Como será o Sofitel Ipanema, que deve reabrir no fim de 2026
Repaginado, hotel apostará na gastronomia como diferencial e terá rooftop com piscina e vistas privilegiadas do Rio de Janeiro

Fechado desde 2019, o Sofitel Rio de Janeiro Ipanema tem previsão de reabrir no fim de 2026 após uma ampla renovação. O hotel ocupa um edifício de 25 andares entre os postos 9 e 10 de Ipanema, uma das praias mais cobiçadas do país.
Com projeto assinado pela arquiteta Patricia Anastassiadis, o hotel deverá ser um dos mais altos da área, oferecendo uma visão de 360 graus da Praia de Ipanema, do Cristo Redentor e até do Morro Dois Irmãos.
A ideia da reabertura é apresentar um luxo discreto, sem ostentação. "O projeto incorpora luminosidade e aconchego, criando um ponto de encontro entre o estilo de vida brasileiro e a elegância francesa", diz Anastassiadis.
Interior do hotel
Com 172 quartos e suítes, o interior do hotel dará destaque à cultura e ao artesanato brasileiros. O mobiliário terá peças assinadas por Oscar Niemeyer, Sergio Rodrigues e Zanini de Zanine. O acervo será complementado por esculturas de Hugo França e Artur Lescher, painéis de Heloisa Crocco, pinturas de Teodoro Dias e uma seleção de fotografias.
Os ambientes terão texturas naturais inspiradas na areia, no mar e no céu, além de tons quentes do pôr do sol, tudo complementado por cerâmicas brasileiras. Os primeiros três andares terão fachada de vidro.
O edifício terá duas entradas, uma na Avenida Vieira Souto e outra na Rua Maria Quitéria. No térreo, um bar e café com varanda recepcionarão os visitantes.

Comodidades
Entre as comodidades, o hotel terá um spa, uma academia e uma piscina com borda infinita na cobertura, com solário e bar.
Outra proposta é o Club Millésime, lounge executivo da marca Sofitel, de acesso exclusivo para hóspedes dos quartos Club e para associados dos níveis mais altos de fidelização da Accor. A experiência incluirá serviço de mordomo dedicado, além de serviços personalizados.
O terceiro andar do hotel será projetado sob o conceito Meeting Residence, uma abordagem de cunho residencial para encontros corporativos.

Gastronomia
Um dos principais destaques da reabertura será a gastronomia. Segundo informações do Sofitel Rio de Janeiro Ipanema, o local abrigará um restaurante comandado por um chef à frente de um endereço presente no Guia Michelin. O nome do profissional ainda não foi revelado. Situado a partir do 22º andar, o restaurante terá vistas panorâmicas.
Outros três espaços completarão a oferta gastronômica do inédito hotel: um bar na cobertura, um restaurante aberto o dia inteiro e um restaurante no térreo de frente para o mar. O hotel também será equipado com um clube de praia.

O edifício foi inaugurado em 1978 como Caesar Park, o primeiro hotel cinco estrelas da praia de Ipanema. Em 2012, passou a integrar o portfólio da Accor e foi transformado no Sofitel Ipanema em 2013.
Hoje, é propriedade da AccorInvest, investidora e operadora do setor hoteleiro. As operações foram paralisadas em 2019 e as reformas só foram retomadas em julho de 2023. Com a reabertura, o hotel será trabalhado como a vitrine da bandeira Sofitel no Brasil.
Hotéis que devem inaugurar no Brasil em 2026
O Sofitel Rio de Janeiro Ipanema é apenas um dos hotéis que devem abrir no Brasil ao longo de 2026. De Norte a Sul, são esperadas apostas inéditas e novidades de marcas já consolidadas no cenário nacional.
No Nordeste, uma nova unidade do Nannai e o hotel boutique Marghot Hotel Spa estão previstos para abrir na Rota Ecológica dos Milagres (AL). O primeiro ficará na Praia do Marceneiro e o segundo na Praia de Lages. Já em João Pessoa, o grupo Tauá abrirá em julho o primeiro resort da empresa na região. O ponto escolhido foi o Polo Turístico Cabo Branco, com uma unidade que terá mais de mil quartos e parque aquático indoor.
Outros empreendimentos previstos são o v3rso Nilo Square, em Porto Alegre (RS); o Ohana Beach Park Resort, em Aquiraz (CE); o Tropical Hotel da Amazônia, a Tribute Portfolio Hotel, em Manaus (AM); e o Carmel Icaraizinho, na vila de Icaraí de Amontada (CE).


