Heathrow elimina limite de 100 ml para líquidos na bagagem de mão

Após atualizações de R$ 7 bilhões, aeroporto do Reino Unido instalou novos scanners em todos os terminais, permitindo o transporte de recipientes de até dois litros

CNN Viagem & Gastronomia, do Viagem & Gastronomia
Aeroporto de Heathrow, em Londres
Aeroporto de Heathrow, em Londres, passa a aceitar frascos de até dois litros nas bagagens de mão  • Tomek Baginski/Unsplash
Compartilhar matéria

O Aeroporto de Heathrow, a oeste de Londres, informou que passageiros de todos os terminais não precisam mais remover líquidos ou eletrônicos de suas bagagens de mão na hora de passar pelo raio-X. Além disso, a regra que limitava líquidos a frascos de até 100 ml foi descartada, permitindo agora o transporte de recipientes de até dois litros.

Porém, garrafas térmicas ou de metal ainda devem passar vazias pelo controle, podendo ser enchidas após a segurança. As novas regras valem apenas para voos com partida de Heathrow. 

O aeroporto, que é um dos mais movimentados do mundo, instalou scanners de segurança de tomografia computadorizada de última geração em todos os quatro terminais. Segundo a administração, Heathrow é o primeiro grande aeroporto do mundo a implementar os aparelhos em todos os terminais.

A tecnologia é capaz de atender milhares de passageiros por hora, permitindo que os viajantes passem pelos pontos de controle de forma mais ágil e aliviando fluxos de alta movimentação em períodos de pico, como férias e datas festivas.

Com a novidade, as autoridades podem obter imagens mais precisas das malas de mão. Dados do aeroporto apontam que pode haver uma economia de cerca de 16 milhões de sacolas plásticas por ano, já que não precisarão mais ser usadas para o controle de líquidos. As informações detalhadas do que é aceito ou não nas bagagens de mão estão disponíveis no site oficial do aeroporto.

Recorde de passageiros

A mudança faz parte de atualizações do Aeroporto de Heathrow avaliadas em £ 1 bilhão (cerca de R$ 7,1 bilhões). O aeroporto fechou o ano de 2025 com uma movimentação de mais de 84 milhões de passageiros.

Em dezembro foram registrados 7,2 milhões de passageiros, um recorde para o mês em todo o histórico do aeroporto. De acordo com a administração, o dia mais movimentado do ano foi 1º de agosto, quando o número de passageiros ultrapassou 270 mil.

Acompanhe Viagens e Turismo nas Redes Sociais