20 anos após furacão, trem volta a operar na Costa do Golfo dos EUA
Serviço de trem passa a ligar Nova Orleans a Mobile, cidade onde nasceu o Carnaval nos EUA, com paradas em cidades costeiras do Mississippi

Um novo serviço regional de trem de passageiros liga Nova Orleans, no estado da Luisiana, nos Estados Unidos, até a cidade de Mobile, no Alabama, local de nascimento do Carnaval norte-americano, festa conhecida como Mardi Gras.
Inaugurado em meados de agosto, o Amtrak Mardi Gras Service atravessa a costa do Golfo do Mississippi em uma viagem de pouco mais de 3h40. O trajeto é marcado por cenários pitorescos, como vilas de pescadores, praias, estaleiros, florestas, pântanos e cidades costeiras.
O serviço marca a ressurreição de um trecho ferroviário acometido há 20 anos pelo furacão Katrina, que devastou a região da Costa do Golfo, mais notadamente a infraestrutura ao longo do Mississippi e a cidade de Nova Orleans.
Antes de 2005, o serviço era parte de uma rota maior que ligava Orlando, na Flórida, a Los Angeles, na Califórnia, passando por todo o sul dos Estados Unidos. Agora, duas décadas após a tragédia, o trecho recuperado passa a oferecer o serviço de trem regional.
Viagem a bordo do Mardi Gras Service
O trem tem duas saídas diárias de Nova Orleans e duas saídas diárias de Mobile. Elas acontecem pela manhã e pela tarde.
Há quatro paradas no caminho: Bay Saint Louis, Gulfport, Biloxi e Pascagoula, todas no Mississippi (a partir da saída de Nova Orleans). Todas são cidades costeiras, com praias, marinas e cultura ligada à pesca. Possuem centros históricos e até polos de entretenimento, como Biloxi, conhecida por seus cassinos e resorts.
O trem conta com serviço de café, além de classes econômica e executiva, com passagens a partir de US$ 15 (cerca de R$ 80) só de ida.
Nova Orleans
Às margens do Rio Mississippi e próxima ao Golfo do México, Nova Orleans possui uma atmosfera vibrante e uma cena cultural e gastronômica que pulsa pelas ruas repletas de casarões históricos.
O jazz faz parte do cotidiano e a comida é influenciada por tradições francesas, espanholas e africanas. A cidade é um caldeirão multicultural, seja no French Quarter, tradicional bairro francês; em regiões como o Garden District, onde mansões vitorianas se impõem na paisagem; ou ainda nos bares, mercados, museus e casas de jazz.
Assista ao programa completo do CNN Viagem&Gastronomia em Nova Orleans:


