Hotel Jaraguá abre cobertura e revisita obras de arte em tour guiado
Com 70 anos, edifício no centro de São Paulo oferece visitas diárias com apreciação dos murais do térreo e vistas panorâmicas da capital paulista no último andar
Recentemente adquirido pela rede Nacional Inn, o Hotel Jaraguá, no centro de São Paulo, oferece tours diários com foco nas obras e na arquitetura do emblemático edifício, aberto em 1954.
Um mural de Di Cavalcanti no térreo e um painel do artista Clóvis Graciano no lobby estão entre as obras que podem ser apreciadas durante a visita guiada, que ainda destaca o projeto arquitetônico da construção.
O passeio termina com um espumante no 26º andar, debaixo do icônico relógio do prédio, na cobertura, que oferece uma visão em 360º da capital paulista e tem o Mirante do Vale, as antenas da Avenida Paulista, o MASP e a Catedral da Sé entre os marcos da paisagem urbana.
Situado logo em frente da confluência da Avenida São Luiz com a Consolação, não muito longe do Copan, o prédio foi concebido pelo francês Jacques Pilon — o mesmo por trás da Biblioteca Mário de Andrade –, mas teve o projeto refeito pelo alemão Franz Heep.
As visitas ocorrem diariamente, incluindo fins de semana, das 17h às 18h, por um valor de R$ 50, e precisam ser agendadas antecipadamente pelo telefone (11) 2199-0608. São aceitos grupos de, no máximo, cinco pessoas e os tours podem ser cancelados por conta de mau tempo ou chuva.
Marco do centro de São Paulo
-
1 de 3
Mural de Di Cavalcanti fica no térreo do hotel • Divulgação
-
2 de 3
Painel do artista brasileiro Clóvis Graciano no lobby do Hotel Jaraguá • Divulgação
-
3 de 3
Lobby ainda possui fotos e retratos de celebridades do passado que estiveram no endereço • Divulgação
-
O hotel, que completa 70 anos em 2024, passou por várias bandeiras ao longo das décadas e chegou a abrigar as redações do Diário Popular e do Estado de São Paulo, bem como a Rádio Eldorado.
Inaugurado em razão dos 400 anos da cidade de São Paulo, o hotel logo se destacou pelos móveis e arquitetura modernistas. Hospedou várias personalidades das telonas em decorrência do Festival Internacional de Cinema do Brasil, ocorrido em 1954, incluindo astros da era de ouro do cinema americano, como Jane Powell e Edward G. Robinson.
Ao longo do tempo, outros nomes mundiais passaram por suas portas, como Louis Armstrong, Yuri Gagarin, Alain Delon, Robert Kennedy, Fidel Castro, Ella Fitzgerald, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Sophia Loren, Mick Jagger, Raul Seixas e Brigitte Bardot. Retratos de várias personalidades estão penduradas no lobby.
A bandeira Novotel, da Accor, ficou à frente do hotel por cerca de 20 anos antes da compra pela rede brasileira Nacional Inn, que passou a operá-lo no último mês de julho. São 415 quartos, 28 pavimentos, dois restaurantes, 25 espaços para eventos e mais de 27.000 m² de área.
Com a nova operação, a promessa é que o hotel passe por uma revitalização.
O edifício já é parcialmente tombado pelo Departamento do Patrimônio Histórico (DPH) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico do estado de São Paulo (Condephaat).
Hotel Nacional Inn Jaraguá
Rua Martins Fontes, 71 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP / Informações pelas redes sociais e site.