Onde comer em Jericoacoara, no Ceará: 12 restaurantes na vila e arredores

Peixes e frutos do mar frescos estão entre as estrelas dos melhores restaurantes de Jericoacoara e região

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia , Jericoacoara, Ceará

Além de um roteiro que contempla belas praias e belezas naturais esculpidas entre dunas e lagoas, onde comer em Jericoacoara é um questionamento que vem à cabeça de todo viajante que chega à bela região cearense.

Seja na Vila de Jericoacoara ou fora dela, em cidades vizinhas e por praias nas redondezas, Jeri não nos deixa na mão quando o assunto é comer bem. Delícias regionais são preparadas com esmero e peixes e frutos do mar fresquíssimos são as estrelas dos cardápios.

Influências mediterrâneas e até técnicas francesas também são usadas nos melhores restaurantes que, como manda a região, nos oferecem refeições sem pressa em locais com clima intimista e geralmente pé na areia.

A seguir, seja dentro da vila ou ainda na Praia do Preá ou na Praia de Barrinha de Baixo, confira onde comer em Jericoacoara e redondezas:

Restaurantes na Vila

Éllo Restaurante

No meio do vilarejo de Jeri podemos encontrar um belga de técnicas francesas que se propõe a fazer uma comida saborosa com ingredientes regionais em uma cozinha que preza pelo mínimo de desperdício possível.

Assim é a premissa do restaurante Éllo, sob comando do chef Hervé Witmeur, que faz uma reverência à nossa gastronomia sob um olhar estrangeiro. É interessante sentar à mesa e descobrir pelo paladar esta visão com ingredientes locais, em que tudo que comemos é da região.

O menu pode ser à la carte ou degustação – minha dica é se entregar nas mãos do chef pelo menu de etapas, em que podemos ter à mesa delícias como a entradinha de caju, botarga e caranguejo; tartar com peixe do dia com coco e hibisco e, para arrematar, uma mistura de quente e gelado com uma mousse de chocolate quente e sorvete de caramelo flor de sal.

Além da descoberta de novos sabores por ingredientes do nosso Brasil, a casa tem projeto inspirado nas dunas de Jericoacoara e combina decoração elegante com materiais naturais.

Éllo Restaurante: Rua São Francisco – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99747-6798 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 18h30 às 22h30. 

Pimenta Verde

Com receitas diversas com frutos do mar e peixes, Pimenta Verde é um dos mais tradicionais de Jeri / Reprodução/Instagram

O Pimenta Verde já é uma instituição de comida regional em Jeri. No coração da vila, quem toca a casa é Sônia Cavalcante, que, com sua simpatia, acumula 30 anos de bagagem no ramo da hospitalidade e 13 com o restaurante.

Para começar, a dica é pedir uma bela casquinha de caranguejo de entrada: é pura carne. Do restante, as opções também formam uma mesa farta e gostosa. Frutos do mar enchem o cardápio e são a especialidade do restaurante. Moquecas estão na lista e quem é vegetariano ou vegano também encontra opções.

Como diz o cordel que abre o menu, “Sejam bem-vindos, deixe os problemas de lado, sente-se à vontade e sinta-se aconchegado”.

Pimenta Verde: Rua São Francisco com Beco Doce – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99972-1266 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h03 às 22h35.

Na Casa Dela do Beco

Aconchegante e com móveis garimpados, Na Casa Dela do Beco tem cozinha mediterrânea com sabores nordestinos / Reprodução/Instagram

O Na Casa Dela ficava pelas redondezas da Rua Principal e acabou por se mudar no ano passado para a Praia do Preá, como indico mais abaixo. Hoje, na vila, um outro conceito da casa está em operação, o Na Casa Dela do Beco, que fica no Beco do Forró.

Diferente da unidade do Preá, o cardápio da casa na vila preconiza receitas de influência mediterrânea, com uso do forno a lenha e, claro, opções também com peixes. O jantar a luz de velas é feito em um ambiente super aconchegante, com pegada vintage e ares retrô, mas de alma atual.

Ceviche, polvo, raviólis, inclusive de arraia e costela suína no forno à lenha com gratinado de macaxeira e bacon são alguns dos itens do cardápio.

Na Casa Dela do Beco: Beco do Forró – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Horário de funcionamento: segunda a sábado, a partir das 18h30; fechado aos domingos.

Restaurante Miragem

No centrinho da vila, em frente ao Pimenta Verde, o Miragem é o refinado restaurante pertencente à Villa Oásis, casa disponível para locação para até 12 pessoas que combina exclusividade, elegância e vistas lindas para o entorno com um atendimento personalizado.

O restaurante, situado no jardim pé na areia na frente da casa, nos serve à mesa sabores do Nordeste junto a toques da cozinha francesa – um exemplo do país europeu está logo na entrada, com uma seleção de queijos e acompanhamentos.

Entre as pedidas estão ainda pratos frescos, como ceviche de robalo, sashimi de atum, carpaccio à moda do chef, além de polvo braseado. Para adoçar a boca, uma pina colada de abacaxi com sorvete de coco, licor e hortelã está entre os itens ao lado do tartar de frutas vermelhas com sorvete de queijo.

Restaurante Miragem: Rua São Francisco – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 9650-2735 / Horário de funcionamento: segunda e quarta a domingo, das 18h às 23h; fechado às terças.

Bistrô Caiçara

O chef Apolinário Souza atuou em restaurantes em São Paulo durante boa parte da vida e, após décadas, voltou à sua terra natal para abrir o Bistrô Caiçara, que foca nos sabores locais.

A casa na Rua Principal conta com iluminação de luz baixa e clima intimista, em que carpaccios de salmão e de robalo estão entre os itens de entrada.

Diferentes preparos com camarão e lagosta também estão em grande número e as especialidades são o camarão caiçara, camarão provençal acompanhado de arroz no próprio molho; o polvo selado no alho e azeite e também a paella de frutos do mar.

Bistrô Caiçara: Rua Principal – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (85) 99760-1656 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 17h às 22h.

Rico Restaurant

Restaurante do hotel Chili Beach, o Rico, de influência mediterrânea / Reprodução/Instagram

À beira das areias da Praia da Malhada fica o Rico, restaurante do The Chili Beach, hotel que recebe no máximo 20 hóspedes e oferece acesso direto a essa praia tranquila. Rodeados por esse cenário, experimentamos à mesa pratos que privilegiam uma fusão da cozinha mediterrânea com a brasileira.

Como manda a região, opções de frutos do mar e peixes estão presentes em maior quantidade, como camarões grelhados, caldeirada, atum selado e peixada cearense, esta com robalo cozido no leite de coco, tomate, pimentões, cenoura, batatas, ovo cozido e toque de coentro.

Carnes, como picanha e filé mignon, massas, de spaghetti a pappardelle, e risotos completam o cardápio. O bar, também com vista para a praia, tem drinques autorais e clássicos.

Rico Restaurante: Rua da Matriz, 250, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99793-0032 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h / Apenas mediante reserva pelo WhatsApp.

Restaurante Tamarindo

Restaurante Tamarindo é rodeado de árvores em ambiente externo de luz baixa / Reprodução/Instagram

Em uma travessa bem próxima da Praia Principal de Jeri, o Tamarindo serve pratos de frutos do mar e peixes em um ambiente com espaço externo em meio a árvores e iluminação de luzinhas suspensas.

O clima agradável é propício para jantares sem pressa com opções que são marca registrada de Jeri (polvo, camarões, peixes locais, etc), e o cardápio também faz uso do tamarindo, fruto usado aqui em drinques e em pratos.

Pedidas com camarão, como o “aguardente”, que leva camarão flambado na cachaça com manga e risoto de limão, fazem sucesso.

Restaurante Tamarindo: Travessa Ismael, s/n – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 22h.

Pescador Jeri

Pescador Jeri, no coração da Vila / Reprodução/Instagram

A poucos passos do Pimenta Verde fica o Pescador Jeri, um dos mais elogiados restaurantes da vila. A especialidade da casa são os frutos do mar, em que podemos apreciá-los no almoço ou no jantar. Polvo, robalo, camarões e peixe inteiro assado na brasa são pedidas presentes no cardápio.

Certas noites são embaladas também por música ao vivo. O ambiente rústico é aconchegante, com uma casa no estilo de teto revestidos de palha. Vale destacar que funciona aqui também uma pousada.

Pescador Jeri: Esquina da Rua São Francisco com Beco do Pescador – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99812-0043 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 23h30. 

Restaurantes fora da vila

Na Casa Dela (Praia do Preá, Cruz)

Antes estabelecido nas redondezas da Rua Principal da Vila de Jeri, o Na Casa Dela mudou sua matriz no ano passado para a Praia do Preá, a cerca de 12 km do vilarejo. Em Jericoacoara ficou a nova aposta da marca, o Na Casa Dela Beco, no Beco do Forró, de proposta diferente.

No Preá, o Na Casa Dela já é um ponto gastronômico que deve estar no roteiro por ser muito charmoso e acolhedor. A casa tem diferentes ambientes, todos preenchidos com móveis garimpados. A parte externa segue a tradição local em que andamos com os pés na areia. É um lugar com alma.

À mesa, mais surpresas: o cardápio é baseado em receitas regionais, com direito também a churrasco e criações ao forno. Minha dica é se deliciar com a carne seca puxada na manteiga com cebola, a estrela da casa, que ainda ganha uma bananinha por cima. A refeição acompanha também um arroz de leite delicioso, como se fosse um risotinho afogado no leite.

Opções ainda com peixes locais também se fazem presentes no cardápio. É um local que nos reserva música boa, onde devemos nos sentar sem pressa, tomar um drinque e aproveitar o jantar de frente para o mar.

Na Casa Dela Preá: Avenida Beira Mar, s/n – Caiçara, Cruz – CE / Tel.: (88) 99968-4094 / Horário de funcionamento: domingo à sexta-feira, das 18h às 23h; fechado aos sábados.

Casa B&B (Lagoa do Paraíso, Cruz)

Uma das mais lindas lagoas da região, a Lagoa do Paraíso, também chamada de Lagoa de Jijoca, faz jus ao nome ao nos apresentar sombra e água fresca de cores lindas. E é em uma das beiradas da lagoa, em um local mais tranquilo, que funciona o Casa B&B, com estrutura de restaurante e pousada.

É um bom lugar para emendarmos o almoço após ficarmos “de boa na lagoa”. O salão é simples e arejado, rodeado pelo verde. A dica é começar com uma Jeribeer, cerveja local, e partir para os pratos.

Da casa experimentei vieira com manga servida na concha e, como principal, uma cataplana, prato de origem portuguesa, com frutos do mar puxados no vinho branco e azeite, melhor complementado com um caldinho servido à parte. A casa também serve menu-degustação de cinco ou oito pratos.

Restaurante Casa B&B: Estrada Lagoa do Paraíso, Cruz – CE / Tel.: (88) 98108-5360 / Horário de funcionamento: almoço todos os dias até às 16h; jantar das 18h às 22h / Acesso mediante reserva prévia e escolha dos pratos a partir de 2h de antecedência.

Komakí Restaurante (Barrinha de Baixo, Acaraú)

A 20 km da Vila de Jericoacoara, a tranquila Praia de Barrinha de Baixo abriga o Komakí, restaurante de pegada bem praiana à beira da areia, de pegada rústica com uso de madeira e palha.

Acomodado na calma região desde 2015, serve frutos do mar, em que as pedidas mais famosas são o polvo grelhado e a lagosta, que chegam à mesa com acompanhamentos diversos. Entre as sobremesas, consta o doce de caju caseiro servido com sorvete.

Komakí Restaurante: Barrinha, s/n – Barrinha de Baixo, Acaraú – CE / Tel.: (88) 98142-1999 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h. 

Barraca do Belo (Barrinha de Baixo, Acaraú)

Próximo do Komakí, também na Praia de Barrinha de Baixo, que pertence ao município de Acaraú, a Barraca do Belo é paradinha para uma comida saborosa em um local muito simples.

É uma barraca familiar na areia que chama a atenção pelo peixe na brasa e pela lagosta (vendida a cerca de R$ 30 a unidade). Os pratos têm preço justo e sabores elogiados.

Barraca do Belo: Barrinha, s/n – Barrinha de Baixo, Acaraú – CE / Tel.: (88) 98214-3573 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 16h.


Tópicos