Festa da Uva de Jundiaí completa 90 anos e espera 300 mil visitantes

Conhecida como a Terra da Uva, cidade no interior de SP é berço da variedade Niagara Rosada e mantém tradição de celebrá-la desde 1934

Festa da Uva de Jundiaí em 2023; edição reuniu mais de 250 mil pessoas
Festa da Uva de Jundiaí em 2023; edição reuniu mais de 250 mil pessoas Divulgação

Saulo Tafarelodo Viagem & Gastronomia Jundiaí, São Paulo

Berço da uva Niagara Rosada, a cidade de Jundiaí, a 45 minutos de São Paulo, comemora em 2024 os 90 anos de um dos eventos mais tradicionais da região: a Festa da Uva.

O pontapé ocorre no dia 11 de janeiro e segue gratuitamente durante quatro finais de semana até o início de fevereiro com programação que envolve pisa da uva, shows, harmonizações, workshops e comidas típicas.

A primeira edição ocorreu em 1934 e, desde então, a festa atrai milhares de visitantes em torno da tradição do cultivo da Niagara Rosada na cidade. A edição de 2023 recebeu cerca de 250 mil pessoas, as quais eram de 495 cidades de 26 estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal – turistas de 24 países também foram registrados.

A festa de 2024

Números maiores estão no horizonte para a celebração deste ano: são esperados em torno de 300 mil visitantes e injeção de R$ 60 milhões na economia de Jundiaí. Uma área de 15 mil m² vai abrigar 170 expositores, assim como seis galpões com três pavilhões vão dar conta de receber mais de 800 artistas em cinco palcos.

O público ainda pode participar de nove cerimônias da pisa da uva, um dos pontos altos da festa, assim como mais de 30 harmonizações e workshops. São cinco mil lugares na praça de alimentação, que conta com estandes de comidas típicas.

Festa da Uva de Jundiaí em 2023
Cerimônia da pisa da uva na Festa da Uva de Jundiai em 2023 / Divulgação

Além da fruta direto do produtor e em forma de suco e vinho, a uva ainda aparece em várias outras criações para todos os paladares: pão de uva, geleia, bolos, sorvete, brigadeiro, bombom, pão de mel com ganache de vinho, crepe, cerveja e até coxinha de uva estão entre os itens.

Vale dizer que o evento marca ainda a primeira safra da Uva Niagara Rosada Jundiahy após certificação de Indicação Geográfica (IG), na categoria Indicação de Procedência, expedido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). A estimativa da safra para 2024 é de aproximadamente 38 mil toneladas.

A Terra da Uva

Jundiaí faz parte do Circuito das Frutas, polo turístico próximo da capital paulista formado por 10 municípios que se destacam por programas histórico-culturais e pelo turismo rural. A festa, inclusive, movimenta o turismo da região, atrai visitantes das cidades vizinhas e joga luz às outras localidades.

Segundo o órgão de turismo, Jundiaí já registrava a venda de vinho desde 1669, quando ainda era um povoado. A chegada dos imigrantes italianos no final do século 19 deu força à produção, mas foi em 1933 que a cidade se distinguiu: uma mutação genética espontânea em meio à produção de Niagara Branca deu origem à Niagara Rosada.

A nova variedade foi então comemorada em 1934 com a primeira Festa da Uva, que tomou fôlego no centro da cidade até 1953, data da inauguração de um parque especialmente feito para receber as festividades.

Atualmente, cerca de 30% da produção de uva do estado de São Paulo sai de Jundiaí, que soma mais de 500 produtores.

Festa da Uva de Jundiaí
Parque da Uva – Parque Comendador Antônio Carbonari; Avenida Jundiaí – s/n, Jundiaí, São Paulo / Dias 11, 12, 13, 14, 19, 20, 21, 26, 27 e 28 de janeiro e 2, 3 e 4 de fevereiro / Entrada gratuita.