uma de suas famosas bolas de carne de entrada antes de partir para um PF.
R. Meton de Alencar, 549 / Tel: (85) 3226-3690
O Alemão
Restaurante de comida alemã com linguiças artesanais produzidas no Ceará e um dos melhores joelhos de porco que já comi. O atendimento também conta muito, com garçons que estão lá há muitos anos e o chef, que vez ou outra vem até a calçada cumprimentar os clientes. Ótima opção para um domingo à tarde.
R. Frederico Borges, 584 / Tel: (85) 3267-1923
Culinária da Van
Sou orgulhoso de ser amigo da Van, cujo nome começa com V de vitória. Ela começou servindo pratinho na rua e hoje tem uma das casas mais autênticas de comida regional. Tomar um caldinho de caranguejo, ouvindo boa música e acompanhado de ótimas caipirinhas é programa obrigatório em Fortaleza. Mas fique esperto: está sempre lotado. Afinal, o que é bom é pra ser disputado.
Rua Waldery Uchôa, 230 / Tel: (85) 98935-5735