Casana Hotel une calmaria e luxo moderno nas areias da Praia do Preá, no Ceará

Paraíso para amantes do kitesurf do ladinho de Jericoacoara, hotel tem serviços personalizados e garantia de privacidade com ritmo desacelerado em seus sete bangalôs

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia Praia do Preá, CE

Emoldurada por dunas, areia e mar, a Praia do Preá é um oásis para os amantes do kitesurf a apenas 12 km da charmosa – e badalada – Vila de Jericoacoara. Com os ventos favoráveis, é comum avistarmos por aqui pipas coloridas no céu e aventureiros com suas pranchas.

É neste cenário nordestino intocado que reside o Casana, hotel íntimo e sofisticado onde brisa fresca e sossego fazem parte da lista de luxos que podemos usufruir. Com apenas sete bangalôs, os quais chegam a ter mais de 100 m², o Casana é ele mesmo um hotel-destino, já que nos recebe como um lar na praia.

Inaugurado em 2019, ele logo virou um dos melhores e mais charmosos hotéis do país, atraindo clientes pelo luxo moderno, serviço excepcional, gastronomia ímpar e harmonia com a natureza ao redor.

Ele estava na minha lista de desejos para este ano e logo saciei minha vontade com as filmagens da 6ª temporada do CNN Viagem & Gastronomia com minhas andanças entre as maravilhas de Jeri e do Preá.

Uma vez no Casana, somos chamados pelo nome, o nível de personalização é notável e as experiências são desenhadas ao gosto e preferência do freguês. As opções são muitas, mas ficar à toa na rede e contemplar o som do mar, sentir o vento no rosto e desligar do cotidiano já são baita programas.

O hotel

A apenas meia hora da Vila de Jeri e a 280 km da capital cearense Fortaleza, o Casana é acessível por meio de veículos 4×4* e oferece check-in menos burocrático justamente pelo apelo mais reservado em comparação aos grandes hotéis de rede.

Projetados com vista para o mar, os bangalôs são todos automatizados, do ar-condicionado à iluminação, e os tetos de palha e madeira ajudam no frescor em meio ao design contemporâneo.

Em cada unidade podemos desfrutar de amplo terraço com direito a redes, espreguiçadeiras e camas de praia. Algumas unidades ainda contam com regalias adicionais, como piscina privativa e chuveiro externo, a exemplo da Suíte Master.

Além da vista para as águas, os bangalôs se abrem para a bem-vinda vegetação dos mais de 10 mil m² de jardins que serpenteiam o hotel. Caso o trabalho chame, um escritório completo está à nossa disposição, assim como academia para aqueles que não deixam o suor de lado – todos ambientes, claro, enquadram os jardins e a praia.

Com lotação máxima de até 20 hóspedes, fica claro que o convite aqui tem a ver com o descanso e a privacidade. Delicadeza, seja ela na arquitetura ou nos mimos do serviço, é também palavra de ordem.

A gastronomia

Restaurante do Casana; local é de uso exclusivo dos hóspedes / Rodrigo Azevedo

Além de todos os conceitos exaltados anteriormente, um dos pilares que movem o Casana é sua apurada gastronomia. A cozinha é comandada atualmente pelo chef André Wunderlich, com passagem pelo Éllo, na Vila de Jeri, e experiência anterior no Dinner in the Sky.

Uma horta orgânica provê parte dos ingredientes que são usados no dia, assim como a oferta de produtores locais ajuda o chef a montar o que de melhor e mais fresco chega à nossa mesa. Com um mar soberbo logo em frente, é claro que peixes e frutos do mar também são as estrelas do menu.

Exclusivo apenas para hóspedes, o restaurante do Casana serve todas as refeições, do café da manhã, ao almoço e jantar passando ainda por snacks pela tarde – todas as etapas estão inclusas nas diárias e são feitas ao perfil do cliente, com menus que mudam todos os dias.

Podem estar entre as criações o crudo de vieira e manga com leite de castanha de caju, limão siciliano, óleo de coentro e caviar oscietra; o camarão com avocado e stracciatella; a barriga suína com purê de milho verde, brócolis, couve e demi-glace; ou ainda um simples, mas para lá de saboroso, peixe com arroz de coco.

Prato com vieiras e caviar do Casana Hotel
Crudo de vieira e manga, leite de castanha de caju, limão siciliano, óleo de coentro e caviar oscietra / CNN Viagem & Gastronomia

Dadinho de tapioca, pastel de arraia e ceviche de camarão são entradinhas maravilhosas que podem ainda ser melhor apreciadas do ladinho da piscina com drinque em mãos, assim com fiz em meus dias serenos no Casana.

Entre dunas, praia e escola de kite

Da lista de comodidades, a piscina de borda infinita – com versão kids anexa – é ótima para mergulhos refrescantes e a fogueira no coração do jardim é ambiente aconchegante para reunir amigos e familiares com a lua brilhante no céu.

O relaxamento impera na sala de massagens, em que podem ser empregadas técnicas mais específicas por conta do kitesurf. Já as práticas de ioga tomam conta de variados espaços dependendo do nosso mood.

Como os fortes ventos seduzem amantes do kitesurf do mundo todo até a Praia do Preá, o Casana não somente tem equipamentos, mas possui uma escola própria inteirinha dedicada ao esporte aquático.

Com instrutores que podem ter mais de 20 anos de experiência formados pela ABK (Associação Brasileira de Kitesurfing), realizar uma aula aqui está entre as tarefas indispensáveis antes de fazermos as malas.

Os ventos são constantes aqui de julho a dezembro, e, pela posição geográfica da área, a região do Preá acaba por ser o primeiro ponto a receber estes sopros de ar no país.

Uma vez aqui, é claro que me aventurei no esporte. E os aprendizados são valiosos: a dica é jogar o peso para trás, colocar o abdômen para dentro e lembrar que o kite é um esporte de técnica, e não de força.

Dito isso, outras experiências não ficam de fora da cartela do Casana. Tanto é que uma diretora específica para isso ajuda, por exemplo, a montar pocket shows ao vivo que embalam noites estreladas, assim como passeios para fora e no entorno do hotel.

Um pulinho até as Dunas da Tatajuba ou ainda um banho nas águas da Lagoa do Paraíso dão uma ideia melhor da beleza da região – e nos deixam com ainda mais vontade de voltar.

Casana Hotel
Avenida Beira Mar, s/n – Caiçara, Cruz – CE / Tel.: (85) 2180-5076 / WhatsApp: (88) 98155-9745 / E-mail: reservations@casana.com / Mais informações via site e redes sociais

*A chegada ao Casana é feita a partir de carros 4×4 que levam cerca de 20 minutos do Aeroporto de Jericoacoara, o qual fica a 15 km do Preá. A conexão aérea abrange voos nacionais diretos para o Aeroporto de Jericoacoara a partir de São Paulo, Belo Horizonte e Recife.