Dia do Turista: 10 filmes para apaixonados por viagens

Produções se passam em diversos locais, como Itália, Turquia e França, e retratam vários tipos de turistas

Filme "Aftersun" reflete sobre relação entre pai e filha durante viagem à Turquia
Filme "Aftersun" reflete sobre relação entre pai e filha durante viagem à Turquia Sarah Makharine/Divulgação

Gabriela Pivada CNN

O Dia do Turista ocorre nesta quinta-feira (13) e visa homenagear viajantes do mundo inteiro. Uma das formas de viajar, inclusive, é por meio de filmes que passam por paisagens únicas e contam histórias de aventureiros em várias situações: no romance, na autodescoberta, na família.

Com cenários na Turquia, Itália, Oceano Índico e França, confira abaixo dez longas-metragens baseados em viagens.

“Cartas para Julietta”

Nas ruas da charmosa Verona, na Itália, a história de “Cartas Para Julieta” ganha vida.

Estrelado por Amanda Seyfried (Sophie), a protagonista viaja ao país com seu noivo e descobre um muro com cartas para Julieta, personagem de Shakespeare.

Lá, ela encontra o bilhete de Claire (Vanessa Redgrave), escrito para seu namorado de 1957, e entra em contato com a mulher, que volta à cidade na busca pelo seu antigo amor.

“Na Natureza Selvagem”

Recém-formado nos anos 1990, o jovem Christopher McCandless (Emile Hirsch) viaja sem roteiro definido pelos Estados Unidos. Conhecendo figuras importantes em locais como Dakota do Sul, Arizona e Califórnia, ele decide ir ao Alasca após dois anos de viagem.

“Sob o Sol da Toscana”

Depois de passar por um divórcio dramático, uma amiga da escritora Frances Mayes (Diane Lane) a presenteia com uma viagem à Itália. Lá, ela decide comprar uma casa num vilarejo na Toscana e reconstrói o local do zero.

“Comer, Rezar, Amar”

Decepcionada com os relacionamentos amorosos que já teve, Elizabeth (Julia Roberts) viaja por diferentes lugares do mundo por um ano. Buscando uma boa culinária e amor verdadeiro, ela passa por um processo de autoconhecimento enquanto conhece locais como Índia, Itália e Bali.

“Livre”

Cheryl Strayed (Reese Witherspoon) viaja em uma trilha de mais de mil quilômetros pela costa do Oceano Pacífico após a morte de sua mãe, um divórcio e o uso de drogas. Com isso, o filme narra a história de autoconhecimento da protagonista.

“Diários de Motocicleta”

Estudante de medicina, Che Guevara (Gael García Bernal) viaja pela América do Sul com Alberto Granado (Rodrigo de la Serna) em uma moto que quebra meses depois. O imprevisto, no entanto, não os impede de seguir viagem.

“O Amor Não Tira Férias”

As vidas da britânica Iris (Kate Winslet) e da norte-americana Amanda (Cameron Diaz) se cruzam quando, ambas decepcionadas com o amor, decidem fazer um intercâmbio de casas: a primeira vai aos Estados Unidos; a segunda, para a Inglaterra. Lá, elas entram em uma viagem de autoconhecimento enquanto vivem novos e inesperados romances.

“Encontros e Desencontros”

O astro de cinema Bob Harris (Bill Murray) viaja a Tóquio, no Japão, para gravar um comercial. Lá, ele conhece Charlotte (Scarlett Johansson), que só está na cidade para acompanhar o marido em um trabalho. Como o homem é muito ocupado, a jovem fica sozinha grande parte do tempo. Com isso, ela vê no artista a possibilidade de uma amizade e companhia.

“Meia-noite em Paris”

O escritor Gil Pender (Owen Wilson) viaja à Paris, na França, com sua noiva e sai sozinho para explorar a cidade. No passeio, ele faz novas amizades, mas descobre que aqueles estranhos são, na verdade, grandes nomes da literatura.

“Aftersun”

O filme narra a história de Calum (Paul Mescal) e Sophie (Frankie Corio), pai e filha, em uma viagem para um resort na Turquia. O homem é divorciado da mãe da menina, que, com 11 anos, começa a ver o mundo através dos olhos de uma pré-adolescente. Seu pai é receptivo, se esforça para criar uma conexão com ela, mas acaba descobrindo a falta de conexão consigo mesmo.