Onde comer em Jericoacoara, no Ceará: 12 restaurantes na vila e arredores

Peixes e frutos do mar frescos estão entre as estrelas dos melhores restaurantes de Jericoacoara e região

Daniela Filomeno no restaurante Na Casa Dela, na Praia do Preá, nas redondezas de Jeri
Daniela Filomeno no restaurante Na Casa Dela, na Praia do Preá, nas redondezas de Jeri CNN Viagem & Gastronomia

Daniela Filomenodo Viagem & Gastronomia Jericoacoara, Ceará

Além de um roteiro que contempla belas praias e belezas naturais esculpidas entre dunas e lagoas, onde comer em Jericoacoara é um questionamento que vem à cabeça de todo viajante que chega à bela região cearense.

Seja na Vila de Jericoacoara ou fora dela, em cidades vizinhas e por praias nas redondezas, Jeri não nos deixa na mão quando o assunto é comer bem. Delícias regionais são preparadas com esmero e peixes e frutos do mar fresquíssimos são as estrelas dos cardápios.

Influências mediterrâneas e até técnicas francesas também são usadas nos melhores restaurantes que, como manda a região, nos oferecem refeições sem pressa em locais com clima intimista e geralmente pé na areia.

A seguir, seja dentro da vila ou ainda na Praia do Preá ou na Praia de Barrinha de Baixo, confira onde comer em Jericoacoara e redondezas:

Restaurantes na Vila

Éllo Restaurante

No meio do vilarejo de Jeri podemos encontrar um belga de técnicas francesas que se propõe a fazer uma comida saborosa com ingredientes regionais em uma cozinha que preza pelo mínimo de desperdício possível.

Assim é a premissa do restaurante Éllo, sob comando do chef Hervé Witmeur, que faz uma reverência à nossa gastronomia sob um olhar estrangeiro. É interessante sentar à mesa e descobrir pelo paladar esta visão com ingredientes locais, em que tudo que comemos é da região.

O menu pode ser à la carte ou degustação – minha dica é se entregar nas mãos do chef pelo menu de etapas, em que podemos ter à mesa delícias como a entradinha de caju, botarga e caranguejo; tartar com peixe do dia com coco e hibisco e, para arrematar, uma mistura de quente e gelado com uma mousse de chocolate quente e sorvete de caramelo flor de sal.

Além da descoberta de novos sabores por ingredientes do nosso Brasil, a casa tem projeto inspirado nas dunas de Jericoacoara e combina decoração elegante com materiais naturais.

Éllo Restaurante: Rua São Francisco – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99747-6798 / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 18h30 às 22h30. 

Pimenta Verde

Com receitas diversas com frutos do mar e peixes, Pimenta Verde é um dos mais tradicionais de Jeri / Reprodução/Instagram

O Pimenta Verde já é uma instituição de comida regional em Jeri. No coração da vila, quem toca a casa é Sônia Cavalcante, que, com sua simpatia, acumula 30 anos de bagagem no ramo da hospitalidade e 13 com o restaurante.

Para começar, a dica é pedir uma bela casquinha de caranguejo de entrada: é pura carne. Do restante, as opções também formam uma mesa farta e gostosa. Frutos do mar enchem o cardápio e são a especialidade do restaurante. Moquecas estão na lista e quem é vegetariano ou vegano também encontra opções.

Como diz o cordel que abre o menu, “Sejam bem-vindos, deixe os problemas de lado, sente-se à vontade e sinta-se aconchegado”.

Pimenta Verde: Rua São Francisco com Beco Doce – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99972-1266 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h03 às 22h35.

Na Casa Dela do Beco

Aconchegante e com móveis garimpados, Na Casa Dela do Beco tem cozinha mediterrânea com sabores nordestinos / Reprodução/Instagram

O Na Casa Dela ficava pelas redondezas da Rua Principal e acabou por se mudar no ano passado para a Praia do Preá, como indico mais abaixo. Hoje, na vila, um outro conceito da casa está em operação, o Na Casa Dela do Beco, que fica no Beco do Forró.

Diferente da unidade do Preá, o cardápio da casa na vila preconiza receitas de influência mediterrânea, com uso do forno a lenha e, claro, opções também com peixes. O jantar a luz de velas é feito em um ambiente super aconchegante, com pegada vintage e ares retrô, mas de alma atual.

Ceviche, polvo, raviólis, inclusive de arraia e costela suína no forno à lenha com gratinado de macaxeira e bacon são alguns dos itens do cardápio.

Na Casa Dela do Beco: Beco do Forró – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Horário de funcionamento: segunda a sábado, a partir das 18h30; fechado aos domingos.

Restaurante Miragem

No centrinho da vila, em frente ao Pimenta Verde, o Miragem é o refinado restaurante pertencente à Villa Oásis, casa disponível para locação para até 12 pessoas que combina exclusividade, elegância e vistas lindas para o entorno com um atendimento personalizado.

O restaurante, situado no jardim pé na areia na frente da casa, nos serve à mesa sabores do Nordeste junto a toques da cozinha francesa – um exemplo do país europeu está logo na entrada, com uma seleção de queijos e acompanhamentos.

Entre as pedidas estão ainda pratos frescos, como ceviche de robalo, sashimi de atum, carpaccio à moda do chef, além de polvo braseado. Para adoçar a boca, uma pina colada de abacaxi com sorvete de coco, licor e hortelã está entre os itens ao lado do tartar de frutas vermelhas com sorvete de queijo.

Restaurante Miragem: Rua São Francisco – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 9650-2735 / Horário de funcionamento: segunda e quarta a domingo, das 18h às 23h; fechado às terças.

Bistrô Caiçara

O chef Apolinário Souza atuou em restaurantes em São Paulo durante boa parte da vida e, após décadas, voltou à sua terra natal para abrir o Bistrô Caiçara, que foca nos sabores locais.

A casa na Rua Principal conta com iluminação de luz baixa e clima intimista, em que carpaccios de salmão e de robalo estão entre os itens de entrada.

Diferentes preparos com camarão e lagosta também estão em grande número e as especialidades são o camarão caiçara, camarão provençal acompanhado de arroz no próprio molho; o polvo selado no alho e azeite e também a paella de frutos do mar.

Bistrô Caiçara: Rua Principal – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (85) 99760-1656 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: segunda a sábado, das 17h às 22h.

Rico Restaurant

Restaurante do hotel Chili Beach, o Rico, de influência mediterrânea / Reprodução/Instagram

À beira das areias da Praia da Malhada fica o Rico, restaurante do The Chili Beach, hotel que recebe no máximo 20 hóspedes e oferece acesso direto a essa praia tranquila. Rodeados por esse cenário, experimentamos à mesa pratos que privilegiam uma fusão da cozinha mediterrânea com a brasileira.

Como manda a região, opções de frutos do mar e peixes estão presentes em maior quantidade, como camarões grelhados, caldeirada, atum selado e peixada cearense, esta com robalo cozido no leite de coco, tomate, pimentões, cenoura, batatas, ovo cozido e toque de coentro.

Carnes, como picanha e filé mignon, massas, de spaghetti a pappardelle, e risotos completam o cardápio. O bar, também com vista para a praia, tem drinques autorais e clássicos.

Rico Restaurante: Rua da Matriz, 250, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99793-0032 (WhatsApp) / Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h à 0h / Apenas mediante reserva pelo WhatsApp.

Restaurante Tamarindo

Restaurante Tamarindo é rodeado de árvores em ambiente externo de luz baixa / Reprodução/Instagram

Em uma travessa bem próxima da Praia Principal de Jeri, o Tamarindo serve pratos de frutos do mar e peixes em um ambiente com espaço externo em meio a árvores e iluminação de luzinhas suspensas.

O clima agradável é propício para jantares sem pressa com opções que são marca registrada de Jeri (polvo, camarões, peixes locais, etc), e o cardápio também faz uso do tamarindo, fruto usado aqui em drinques e em pratos.

Pedidas com camarão, como o “aguardente”, que leva camarão flambado na cachaça com manga e risoto de limão, fazem sucesso.

Restaurante Tamarindo: Travessa Ismael, s/n – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 22h.

Pescador Jeri

Pescador Jeri, no coração da Vila / Reprodução/Instagram

A poucos passos do Pimenta Verde fica o Pescador Jeri, um dos mais elogiados restaurantes da vila. A especialidade da casa são os frutos do mar, em que podemos apreciá-los no almoço ou no jantar. Polvo, robalo, camarões e peixe inteiro assado na brasa são pedidas presentes no cardápio.

Certas noites são embaladas também por música ao vivo. O ambiente rústico é aconchegante, com uma casa no estilo de teto revestidos de palha. Vale destacar que funciona aqui também uma pousada.

Pescador Jeri: Esquina da Rua São Francisco com Beco do Pescador – Vila de Jericoacoara, Jijoca de Jericoacoara – CE / Tel.: (88) 99812-0043 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 18h às 23h30. 

Restaurantes fora da vila

Na Casa Dela (Praia do Preá, Cruz)

Antes estabelecido nas redondezas da Rua Principal da Vila de Jeri, o Na Casa Dela mudou sua matriz no ano passado para a Praia do Preá, a cerca de 12 km do vilarejo. Em Jericoacoara ficou a nova aposta da marca, o Na Casa Dela Beco, no Beco do Forró, de proposta diferente.

No Preá, o Na Casa Dela já é um ponto gastronômico que deve estar no roteiro por ser muito charmoso e acolhedor. A casa tem diferentes ambientes, todos preenchidos com móveis garimpados. A parte externa segue a tradição local em que andamos com os pés na areia. É um lugar com alma.

À mesa, mais surpresas: o cardápio é baseado em receitas regionais, com direito também a churrasco e criações ao forno. Minha dica é se deliciar com a carne seca puxada na manteiga com cebola, a estrela da casa, que ainda ganha uma bananinha por cima. A refeição acompanha também um arroz de leite delicioso, como se fosse um risotinho afogado no leite.

Opções ainda com peixes locais também se fazem presentes no cardápio. É um local que nos reserva música boa, onde devemos nos sentar sem pressa, tomar um drinque e aproveitar o jantar de frente para o mar.

Na Casa Dela Preá: Avenida Beira Mar, s/n – Caiçara, Cruz – CE / Tel.: (88) 99968-4094 / Horário de funcionamento: domingo à sexta-feira, das 18h às 23h; fechado aos sábados.

Casa B&B (Lagoa do Paraíso, Cruz)

Uma das mais lindas lagoas da região, a Lagoa do Paraíso, também chamada de Lagoa de Jijoca, faz jus ao nome ao nos apresentar sombra e água fresca de cores lindas. E é em uma das beiradas da lagoa, em um local mais tranquilo, que funciona o Casa B&B, com estrutura de restaurante e pousada.

É um bom lugar para emendarmos o almoço após ficarmos “de boa na lagoa”. O salão é simples e arejado, rodeado pelo verde. A dica é começar com uma Jeribeer, cerveja local, e partir para os pratos.

Da casa experimentei vieira com manga servida na concha e, como principal, uma cataplana, prato de origem portuguesa, com frutos do mar puxados no vinho branco e azeite, melhor complementado com um caldinho servido à parte. A casa também serve menu-degustação de cinco ou oito pratos.

Restaurante Casa B&B: Estrada Lagoa do Paraíso, Cruz – CE / Tel.: (88) 98108-5360 / Horário de funcionamento: almoço todos os dias até às 16h; jantar das 18h às 22h / Acesso mediante reserva prévia e escolha dos pratos a partir de 2h de antecedência.

Komakí Restaurante (Barrinha de Baixo, Acaraú)

A 20 km da Vila de Jericoacoara, a tranquila Praia de Barrinha de Baixo abriga o Komakí, restaurante de pegada bem praiana à beira da areia, de pegada rústica com uso de madeira e palha.

Acomodado na calma região desde 2015, serve frutos do mar, em que as pedidas mais famosas são o polvo grelhado e a lagosta, que chegam à mesa com acompanhamentos diversos. Entre as sobremesas, consta o doce de caju caseiro servido com sorvete.

Komakí Restaurante: Barrinha, s/n – Barrinha de Baixo, Acaraú – CE / Tel.: (88) 98142-1999 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 18h. 

Barraca do Belo (Barrinha de Baixo, Acaraú)

Próximo do Komakí, também na Praia de Barrinha de Baixo, que pertence ao município de Acaraú, a Barraca do Belo é paradinha para uma comida saborosa em um local muito simples.

É uma barraca familiar na areia que chama a atenção pelo peixe na brasa e pela lagosta (vendida a cerca de R$ 30 a unidade). Os pratos têm preço justo e sabores elogiados.

Barraca do Belo: Barrinha, s/n – Barrinha de Baixo, Acaraú – CE / Tel.: (88) 98214-3573 / Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 16h.