Bocas Bali: o hotel sustentável que fica numa ilha particular no Caribe do Panamá

Com bangalôs sobre o mar, hotel no arquipélago de Bocas del Toro tem até praia artificial acima d'água e oferece jantar numa casa centenária

Daniela Filomeno na piscina privativa de uma das 16 villas do Bocas Bali
Daniela Filomeno na piscina privativa de uma das 16 villas do Bocas Bali CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia Bocas del Toro, Panamá

O arquipélago de Bocas del Toro, no Panamá, nos presenteia com a água azul-turquesa do mar do Caribe em quase toda sua extensão. Aqui, ficam algumas das praias mais bonitas e calmas de toda a região, como a Paunch Beach, que abriga o atraente hotel La Coralina Island House.

Inaugurado no ano passado, o Bocas Bali, porém, vai na direção contrária do conceito pé na areia: supersofisticado, o hotel cinco estrelas apenas para adultos é na verdade “pé na água” e tem o que chama de primeira praia aérea do mundo.

Os apenas 16 bangalôs do hotel são todos construídos em cima da água na costa da Isla Frangipani, uma ilha particular de mais de três hectares de terra seca sem absolutamente nenhuma outra construção.

Sem vizinhos e faixa natural de areia, o resultado é uma estadia de pegada mais intimista envolta de muito verde e de princípios de sustentabilidade com o mar do Caribe logo à nossa frente.

De antemão, afirmo que o cuidado com a decoração e com o serviço é notável, e a boa recepção nos faz sentir como se estivéssemos em casa.

Daqui, levamos apenas 15 minutos para chegarmos até a capital da província de barco, o único meio de transporte para se chegar e sair do resort.

Luxo sobre a água

Durante as gravações do CNN Viagem & Gastronomia no Panamá, pude chamar o Bocas Bali de lar por alguns dias. Digo que estar aqui é um convite para vivermos um refúgio.

A começar pelos bangalôs, que, além de terem inspiração balinesa, foram montados e trazidos diretamente da Indonésia para este pedaço do Caribe.

Construídos sobre as águas do mar, eles possuem mais de 100 metros quadrados. Alguns têm piscina privativa à beira-mar, outros possuem um piso de vidro dentro do quarto que nos possibilita espiar a vida marinha logo abaixo dos nossos pés.

Todas as acomodações são feitas para duas pessoas. Ainda para este ano é previsto que algumas casas de bambu sejam instaladas em árvores e, assim, adicionem mais quartos – e também requinte – ao hotel.

E não são apenas as suítes que ficam suspensas: a praia artificial também é construída em madeira sobre a água.

Batizada de Kupu-Kupu, a praia de quase 30 metros de comprimento e seis de largura é dotada de areia branca, espreguiçadeiras, bar e palmeiras que dão um toque ainda mais caribenho ao local.

Assim o trajeto até as vilas, um caminho de madeira conecta a praia à ilha, como se fosse uma extensão natural deste pedaço de terra. Como as diárias são all inclusive, é uma delícia pegar um drinque refrescante no bar e relaxar dentro do mar em cima da plataforma da praia, onde escadas de azulejos esverdeados oferecem acesso às águas.

Caso queira mais emoção, mas sem copo em mãos, atividades aquáticas são oferecidas, como snorkel, caiaque e stand-up paddle.

Já em terra firme, uma piscina de água doce de cerca de 21 metros e spa completam as experiências em torno da água e de bem-estar que podemos ter um gostinho no Bocas Bali.

Frutos do mar em ambiente centenário

Como era de se esperar, a gastronomia também é ponto alto do hotel. E a experiência contempla não apenas as criações com ênfase em frutos do mar do chef executivo Joseph Archbold, mas o ambiente também entra na jogada.

Os jantares são servidos na Elephant House, uma casa centenária vinda diretamente de Bali com decoração de motivos asiáticos ao lado de vigas e estruturas muito bem trabalhadas. Construída em palafitas sobre a água, o restaurante se destaca na paisagem.

À noite, somos acompanhados da forte luz da lua nas mesas na área externa, que ficam bem juntinho ao mar calmo.

Os pratos que saem da cozinha se baseiam em frutos do mar frescos, a exemplo da entrada de polvo marinado em especiarias, com purê de otoe (uma raiz de uso local) e supremos de laranja ou ainda o risoto de lagosta com manteiga de missô.

Vale destacar que algumas receitas de inspiração asiática com toques panamenhos também são parte do menu, como o gorengan, bolinho de legumes servido com molho de tamarindo agridoce inspirado na comida de rua da Indonésia.

Para o café da manhã, almoço e lanches, o The Coral Café enquadra perfeitamente a piscina com o verde ao redor e nos oferece um menu mais fresh, com com saladas, hambúrgueres, tacos e fish and chips com peixes e batatas do Caribe

Fora da rede

Hotel fica na Isla Frangipani em meio ao mar e ao verde deste canto especial do Panamá / Divulgação

Ao pisarmos em Bocas del Toro entendemos que os esforços para se estabelecer uma comunidade sustentável é levada a sério, dada a criação do primeiro parque nacional marinho do país e também os exemplos de produção orgânica e reflorestamento de uma fazenda de cacau.

Dado este cenário, o Bocas Bali se considera 100% sustentável e “off the grid”, ou seja, fora da rede, e é construído e gerido seguindo princípios de sustentabilidade.

A energia vem de placas solares, a água da chuva é purificada e um sistema de tratamento de águas residuais ecologicamente correto foi projetado para a ilha.

As construções sobre a água, incluindo a praia artificial, foram erguidas de modo que não houvesse nenhum impacto negativo nos manguezais, corais ou na vida marinha ao redor.

Com isso, nossa preocupação aqui é apenas a de relaxar, se conectar com a natureza e aproveitar os dias quentes junto da água – programas organizados pagos à parte ajudam nas escapadinhas para conhecer a região, como mergulhos, passeios por outras ilhas e visita à fazenda de cacau.

Entre um quarto e outro, o caminho que nos leva até as áreas comuns possui alguns patos de madeira espalhados pelo trajeto, e os hóspedes constantemente mudam estes objetos de lugar. É uma brincadeira descontraída e que resume o espírito leve do que é estar no Boca Bali.

Nayara Bocas Bali
Ilha Frangipani, Bocas del Toro, Panamá
Site oficial.