Mendoza: hotéis cheios de charme na região do Vale do Uco

Se hospedar no Vale do Uco, a 1h30 de Mendoza, é unir luxo e enoturismo em um só lugar; de hotéis boutique a casas de hóspedes, confira os melhores hotéis da região

Varanda do The Vines Resort & Spa, Vale do Uco
Varanda do The Vines Resort & Spa, Vale do Uco Divulgação

CNN Viagem & Gastronomiado Viagem & Gastronomia Mendoza, Argentina

Mendoza, na Argentina, é reduto de rótulos renomados e está entre os lugares mais apreciados do mundo para quem é fã de enoturismo.

Mas o destino vai além das boas taças de vinho: na região do Vale do Uco, a 1h30 da cidade de Mendoza, é possível desfrutar de hospedagens que oferecem luxo, requinte e conforto – tudo isso junto de experiências voltadas ao vinho e, de quebra, paisagens estonteantes.

Confira a seguir uma seleção com os melhores hotéis da região do Vale do Uco:

The Vines Resort & Spa

Vista para os Andes e os vinhedos do The Vines Resort & Spa, em Vale do Uco, Mendoza
Vista para os Andes e os vinhedos do The Vines Resort & Spa / Divulgação

Em uma propriedade com 600 hectares de vinhedos privados está o The Vines Resort & Spa, considerado um dos melhores resorts da América do Sul. O hotel tem 21 vilas integradas com a natureza, em que deques oferecem vistas panorâmicas para os Andes e os vinhedos com direito a lareiras ao ar livre, banheiras, jacuzzis e terraços intimistas.

As acomodações são verdadeiros convites ao vinho e ao descanso. Entre as atividades estão cavalgadas pelo vale, passeios de bicicleta, pesca e degustações.

Ainda é possível participar de qualquer parte do processo de vinificação, do plantio ao engarrafamento, curtir o spa, ter aulas de ioga ou simplesmente relaxar na piscina de borda infinita.

O empreendimento também é o paraíso para amantes de boa gastronomia: aqui fica o restaurante Siete Fuegos, do chef Francis Mallmann, maior autoridade quando o assunto é brasa. Os pratos regionais com sabores rústicos e ardentes mostram a ousadia do chef, que convida a todos para seu show tanto na cozinha interna quanto na parte externa onde ficam as grelhas.

The Vines Resort & Spa: Ruta Provincial 94, km 11, Tunuyán, Vale do Uco, Mendoza / Tel.: +54 261 4613900 / Reservas via site

Alpasión Lodge

A Alpasión oferece hospedagens no estilo lodge e glamping para seus hóspedes. São 13 acomodações no total: sete quartos na casa principal, que era a antiga casa da família dona da vinícola, e outros seis domos de luxo equipados com banheiro privativo, cama king size, cofre, frigobar e cafeteira Nespresso, deck privativo com pequena banheira de hidromassagem de madeira proveniente de florestas de 30 anos (sustentáveis).

Alpasión Lodge oferece quartos na casa principal e Glamping com 6 tendas de luxo
Alpasión Lodge oferece quartos na casa principal e Glamping com 6 tendas de luxo / Divulgação

Os tons terrosos da casa principal faz com que a construção quase que se camufle em meio à natureza, em que os hóspedes se sentem verdadeiramente em uma casa de família, com direito a fotos dos familiares nas prateleiras e paredes e aconchegante biblioteca. A cozinha segue o mesmo padrão e fica aberta para que os hóspedes se sintam à vontade.

Vários são os cantinhos que emolduram os Andes e um terraço em cima da casa principal tem vistas lindas para o entorno. Em tempos de calor, a piscina é ideal para ser curtida com uma taça de vinho em mãos – vale dizer que o hotel também possui restaurante e aos domingos é feito um típico asado argentino.

Alpasión Lodge: Ruta Provincial n° 94, Los Chacayes, Tunuyan, Vale do Uco, Mendoza / Tel.:+ 54 2 261 2380888 e + 54 9 261 3202999 / Reservas via site.

Casa de Uco Vineyards & Wine Resort

Quarto da Casa de Uco, hotel em Vale de Uco, em Mendoza
Quarto Cordon del Plata emoldura os vinhedos da Casa de Uco / Reprodução/Site

Em uma área a 1.300 metros acima do nível do mar, o Casa de Uco é marcado por instalações de alto-padrão integradas à natureza, já que empreendimento está cercado por 320 hectares de vinhedos, de onde saem os vinhos de marca própria.

Com apenas 16 acomodações e duas villas, a decoração combina toques de madeira com concreto — dos janelões dos quartos há uma vista privilegiada e privativa para o deserto.

Na gastronomia, um restaurante de menu sazonal serve receitas com ingredientes colhidos na horta orgânica. Já o spa oferece tratamentos baseados no vinho e na hidroterapia. Dentre as atividades, os hóspedes podem escolher ainda piqueniques, aulas de culinária, asados nos vinhedos e, claro, degustações.

Casa de Uco Vineyards & Wine Resort: Ruta 94, km 14.5, Camino al Manzano Histórico, Tunuyán, Vale de Uco, Mendoza, Argentina / Tel.: +54 11 5258 8485 (WhatsAppp) / Reservas via WhatsApp e site

Casa Petrini

Acomodação da Casa Petrini, no Vale do Uco, com espreguiçadeiras à beira do lago
Uma das acomodações da Casa Petrini com espreguiçadeiras à beira do lago / Reprodução/Site

A Casa Petrini é um projeto enoturístico que engloba vinícola, hotel, restaurante e spa em pleno Vale do Uco. Oferece nove acomodações, incluindo três cabanas.

O local dispõe de piscina exterior, espaços para a prática de meditação espalhados pela natureza e spa com zonas de sauna seca, banho turco e duches escoceses.

Virado para as Cordilheiras dos Andes, o Restaurante Enrico oferece uma cozinha nativa e mediterrânea – o nome é uma homenagem a Don Enrico Petrini, que saiu da Itália e desembarcou na Argentina em 1919. Tudo harmonizado com os vinhos da casa.

Casa Petrini: Ruta 89, Km 11, M5561 Villa Tupungato, Mendoza, Argentina / Tel: +54 261 4769014 e +54 9 2622 301880 (WhatsApp) / Reservas via WhatsApp

Auberge Du Vin, a Tribute Portfolio Hotel

Áreas externas do Auberge du Vin no pôr do sol
Áreas externas do Auberge du Vin no pôr do sol / Reprodução/Site

Pertencente ao grupo Marriott, o Auberge Du Vin é rodeado por vinhas e fica dentro de um clube de campo. Aos pés da Cordilheira dos Andes, com lindas vistas, possui 29 quartos equipados com lareira e todos com varanda, piscina externa, academia e serviço de spa.

Auberge Du Vin, a Tribute Portfolio Hotel: La Costa s/n, Vale de Uco, Tupungato, Mendoza, Argentina / Reservas via site

Estancia Mendoza Wine Hotel

Exterior do Estancia Mendoza Wine Hotel
Exterior do Estancia Mendoza Wine Hotel / Reprodução site

Em meio a 100 hectares de vinhas, o Estancia Mendoza Wine Lodge traz ambiente e hospedagem familiar. As acomodações confortáveis possuem janelas que dão para os vinhedos, em que é possível avistar o plantio que será engarrafado.

Nas áreas comuns é possível descansar na piscina ou aproveitar para ler alguns dos títulos disponíveis na biblioteca.

Estancia Mendoza Wine Hotel: Barandica s/n Vista Flores, Vale de Uco, Tunuyán, Mendoza, Argentina / Tel.: +54 9 261 3391440 (WhatsApp) / Reservas via site

Casa de Huéspedes Finca La Azul

Quartos individuais da Finca La Azul em meio aos vinhedos
Quartos individuais da Finca La Azul em meio aos vinhedos / Reprodução/Site

Além de produção de vinhos, a Finca La Azul recebe hóspedes em uma construção toda feita de pedra e areia de fazenda própria, assim como possui lodges individuais a poucos metros dos vinhedos.

Todos os quartos têm vista para a protagonista da região, a Cordilheira dos Andes, e os lodges possuem varandas privativas e janelas solares. O local ainda possui um restaurante e carrega todo o charme do entorno.

Casa de Huéspedes Finca La Azul: Ruta 89 s/n, Tupungato, Mendoza, Argentina / Tel.: +54 9 261 5883379 e +54 9 261 5332884 / Reservas via site