Bairros de SP e do Rio estão entre os mais descolados do mundo

Barra Funda, em São Paulo, e Botafogo, no Rio de Janeiro, aparecem entre os destaques de lista internacional

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Sururu Bar, na Barra Funda
Sururu Bar fica na Barra Funda e é um dos endereços destacados pela Time Out  • Reprodução/Instagram/@obarsururu
Compartilhar matéria

O Brasil aparece duas vezes na lista da revista Time Out que elege os bairros mais descolados do mundo em 2025. A Barra Funda, em São Paulo, e Botafogo, no Rio de Janeiro, figuram na seleção divulgada nesta quarta-feira (24).

O critério de seleção avaliou se os bairros têm uma boa vida noturna, assim como arte, cultura, gastronomia e bebida acessíveis ao público. A diversidade e empreendedorismo independente também são avaliados para a lista.

Dos 39 bairros mais descolados do mundo, a Barra Funda ocupa o 3º lugar. "A Barra Funda é a alma alternativa de São Paulo, onde a história industrial se encontra com uma atmosfera criativa e inegavelmente descolada. Na mesma quadra, você cruza com concreto, trilhos de trem e uma casa noturna cult", diz a Time Out.

A publicação ainda coloca em destaque estúdios e cafés modernos que ocupam antigos galpões e oficinas mecânicas, além das festas do bairro. Entre os endereços da Barra Funda, a publicação joga luz à galeria Mendes Wood, às lojas Amarello e Verniz, e para os restaurantes e bares Sururu, CaracolKomah, A Baianeira, Mescla, Mamãe BarÁgua e Biscoito e o Café Ronin.

Botafogo está na 29ª posição. "Botafogo não para. Justo quando você acha que esse agitado bairro carioca chegou ao auge, surgem novos bares, restaurantes, galerias e cafés em antigas garagens e casarões reformados", destaca a publicação.

Entre os endereços que agitam a vida noturna, a revista ressalta os bares Fala, Macuna, Tão Longe Tão Perto, Polvo e Quartinho, que "vivem lotados – alguns até viram pista de dança". Outros endereços gastronômicos para curtir ao longo do dia são Dainer, Cirandaia, Miam Miam, Ferro e Farinha, Marchezinho e Lazy, assim com os estrelados Lasai e Oteque.

No roteiro, destaque ainda para a The Slow Bakery, o Sult, o Chora Café, o Botica, o Bar Tero e o Chanchada, além das galerias Athena e Cavalo.

Em 2024, o bairro da Glória, no Rio de Janeiro, apareceu no 9º lugar do ranking. Já em 2022, a Vila Madalena, em São Paulo, ocupou a 13ª posição na lista.

Outros destaques pelo mundo

O bairro de Jimbōchō, em Tóquio, no Japão, alcançou o topo do ranking na edição de 2025. Além dele e da Barra Funda, o top 3 também foi composto por Borgerhout, na Antuérpia, na 2ª posição. Cidades muito visitadas por brasileiros também ganham destaque na lista com diferentes bairros. É o caso de Anjos (12ª), em Lisboa; Red Hook (14ª), em Nova York; Little River, em Miami (27ª).

A América Latina aparece na lista com outros bairros, com Perpetuo Socorro, em Medellín, na Colômbia, ocupando a 15ª posição; e Vila Devoto, em Buenos Aires, na 37ª.

Barranco, em Lima, no Peru, ocupa 31ª posição. O bairro limenho foi destaque na 10ª temporada do CNN Viagem&Gastronomia, em que a apresentadora Daniela Filomeno percorreu os cantinhos mais descolados e gastronômicos do pedaço ao lado dos premiados chefs Virgilio Martínez e Pía León. Confira o programa na íntegra abaixo:

O ranking completo pode ser conferido no site da revista.

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais